Um construtor pretende murar um terreno e, para isso, precisa calcular o seu perímetro. O terreno está representado no plano cartesiano, conforme a figura, no qual foi usada a escala 1:500 Use 2,8 como aproximação para
De acordo com essas informações, o perímetro do terreno, em metros, é:
Questões relacionadas
- Biologia | 12.3 Ciclos Biogeoquímicos
O movimento entre as substâncias provenientes do meio abiótico para o mundo vivo e o retorno delas a partir dos seres vivos para o meio ambiente se dá por meio dos ciclos biogeoquímicos. Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) o que se afirma sobre os ciclos biogeoquímicos.
( ) O gás carbônico que passa a circular na atmosfera é retirado do ambiente através processo de fotossíntese realizado exclusivamente pelas plantas.
( ) No ciclo hidrológico, a água circula entre animais da cadeia alimentar, retornando à superfície através de evapotranspiração, respiração, fezes, urina ou decomposição.
( ) A maioria dos seres vivos consegue incorporar e utilizar o nitrogênio na forma de gás presente no ar.
( ) As rochas fosfatadas sofrem erosão e liberam para o solo o fósforo, elemento que será absorvido pelos vegetais, para a produção de ATP e ácidos nucleicos.
A sequência correta, de cima para baixo, é:
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
Texto base: Leia a letra da música a seguir com atenção para responder à questão.
Direito da Criança
Criança tem direito a se alimentar
Criança tem direito a se educar
Saúde é preciso, precisa cuidar
E todas as crianças têm direito a um lar
Criança tem direito pra se respeitar
Não pode no papel esse direito ficar
E o mundo inteiro tem que entender
Que o direito da criança é pra valer
Futuro do mundo
Não pode sofrer nenhum tipo de agressão
Criança amada
Só tem carinho e amor no coração refrão:
Já é a hora de mudar
Com os direitos da criança
Não é pra se brincar MARAVILHA, Mara. Direito da criança. Single.1992.
Enunciado:
Releia outra parte da música:
“[...] Futuro do mundo
Não pode sofrer nenhum tipo de agressão
Criança amada
Só tem carinho e amor no coração [...]”
MARAVILHA, Mara. Direito da criança. Single.1992.
Em 1992, quando a música Direito da Criança foi escrita, havia a preocupação em proteger as crianças de todo tipo de agressão.
Essa preocupação permanece atualmente? Justifique sua resposta.
- Física | 2.6 Hidrostática
(UNIT) Uma esfera se encontra em equilíbrio, mergulhada totalmente e flutuando no interior de duas substâncias imiscíveis, água e mercúrio. Sabendo-se que as massas específicas da água e do mercúrio são, respectivamente, iguais a 1,0 g/cm³ e 13,6 g/cm³, sendo a esfera feita por uma substância de densidade igual a 3,6 g/cm³ e volume imerso na água igual a 10,0 cm³, é correto afirmar que o volume imerso no mercúrio é igual, em cm³, a
- Biologia | 12.8 Impactos Ambientais
A fragmentação dos hábitats é caracterizada pela formação de ilhas da paisagem original, circundadas por áreas transformadas. Esse tipo de interferência no ambiente ameaça a biodiversidade. Imagine que uma população de onças foi isolada em uma mata pequena. Elas se extinguiriam mesmo sem terem sido abatidas. Diversos componentes da ilha de hábitat, como o tamanho, a heterogeneidade, o seu entorno, a sua conectividade e o efeito de borda são determinantes para a persistência ou não das espécies originais.
Uma medida que auxilia na conservação da biodiversidade nas ilhas mencionadas no texto compreende a
- Língua Portuguesa | 1.2 Percepção das Ideias do Texto
As lutas podem ser classificadas de diferentes formas, de acordo com a relação espacial entre os oponentes. As lutas de contato direto são caracterizadas pela manutenção do contato direto entre os adversários, os quais podem procurar empurrar, desequilibrar, projetar ou imobilizar o oponente. Já as lutas que mantêm o adversário a distância são caracterizadas pela manutenção de uma distância segura em relação ao adversário, para não ser atingido pelo oponente, procurando o contato apenas no momento da aplicação de uma técnica (golpe). Secretaria de Estado da Educação. Diretrizes curriculares de educação física para os anos finais do ensino fundamental e para o ensino médio.
Curitiba: SEED, 2008. Adaptado.
Com base na classificação presente no texto, são lutas de contato direto e de luta que mantém o adversário a distância, respectivamente: