(UNICAMP) Referindo-se à expansão marítima dos séculos XV e XVI, o poeta português Fernando Pessoa escreveu, em 1922, no poema “Padrão”:
“E ao imenso e possível oceano
Ensinam estas Quinas, que aqui vês,
Que o mar com fim será grego ou romano:
O mar sem fim é português."
(Fernando Pessoa, Mensagem – poemas esotéricos. Madri: ALLCA XX, 1997, p. 49.)
Nestes versos identificamos uma comparação entre dois processos históricos. É válido afirmar que o poema compara
Questões relacionadas
- História | 6.15 Descolonização
(FUVEST 2014 1° FASE) Entre os fatores que permitem associar o contexto histórico de Portugal, na década de 1970, às independências de suas colônias na África, encontram-se
- Geografia | 5.1 População
(UNISINOS) “A crise dos refugiados que chegam à Europa divide europeus sobre a forma de gerir o fluxo de deslocados, em sua maioria fugitivos da Síria. Após a comoção causada pela imagem do menino sírio Aylan Kurdi morto às margens do Mar Egeu, o grande número de refugiados que chegaram à Europa e o uso de novas rotas além do Mediterrâneo levaram a União Europeia (UE) e a ONU a exigir soluções para o drama humanitário”
(Zero Hora, Porto Alegre, 5 de setembro de 2015. p. 6. Adaptação.)
Imediatamente após este trágico acontecimento – apenas um entre tantos outros menos visíveis –, dois países europeus anunciaram iniciativa conjunta para “organizar a recepção dos refugiados e uma distribuição equitativa das famílias na Europa”. Entre estes países, está o mais rico da Europa hoje, o qual prevê receber cerca de 800 mil pedidos de asilo em 2015. Qual é esse país?
- História | 1. Introdução à História
Desde tempos imemoriais se contaram histórias sobre a origem do mundo, o nascimento da humanidade e as aventuras dos deuses e heróis. Tais narrativas, nascidas do impulso de entender o lugar da humanidade no mundo, não eram literalmente verdadeiras, mas preenchiam uma função mais importante do que simplesmente descrever os acontecimentos reais. Os mitos, assim como outras formas de arte, fazem a ponte entre a busca humana de significado e a falta de significado essencial do mundo. A escrita da história, na moderna acepção da palavra, proveio do mesmo impulso: com o tempo a história documental substituiu as narrativas míticas como forma de entendimento do passado.
OSBORNE, R. Civilização: uma nova história do mundo ocidental. Rio de janeiro: Difel, 2016. (VOT2012)
O texto revela uma diferenciação entre as primeiras narrativas a respeito do passado humano e o papel de historiador, pois o(a)
- Biologia | 15.5 Genética de Populações
(IFPE) A Anemia Falciforme é uma doença hereditária, que, diante de certas condições, altera a forma dos glóbulos vermelhos os quais se tornam parecidos com uma foice. A doença originou-se na África e foi trazida às Américas pela imigração forçada de escravos. No Brasil, distribui-se heterogeneamente, sendo mais frequente onde a proporção de antepassados negros é maior. Além de estar presente na África e na América, é hoje encontrada em toda Europa e em grandes regiões da Ásia. No Brasil, a doença é predominante entre negros e pardos, também ocorrendo entre os brancos. No sudeste do Brasil, a equivalência média de heterozigoto (portadores) é de 2%, valor que sobe cerca de 6 a 10% entre negros. Estima-se o nascimento de 700 - 1000 novos casos anuais de Doença Falciforme, sendo um problema de saúde pública no Brasil. Com relação à genética da anemia falciforme na população do Brasil, podemos afirmar que
- Filosofia | 5.2 Filosofia nos Séculos XX e XXI
(ENEM 2017 1º APLICAÇÃO)
Uma sociedade é uma associação mais ou menos autossuficiente de pessoas que em suas relações mútuas reconhecem certas regras de conduta como obrigatórias e que, na maioria das vezes, agem de acordo com elas. Uma sociedade é bem ordenada não apenas quando está planejada para promover o bem de seus membros, mas quando é também efetivamente regulada por uma concepção pública de justiça. Isto é, trata-se de uma sociedade na qual todos aceitam, e sabem que os outros aceitam, o mesmo princípio de justiça.
RAWLS, J. Uma teoria da justiça. São Paulo: Martins Fontes, 1997 (adaptado).
A visão expressa nesse texto do século XX remete a qual aspecto do pensamento moderno?