(UPF) A Reforma Protestante, iniciada em 1517 por Martin Lutero, rompeu a unidade cristã que existia na Europa, fazendo com que a Igreja Católica reagisse, promovendo também uma reforma religiosa, que ficou conhecida como a Contrarreforma. Assinale a alternativa que não corresponde àquele momento histórico.
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- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
Com o que sonhavam os imigrantes que vieram ao Brasil?
- História
Um dos elementos decisivos no tocante à simbologia do regime republicano que foi inaugurado no Brasil em 1889 foi a definição de sua bandeira, de adoção obrigatória e legalmente estabelecida. Segundo alguns autores, essa foi uma batalha decisiva, que revelou clivagens entre os próprios republicanos, apesar de a vitória ter pertencido a um grupo: os positivistas. Sua vitória, nesse caso, pode ser explicada pelo fato de:
- Literatura | 5.2 Modernismo
O segundo manifesto, o Antropófago, desenvolve e explicita a metáfora da devoração. Nós, brasileiros, não deveríamos imitar e sim devorar a informação nova, viesse de onde viesse, ou, nas palavras de Haroldo de Campos, “assimilar sob espécie brasileira a experiência estrangeira e reinventá-la em termos nossos, com qualidades locais ineludíveis que dariam ao produto resultante um caráter autônomo e lhe confeririam, em princípio, a possibilidade de passar a funcionar por sua vez, num confronto internacional, como produto de exportação”. Oswald subvertia a ordem de importação perene – de formas e fórmulas gastas – e lançava o mito da antropofagia, trazendo para as relações culturais internacionais o ritual canibal.
VELOSO, Caetano. Antropofagia. São Paulo: Penguin; Companhia das Letras, 2012. p. 54.
O movimento antropofágico foi uma vertente modernista do começo do século XX. Segundo as características levantadas no excerto, podem ser observadas características semelhantes nos traços da obra de:
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
OS BRINQUEDOS TÊM HISTÓRIA
Texto base: Leia a reportagem. Crianças mostram a cultura de diversos países por meio de brincadeiras. A cultura dos países participantes da Copa do Mundo foi objeto de estudo dos alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental que participaram do Projeto Pé com Pé. A demonstração do que aprenderam será nos dias 25 e 26 de junho, no Centro de Atividades do Sesc Palmas, na quadra 502 Norte.
As crianças vão fazer apresentações de capoeira e maculelê, dança suíça, adoleta (brincadeira francesa), farão exposições de perucas, sanfonas, leques e reprodução de obras do artista norte-americano Jackson Pollock. Além disso, a programação conta com diversas brincadeiras, como karaokê, pescaria e mastro fita. Disponível em: <http://www.ogirassol.com.br/materia.php?u=criancas-mostram-cultura-de-diversos-paises-por-meio-de-brincadeiras> Acesso em: 16 out. 2014.
Enunciado:
1. Por que algumas brincadeiras das crianças de outros lugares do mundo não são iguais às brincadeiras das crianças brasileiras?
2. Que tipo de brincadeiras ou jogos as crianças, do mundo inteiro, utilizam atualmente?
3. Por que as brincadeiras mudam de tempos em tempos?
- História | 1.7 Período Joanino
(UNICENTRO) Em 1808, a família real portuguesa chegou ao Brasil. Enquanto esteve na colônia, uma série de transformações aconteceram. Sobre esse período, leia e analise as afirmações abaixo:
I. Algumas atividades antes proibidas passaram a ser liberadas na colônia, como a tipografia.
II. Ainda que a família real tenha se transferido para a colônia também em função da política expansionista de Napoleão Bonaparte, artistas franceses foram convidados a virem ao Brasil.
III. A família real portuguesa foi transferida para o Brasil para resolver os problemas causados pelo fim da Guerra do Paraguai.
IV. A abertura dos portos às nações amigas beneficiou, em especial, a França e a Espanha, parceiras econômicas de Portugal.
Assinale a alternativa CORRETA.