Considere um triângulo retângulo, cujos ângulos agudos e satisfazem à condição Determine a área desse triângulo, em sabendo que o comprimento da hipotenusa é 5 cm.
Questões relacionadas
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
a) Quais são os dados que a tabela revela sobre a rede ferroviária no Brasil entre cada um dos períodos apresentados?
b) Explique o número de ferrovias construídas entre 1854 a 1907, relacionando-o com as necessidades dos cafeicultores paulistas.
- Biologia | 12.8 Impactos Ambientais
(UNINORTE) Os micróbios, também chamados de micro-organismos, são formas de vida diminuta, individualmente muito pequenos para serem vistos a olho nu. O grupo inclui bactérias – fungos, leveduras e fungos filamentosos –, protozoários e algas microscópicas. Nesse grupo também estão os vírus.
TORTORA, G. J.; FUNKE, B. R.; CASE, C. L. Microbiologia. Porto Alegre: Artmed, 10ª ed., 2012, p. 2. Adaptado.
Ao se referir a “organismo constituído pela associação de algas e fungos, resistente a temperaturas extremas e à falta de água e, muitas vezes, considerado um bioindicador”, está se reportando a:
- Sociologia | 2. Diversidade Cultural e Estratificação Social
(Unioeste) “Os sociólogos estabelecem distinção entre a socialização primária e a socialização secundária. A socialização primária é o processo por meio do qual a criança se transforma num membro participante da sociedade. A socialização secundária compreende todos os processos posteriores, por meio dos quais o indivíduo é introduzido em um mundo específico. Qualquer treinamento profissional, por exemplo, constitui um processo de socialização secundária.”
(BERGER, P. L. e BERGER, B., “Socialização: como ser membro da sociedade”. In FORACCHI, M. M. e MARTINS, J. S., Sociologia e Sociedade – Leituras de introdução à Sociologia.
Rio de Janeiro: LTC Editora, 1999. p. 213-4)
Considerando o texto acima reproduzido, é CORRETO afirmar que:
- Geografia | 6.3 Mineração
(ESPCEX) “Desde o início da década de 1980, a China tem sido a economia que mais cresce no mundo, a uma taxa média de 10% ao ano […]. Como consequência desse impressionante crescimento, entre 1980 e 2010 o PIB chinês aumentou 2.810% e se tornou o segundo maior do planeta.”
SENE, Eustáquio & MOREIRA, J.C. - Geografia Geral e do Brasil: Espaço Geográfico e Globalização (2). 2ª ed. São Paulo: Moderna, 2012, p.199.
Dentre os fatores associados a esse avanço econômico podem-se destacar:
I- a presença de enormes reservas de minérios e combustíveis fósseis no subsolo chinês que concede ao País autossuficiência em termos de matéria-prima e fontes de energia e o caracteriza como grande exportador mundial de petróleo.
II- o modelo de economia planificada que, promovendo crescimento econômico com equilibrada distribuição de renda, amplia o mercado consumidor interno chinês, um dos mais gigantescos do mundo, e elimina as desigualdades sociais.
III- a liberalização econômica e os baixos custos da mão de obra, principal fator de competitividade da indústria chinesa, têm sido fundamentais para o crescimento econômico do País.
IV- o esforço chinês em atrair indústrias intensivas em capital para as chamadas zonas de desenvolvimento econômico e tecnológico, fazendo com que nas últimas décadas o País esteja entre os maiores receptores de investimentos produtivos do mundo.
Assinale a alternativa em que todas as afirmativas estão corretas.
- Literatura | 5.3 Contemporâneo
(ENEM 2018 1ª APLICAÇÃO)
A Casa de Vidro
Houve protestos.
Deram uma bola a cada criança e tempo para brincar.
Elas aprenderam malabarismos incríveis e algumas
viajavam pelo mundo exibindo sua alegre habilidade.
(O problema é que muitos, a maioria, não tinham jeito e
eram feios de noite, assustadores. Seria melhor prender
essa gente – havia quem dissesse.)
Houve protestos.
Aumentaram o preço da carne, liberaram os preços
dos cereais e abriram crédito a juros baixos para o
agricultor. O dinheiro que sobrasse, bem, digamos, ora o
dinheiro que sobrasse!
Houve protestos.
Diminuíram os salários (infelizmente aumentou o
número de assaltos) porque precisamos combater a
inflação e, como se sabe, quando os salários estão acima
do índice de produtividade eles se tornam altamente
inflacionários, de modo que.
Houve protestos.
Proibiram os protestos.
E no lugar dos protestos nasceu o ódio. Então surgiu
a Casa de Vidro, para acabar com aquele ódio.
ÂNGELO, I. A casa de vidro. São Paulo: Círculo do Livro, 1985.
Publicado em 1979, o texto compartilha com outras obras da literatura brasileira escritas no período as marcas do contexto em que foi produzido, como a