(UPF) Na figura a seguir, está representado, num referencial xy um triângulo AOB.
Sabe-se que:
1. a semirreta AO é a bissetriz do 2º quadrante;
2. a semirreta 0B é a bissetriz do 1º quadrante;
3. a ordenada do ponto B excede em 3 unidades a ordenada do ponto
4. a área do triângulo AOB é igual a
As coordenadas dos pontos A e B são:
Questões relacionadas
- Biologia | 9.4 Fisiologia Vegetal
Indignada, uma consumidora voltou ao supermercado para devolver uma penca de bananas, pois elas estavam todas soltando do cacho. O gerente do supermercado perguntou à cliente se ela havia deixado as bananas no saco fechado por muito tempo. Dessa forma, ele quis demonstrar que o acondicionamento prolongado do alimento havia estimulado a produção de
- História - Fundamental | 03. Escola
Você fez a maquete e a planta baixa de sua escola. Agora, observe a planta baixa da escola de Clara.
A escola de Clara tem
- Matemática - Fundamental | 07. Grandezas e Medidas
Márcia quer mandar para sua tia um cartão de aniversário com o formato de um quadrado cujos lados medem 32,9 centímetros. Precisando comprar um envelope para enviá-lo pelo correio, ela foi informada de que há quatro tamanhos de envelopes quadrados disponíveis cujos lados medem:
Tamanho 1 → 0,300 m
Tamanho 2 → 0,320 m
Tamanho 3 → 0,350 m
Tamanho 4 → 0,400 m
Entre as opções disponíveis, aquela que tem a menor medida e pode acomodar o cartão é a de tamanho:
- História | 6.10 Revolução Russa
(VUNESP) Os operários das fábricas e das usinas, assim como as tropas rebeldes, devem escolher sem demora seus representantes ao governo revolucionário provisório, que deve ser constituído sob a guarda do povo revolucionário amotinado e do exército.
(Manifesto de 27 de fevereiro de 1917, In: FERRO, Marc. A Revolução Russa de 1917, 1974.
O manifesto, lançado em meio às tensões de 1917 na Rússia, revela a posição dos:
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.08 Reportagem
POR QUE MENINOS USAM ROUPA AZUL E MENINAS, ROSA?
CLARICE REICHSTUL
COLUNISTA DA FOLHA
Até o século 19, as roupas infantis geralmente eram brancas, afinal poderiam ser usadas por todos os filhos da família e resistiam a diversas lavagens. E as roupas eram poucas e caras. Mesmo o corte costumava ser unissex, meninos e meninas de até quatro anos usavam vestidos, cabelos compridos e sapatos do estilo boneca.
Nos Estados Unidos, era costume a associação de rosa para meninos e azul para meninas. Dizia-se que a cor rosa era mais forte e a azul, delicada. Por volta da 2ª Guerra Mundial, a moda de usar as cores para marcar diferença entre meninos e meninas pegou e, curiosamente, se inverteu. O interessante é que adotamos um costume dos norte-americanos que nos custa mais caro. Afinal, se em uma família o primeiro filho é menino, compra-se enxoval azul, e, se nasce uma menina depois, lá se vão os pais gastar com enxoval rosa.
Depois dos quatro anos, a criança começa a escolher a roupa. Mas é justo nesse primeiro período da infância que se estabelece essa separação que levamos para o resto da vida, com os carimbos rosa-menina e azul-menino. Nos anos 1960 e 1970, houve uma rebelião contra essa divisão e passou a valer uma moda infantil unissex, roupas que serviam para meninos e meninas. Mas, em meados da década de 1980, o jogo mudou de novo.
Acho que podemos nos inspirar na revolução dos anos 1960 e 1970 e exigir mais roupas unissex, de criança mesmo, coloridas, mas sem essa preocupação tão grande com o que é de menino e o que é de menina, não? Roupa boa de brincar, correr, pular. Menos regras desnecessárias nas nossas vidas, por favor! Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/folhinha/1094761-por-que-meninos-usam-roupa-azul-e-meninas-rosa.shtml. Acesso em: 28 maio 2012.
a) Como a autora da reportagem acha que deveriam ser as roupas das crianças?
b) Você concorda com ela? Explique seu ponto de vista.