A torre de controle de tráfego marítimo de Algés, em Portugal, tem o formato de um prisma oblíquo, com base retangular de área A inclinação da torre é de aproximadamente com deslocamento horizontal de da base superior em relação à base inferior do prisma.
Nas condições descritas, o volume do prisma que representa essa torre, aproximado na casa da centena, é igual a:
Questões relacionadas
- Matemática | 15.2 Reta
(ACAFE) Considere o retângulo da figura abaixo, com um lado contido na reta s : x – 2 = 0, o outro no eixo das abscissas e um vértice P na reta r que passa pelos pontos A (10,0) e B (2,8).
O valor da área máxima do retângulo hachurado, em unidades de área, equivale a:
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
MATERIAL
- Cartolina branca
- Lápis HB
- Lápis de cor
PROCEDIMENTOS
- Falar um pouco sobre o movimento expressionista, como eles usavam a cor e o
gesto para se expressarem.
Disponível: https://pt.wikipedia.org/wiki/Expressionismo
https://www.infoescola.com/artes/expressionismo/
- O professor pode falar também sobre Vicent Van Gogh e mostrar algumas de suas
pinturas expressionistas para servir de inspiração para as crianças.
Disponível: http://expressionismo-csfx.blogspot.com/2011/08/vicent-van-gogh-e-sua-marca-no.html
- Explicar para as crianças que quando elas querem demonstrar fortes emoções
através do desenho, como alegria, raiva, paixão, o desenho que elas fazem devem
ser com gestos fortes e cores intensa s enquanto que cores mais frias e coloridos
menos aparente podem expressar sentimentos como calma, tristeza, entre outros.
- Nesta atividade as crianças vão usar apenas o lápis de cor para que elas possam
associar cores a sentimentos e aprender a utilizar o gesto no desenho para auxiliar na
expressão do mesmo.
- Pedir as crianças para pensarem em alguma experiência já vivida por eles, algum
sentimento forte , como ganhar uma partida de futebol, fazer uma viagem, etc .
- A partir desta experiência, cada criança deverá criar um desenho livre, como os
artista faziam no movimento Expressionista.
- Instruir as crianças a usarem cores mais puras, sem muita mistura, para melhor
compreensão do professor pelo sentimento que a criança quis transmitir com o seu
desenho.
- Deixe que as crianças façam os desenhos livremente, usando toda a sua
criatividade e imaginação.
- Depois de pronto, peça as crianças para dar um nome à sua obra de arte.
AS CORES NO QUINTAL DE ALDEMIR MARTINS
- Física
Na situação da figura a seguir, os blocos A e B têm massas Ma=3,0kg e Mb=1,0kg O atrito entre o bloco A e o plano horizontal de apoio é desprezível, e o coeficiente de atrito estático entre B e A vale =0,4 O bloco A está preso numa mola ideal, inicialmente não deformada, de constante elástica K=160N/m que, por sua vez, está presa ao suporte S.
O conjunto formado pelos dois blocos pode ser movimentado produzindo uma deformação na mola e, quando solto, a mola produzirá certa aceleração nesse conjunto. Desconsiderando a resistência do ar, para que B não escorregue sobre A a deformação máxima que a mola pode experimentar, em cm vale:
- Língua Portuguesa | B. Classes de Palavras
(FUVEST 2006 1ª FASE) Os verbos estão corretamente empregados apenas na frase:
- Física | 5.3 Fenômenos Ondulatórios
Considere uma corda de violão, esticada e fixada nos pontos A e I, na qual são colocados pedacinhos de papel sobre os pontos D, E, F, G e H, conforme a figura a seguir. Observe que as distâncias entre cada ponto e seus vizinhos são todas iguais.
EPSTEIN, L. C. Thinking physics. São Francisco: Insight Press, 1995 (adaptado).
Com dois dedos de uma das mãos, comprime-se o ponto C e com um dedo da outra mão levanta-se a corda pelo ponto B, soltando-a em seguida. Nessa situação, os pedacinhos de papel que serão jogados para cima correspondem aos seguintes pontos da corda: