(UFRGS) Considere os gráficos das funções f e g definidas por f(x) = x2 + x – 2 e g(x) = 6 – x, e g(x) = 6 - x, representadas no mesmo sistema de coordenadas cartesianas, e os pontos A e B, interseção dos gráficos das funções f e g como na figura abaixo.
A distância entre os pontos A e B é:
Questões relacionadas
- Química | 2.5 Oxirredução
(UERN)
MnO2(s) + C2O42 –(aq) + H+(aq) → Mn2+(aq) + CO2(g) + H2O(l)
O teor de óxido de manganês IV de uma amostra de pirolusita, um minério de manganês, pode ser determinado por meio de um processo no qual esse óxido reage com ácido oxálico, H2C2O4, em meio ácido, de acordo com a reação química representada pela equação química não-balanceada.
A partir dessas informações e após o balanceamento dessa equação química com os menores coeficientes estequiométricos inteiros, pode-se afirmar:
- Língua Portuguesa
Os gráficos expõem dados estatísticos por meio de linguagem verbal e não verbal. No texto, o uso desse recurso
- Matemática | 1.06 Razão, Proporção e Regra de Três
Uma pessoa, durante sua vida, cometeu crimes, sendo, por consequência, condenada a 10 anos de cadeia. Ainda no tribunal, o juiz, interessado na recuperação dessa pessoa, lhe informou acerca da possibilidade que tinha em reduzir sua pena, caso se dispusesse a trabalhar na marcenaria da penitenciária. Informou-a que a cada 3 dias de trabalho, 1 dia seria "perdoado" em sua pena. Imaginando não haver outras formas de progressão de pena, e considerando que a pessoa trabalhe todos os dias da semana, quanto tempo ela deverá permanecer presa?
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
1. Primeiro passo
1.1. Professor, antes de realizar as atividades propostas, releia a história "A Galinha Ruiva" para os alunos.
1.2. Agora, solicite aos alunos que encontrem no caça-palavras quatro palavras que fazem parte da vida de uma pessoa que seja um empreendedor ético.
P
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D
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B
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A
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T
E
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U
A
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D
F
G
U
I
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T
R
V
Z
X
V
B
1.3. Professor, solicite aos alunos que completem as frases com as palavras encontradas no caça-palavras.
A Galinha Ruiva fez um ______________________________ quando encontrou a espiga de milho.
A Galinha Ruiva teve uma atitude ______________________________ quando pediu ajuda para seus amigos.
A Galinha Ruiva, mesmo com muito trabalho e sozinha, foi ______________________________ e com muita _________________________ para conseguir o que queria.
2. Segundo passo
2.1. Professor, converse com os alunos sobre o plano da Galinha Ruiva quando encontrou uma espiga: fazer um bolo.
2.2. Peça aos alunos que escrevam quais são seus planos pessoais para o ano que se inicia e o que farão para que eles se tornem realidade. Solicite aos alunos que os coloque na primeira página da agenda.
Planos pessoais
O que farei para torná-los realidade
3. Terceiro passo
3.1. Professor, peça aos alunos que marquem, no quadro, as palavras que caracterizam seu jeito de ser.
tenho força de vontade
Sei conversar
Respeito as pessoas
Brigo com meus colegas
Tenho atitude positiva
Tenho foco no que faço
Tenho iniciativa
Sou ética (o)
3.2. Professor, pergunte aos alunos: esse seu jeito de ser o torna diferente dos seus colegas? Por quê?
- Matemática | 01. Matemática Básica
(ENEM 2018 1ª APLICAÇÃO) A inclinação de uma rampa é calculada da seguinte maneira: para cada metro medido na horizontal, mede-se X centímetros na vertical. Diz-se, nesse caso, que a rampa tem inclinação de X%, como no exemplo da figura:
A figura apresenta um projeto de uma rampa de acesso a uma garagem residencial cuja base, situada 2 metros abaixo do nível da rua, tem 8 metros de comprimento.
Depois de projetada a rampa, o responsável pela obra foi informado de que as normas técnicas do município onde ela está localizada exigem que a inclinação máxima de uma rampa de acesso a uma garagem residencial seja de 20%.Se a rampa projetada tiver inclinação superior a 20%, o nível da garagem deverá ser alterado para diminuir o percentual de inclinação, mantendo o comprimento da base da rampa. Para atender às normas técnicas do município, o nível da garagem deverá ser: