(UPF) Na figura a seguir, está representado, num referencial xy um triângulo AOB.
Sabe-se que:
1. a semirreta AO é a bissetriz do 2º quadrante;
2. a semirreta 0B é a bissetriz do 1º quadrante;
3. a ordenada do ponto B excede em 3 unidades a ordenada do ponto
4. a área do triângulo AOB é igual a
As coordenadas dos pontos A e B são:
Questões relacionadas
- Biologia | 11.1 Sistema Digestório
(UNIT) Mais de 7 milhões de pessoas morrem, anualmente, em decorrência do câncer, doença responsável por mais de 12% de todas as causas de óbito no mundo. Como a esperança de vida no planeta Terra tem melhorado gradativamente, a incidência dessa doença estimada, em 2002, em 11 milhões de casos novos, alcançará mais de 15 milhões em 2020. O câncer do estômago (gástrico) é o segundo que mais mata no Brasil e ocupa o sexto lugar em número de casos novos de câncer no país. Esse tumor geralmente aparece a partir dos 30 anos de idade, sendo mais comum após os 50 anos.
A partir dessa informação, analise as afirmativas e marque V para as verdadeiras e F, para as falsas.
( ) Acredita-se que principalmente os fatores raciais e genéticos estão relacionados com o desenvolvimento dessa doença.
( ) O câncer gástrico apresenta baixa taxa de mortalidade pelo fato de seus sintomas serem superestimados pelos pacientes no início da doença.
( ) O hábito de fumar, dieta rica em sal e o consumo de água contaminada por uma bactéria conhecida como Helicobacter Pylori são considerados fatores desencadeadores da doença.
A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é a:
- Biologia | 12.4 Relações Ecológicas
Na natureza as relações entre os seres vivos são fundamentais na luta pela sobrevivência e mesmo para o equilíbrio de ecossistemas. As relações podem ser classificadas em quatro grupos (I, II, III e IV) de acordo com o esquema abaixo.
São possíveis relações ecológicas dos tipos I, II, III e IV, respectivamente, EXCETO:
- Matemática
(ENEM 2009 SIMULADO) A evolução da luz: as lâmpadas LED já substituem com grandes vantagens a velha invenção de Thomas Edison.
A tecnologia do LED é bem diferente das lâmpadas incandescentes e das fluorescentes. A lâmpada LED é fabricada com material semicondutor semelhante ao usado nos chips de computador. Quando percorrido por uma corrente elétrica, ele emite luz. O resultado é uma peça muito menor, que consome menos energia e tem uma durabilidade maior. Enquanto uma lâmpada comum tem vida útil de 1.000 horas e uma fluorescente de 10.000 horas, a LED rende entre 20.000 e 100.000 horas de uso ininterrupto.
Há um problema, contudo: a lâmpada LED ainda custa mais caro, apesar de seu preço cair pela metade a cada dois anos. Essa tecnologia não está se tornando apenas mais barata. Está também mais eficiente, iluminando mais com a mesma quantidade de energia.
Uma lâmpada incandescente converte em luz apenas 5% da energia elétrica que consome. As lâmpadas LED convertem até 40%. Essa diminuição no desperdício de energia traz benefícios evidentes ao meio ambiente.
A evolução da luz. Veja, 19 dez. 2007. Disponível em: http://veja.abril.com.br/191207/p_118.shtml Acesso em: 18 out. 2008.
Considerando que a lâmpada LED rende 100 mil horas, a escala de tempo que melhor reflete a duração dessa lâmpada é o:
- Biologia | 13.9 Linkage
(FGV) As figuras ilustram o processo de crossing-over, que ocorre na prófase I da meiose. O aumento da variabilidade genética, gerada por esse processo, ocorre em função da permuta de
- Química | 1.5 Funções Inorgânicas
(UERN) O hidróxido de cálcio, Ca(OH)2, cal hidratada, é um sólido branco pouco solúvel em água, utilizado na construção civil na preparação de argamassa, na pintura de paredes, caiação e no tratamento de esgotos. Levando-se em consideração essas informações sobre a utilização do hidróxido de cálcio, é correto afirmar: