(UFRGS) Considere os gráficos das funções f e g definidas por f(x) = x2 + x – 2 e g(x) = 6 – x, e g(x) = 6 - x, representadas no mesmo sistema de coordenadas cartesianas, e os pontos A e B, interseção dos gráficos das funções f e g como na figura abaixo.
A distância entre os pontos A e B é:
Questões relacionadas
- Física | A. Escalar
(UFRGS) Em grandes aeroportos e shoppings, existem esteiras móveis horizontais para facilitar o deslocamento de pessoas. Considere uma esteira com 48m de comprimento e velocidade de 1,0m/s
Uma pessoa ingressa na esteira e segue caminhando sobre ela com velocidade constante no mesmo sentido de movimento da esteira. A pessoa atinge a outra extremidade 30s após ter ingressado na esteira. Com que velocidade, em m/s a pessoa caminha sobre a esteira?
- Química | 2.3 Termoquímica
Um sistema A transfere, naturalmente, uma determinada quantidade de energia, na forma de calor, para um sistema B, que envolve totalmente A. Assinale a única alternativa correta.
- Língua Portuguesa
Mudança
Na planície avermelhada os juazeiros alargavam duas manchas verdes. Os infelizes tinham caminhado o dia inteiro, estavam cansados e famintos. Ordinariamente andavam pouco, mas como haviam repousado bastante na areia do rio seco, a viagem progredira bem três léguas. Fazia horas que procuravam uma sombra. A folhagem dos juazeiros apareceu longe, através dos galhos pelados da catinga rala.
Arrastaram-se para lá, devagar, sinhá Vitória com o filho mais novo escanchado no quarto e o baú de folha na cabeça, Fabiano sombrio, cambaio. As manchas dos juazeiros tornaram a aparecer, Fabiano aligeirou o passo, esqueceu a fome, a canseira e os ferimentos. Deixaram a margem do rio, acompanharam a cerca, subiram uma ladeira, chegaram aos juazeiros. Fazia tempo que não viam sombra.
RAMOS, G. Vidas secas. Rio de Janeiro: Record, 2008 (fragmento).
Valendo-se de uma narrativa que mantém o distanciamento na abordagem da realidade social em questão, o texto expõe a condição de extrema carência dos personagens acuados pela miséria.
O recurso utilizado na construção dessa passagem, o qual comprova a postura distanciada do narrador, é a
- Matemática - Fundamental | 07. Ângulos e Retas
Leia o texto e analise as imagens seguir.
Estudos realizados por Leonardo da Vinci, registrados em um código guardado no museu de Madri, pesquisados pelo professor Piccus da Universidade de Massashussets nos EUA, demonstram o surgimento da transmissão por corrente.
Desenho realizado por Leonardo da Vinci
Nos séculos XV e XVI, foram desenvolvidos diversos veículos de duas e quatro rodas, acionados por mecanismo composto de corrente, alavanca e outros dispositivos.
Todavia, a historia da bicicleta tem inicio em 1790, quando o conde Sivrac, da França, idealiza o CELERÍFER, veículo primitivo de duas rodas ligadas por uma ponte de madeira em forma de cavalo e acionado por impulso alternado dos pés sobre o chão.
Fonte do Texto e Imagens: Site: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/bicicleta/historia-da-bicicleta.php Acesso: 12/05/2011
Resolva cada item que se segue.
Imagem de um Celerífer
a) Escreva qual é a posição relativa da “ponte de madeira” (reta) em relação às duas rodas (circunferências), utilizada no Celerífer.
b) Todas as peças de madeira utilizadas no interior das rodas passam por um ponto em comum. Escreva qual é o nome dado a esse ponto.
c) Escreva uma das vantagens dos estudos da transmissão por correntes, realizados por Leonardo da Vinci, no caso específico da bicicleta.
- Biologia | 13.7 Interação Gênica
Na cobra do milharal, os alelos A/a e B/b regulam a coloração da pele. O pigmento preto é determinado pelo alelo dominante A, enquanto o alelo recessivo a não produz esse pigmento. O pigmento laranja é determinado pelo alelo dominante B, enquanto o alelo b não produz esse pigmento. A cobra selvagem produz os pigmentos preto e laranja. Cobras pretas produzem apenas pigmento preto. Cobras laranja produzem apenas pigmento laranja. Existem ainda cobras albinas, que não produzem os dois pigmentos. As figuras apresentam os quatro fenótipos possíveis de coloração da pele.
Assinale a alternativa na qual os genótipos representam, respectivamente, uma cobra selvagem e uma cobra albina.