(CFTMG) A figura a seguir representa uma cadeira onde o assento é um paralelogramo perpendicular ao encosto.
A partir dos pontos dados, é correto afirmar que os segmentos de retas:
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa | 1.01 Estrutura do Texto
(ENEM 2010 1ª APLICAÇÃO) A gentileza é algo difícil de ser ensinado e vai muito além da palavra educação. Ela é difícil de ser encontrada, generosas e desprendidas, que se interessam em contribuir para o bem do outro e da sociedade. É uma atitude desobrigada, que se manifesta nas situações cotidianas e das maneiras mais prosaicas.
SIMURRO, S. A. B. Ser gentil é ser saudável. Disponível em: http://www.abqv.org.br. Acesso em: 22 jun. 2006 (adaptado).
No texto, menciona-se que a gentileza extrapola as regras de boa educação. A argumentação construída:
- Química | B. Cálculos Estequiométricos
A tabela seguinte fornece informações sobre a cal hidratada e o carbonato de cálcio.
Composto
Fórmula
Massa molar
(g/mol)
Cor
Comportamento sob
aquecimento a 1.000°C
Cal hidratada
Ca(OH)2
74
branca
produz CaO(s) e H2O(g)
Carbonato de cálcio
CaCO3
100
branca
produz CaO(s) e CO2(g)
Um estudante recebeu uma amostra de 5,0 g de um desses dois compostos para ser aquecida. Após aquecimento prolongado a 1.000°C, ele notou que a massa da amostra sofreu uma redução de 2,2 g em relação à inicial.
São conhecidas as massas molares do hidrogênio (1 g/mol), carbono (12 g/mol) e do cálcio (40 g/mol). A análise das informações permite afirmar que a amostra é constituída de
- Física | 5.5 Ondas Eletromagnéticas
(UEFS) O espectro eletromagnético é o conjunto das frequências conhecidas para as ondas eletromagnéticas e é dividido em regiões com nomes especiais, que são determinados ou pelo modo de produção ou pelo modo de utilização das ondas eletromagnéticas.
Com base nos conhecimentos sobre Radiações Eletromagnéticas, é correto afirmar:
- Matemática
O sistema de inequações abaixo admite k soluções inteiras.
Pode-se afirmar que:
- Química | 2.6 Eletroquímica
TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO:
Grandes recalls de fabricantes de baterias de íons de lítio para notebooks suscitaram questões sobre como essas fontes de energia podem aquecer a ponto de pegar fogo. Igualmente válida é a dúvida sobre por que os acidentes não são mais frequentes: são poucos proporcionalmente às centenas de milhões de baterias vendidas anualmente.
As células eletroquímicas de íons de lítio empregam vários materiais, mas quase todas são recarregáveis, como as usadas em câmeras fotográficas e telefones celulares, que utilizam óxido de lítio-cobalto no cátodo e grafite no ânodo.
Embora essa formulação seja “de certo modo inerentemente insegura”, a fabricação cuidadosa e os dispositivos de segurança embutidos limitaram os acidentes a poucas ocorrências. Mesmo assim, os fabricantes de baterias têm aumentado a capacidade de carga em determinada célula devido à demanda dos fabricantes de eletrônicos por maior durabilidade. Portanto, agora a margem de erros é ainda menor. Aumentando o número de íons na célula, os fabricantes quadruplicaram a capacidade energética desde seu lançamento comercial em 1991.
(FISCHETTI. 2013. p. 10-11).
O cátodo da célula eletroquímica é formado por óxido de lítio e de cobalto, LiCoO2(s), e o ânodo, por grafite, quando a bateria está descarregada. Durante a recarga, a corrente elétrica é invertida, e os íons de lítio são reduzidos no eletrodo do grafite. Na descarga, os íons de lítio, Li+, deixam o grafite, após reação e voltam a formar óxido de lítio e de cobalto.
Com base nas informações do texto, das figuras e considerando-se o funcionamento de célula eletroquímica e a força eletromotriz de célula igual a 3,7V, é correto afirmar: