(CFTMG) A figura a seguir representa uma cadeira onde o assento é um paralelogramo perpendicular ao encosto.
A partir dos pontos dados, é correto afirmar que os segmentos de retas:
Questões relacionadas
- Geografia | B. Blocos Econômicos
(FUVEST) Observe os gráficos.
Com base nos gráficos e em seus conhecimentos, assinale a alternativa correta.
- História - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Texto base: Leia o texto a seguir para responder a questão: Quando crescer, vou ser... arqueólogo! Quando piratas chegam a uma ilha, pode apostar: tem tesouro por perto. Para encontrar o tradicional baú cheio de moedas de ouro, eles seguem um mapa e, no final da história, ficam ricos. É claro que você não acredita que existam tesouros embaixo da terra, mas... deveria acreditar! Afinal, eles existem. Nem sempre um baú de ouro, mas vestígios da presença de grupos humanos de milhares de anos atrás - como pedaços de cerâmicas, ferramentas e fogueiras - que são preciosas peças do nosso passado. Os caçadores desse tesouro, que também inclui as pinturas e desenhos feitos em rochas, são os arqueólogos. Ao contrário dos piratas, eles não têm um mapa com um X indicando onde estão os objetos deixados pelos povos que desapareceram. Precisam encontrar sozinhos esses tesouros. O problema é que as ferramentas, as cerâmicas e os outros objetos usados por grupos humanos do passado podem estar bem escondidos, porque, com o passar do tempo, eles foram sendo cobertos por terra, areia e outros sedimentos, que acabaram formando camadas espessas. Depois que a região foi analisada, a escavação pode começar. Mas o trabalho do arqueólogo não termina quando ele encontra vestígios humanos pré-históricos - isto é, de períodos anteriores à invenção da escrita. [...] Revista Ciência Hoje das Crianças - nº 112, abril de 2001, ano 14. p. 8-9.
Enunciado:
As etapas do trabalho do arqueólogo que ocorrem após os vestígios pré-históricos serem encontrados estão descritas a seguir de forma embaralhada. Numere as etapas na sequência em que elas acontecem.
1. Os vestígios são transportados para laboratórios e centros de estudo
especializados, a fim de serem analisado.
2. Os vestígios são desenhados ou fotografados exatamente na posição em que foram encontrados no sítio arqueológico.
3. Os vestígios encontrados na pesquisa de campo devem ser removidos do sítio arqueológico com muito cuidado.
4. Os arqueólogos encontram o artefato e procuram saber a relevância deles para a ciência.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta do trabalho desenvolvido pelos arqueólogos depois que encontram os vestígios:
- Literatura | 8. Obras Literárias
Tornando da malograda espera do tigre, alcançou o capanga um casal de velhinhos, que seguiam diante dele o mesmo caminho, e conversavam acerca de seus negócios particulares. Das poucas palavras que apanhara, percebeu Jão Fera que destinavam eles uns cinquenta mil-réis, tudo quanto possuíam, à compra de mantimentos, a fim de fazer um moquirão*, com que pretendiam abrir uma boa roça.
- Mas chegará, homem? perguntou a velha.
- Há de se espichar bem, mulher!
Uma voz os interrompeu:
- Por este preço dou eu conta da roça!
- Ah! É nhô Jão!
Conheciam os velhinhos o capanga, a quem tinham por homem de palavra, e de fazer o que prometia. Aceitaram sem mais hesitação; e foram mostrar o lugar que estava destinado para o roçado.
Acompanhou-os Jão Fera; porém, mal seus olhos descobriram entre os utensílios a enxada, a qual ele esquecera um momento no afã de ganhar a soma precisa, que sem mais deu costas ao par de velhinhos e foi-se deixando-os embasbacados.
José de Alencar, Til.
*moquirão = mutirão (mobilização coletiva para auxílio mútuo, de caráter gratuito).
(FUVEST 2015 1ª FASE) As práticas de Jão Fera que permitem ao narrador classificá-lo como “capanga” assemelham-se, sobretudo, às da personagem citadinado
- Sociologia | 2. Diversidade Cultural e Estratificação Social
Para Gilberto Freire, a família, não o indivíduo, nem tampouco o Estado nem nenhuma companhia de comércio, é, desde o século XVI, o grande fator colonizador no Brasil, a unidade produtiva, o capital que desbrava o solo, instala as fazendas, compra escravos, bois, ferramentas, a força social que se desdobra em política, constituindo-se na aristocracia colonial mais poderosa da América. Sobre ela, o rei de Portugal quase reina sem governar. Os senados de Câmara, expressões desse familismo político, cedo limitam o poder dos reis e mais tarde o próprio imperialismo ou, antes, parasitismo econômico, que procura estender do reino às colônias os seus tentáculos absorventes.
(Gilberto Freire. Casa Grande & Senzala. Rio de Janeiro: José Olympio. 1994, p. 19).
Assinale a afirmativa CORRETA.
- Física
Quando as posições relativas dos corpos mudam, percebe-se que existe movimento. Na Física, para descrever qualquer movimento, precisa-se, em primeiro lugar, estabelecer um referencial. Referencial é um sistema de três eixos ortogonais. Em termos práticos, uma partícula muito distante de qualquer outra partícula ou corpo do Universo é uma partícula livre porque, sobre ela, não atua qualquer força.Analise, então, as afirmativas:
I. Um referencial em que essa partícula está em repouso é um referencial inercial.
II. Qualquer outra partícula do Universo em repouso ou em MRU nesse referencial é uma partícula livre.
III. Qualquer outra partícula do Universo pode estar em repouso ou em MRU nesse referencial, desde que a soma das forças que atuam sobre ela seja zero.
Está(ão) correta(s)