(FUVEST) Observe a imagem seguinte
Encontram-se assinaladas no mapa, sobre as fronteiras dos países atuais, as rotas eurasianas de comércio a longa distância que, no início da Idade Moderna, cruzavam o Império Otomano, demarcado pelo quadro.
A respeito dessas rotas, das regiões que elas atravessavam e das relações de poder que elas envolviam, é correto afirmar que
Questões relacionadas
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
DEVERES E DIREITOS
Composição: Toquinho / Elifas Andreatto
Crianças: iguais são seus deveres e direitos.
Crianças: viver sem preconceito é bem melhor.
Crianças: a infância não demora, logo, logo vai passar,
Vamos todos juntos brincar.
Meninos e meninas,
Não olhem religião nem raça.
Chamem quem não tem mamãe,
Que o papai tá lá no céu,
E os que dormem lá na praça.
Meninos e meninas,
Não olhem religião nem cor.
Chamem os filhos do bombeiro,
Os dois gêmeos do padeiro
E a filhinha do doutor.
Meninos e meninas,
O futuro ninguém adivinha.
Chamem quem não tem ninguém,
Pois criança é também
O menino trombadinha.
Meninos e meninas,
Não olhem cor nem religião.
Bons amigos valem ouro,
A amizade é um tesouro
Guardado no coração.
a) O que é discriminação?
b) Que tipos de discriminação são mostrados na música?
c) O que você acha que poderia ser feito para essas situações não acontecessem?
- Sociologia | 5. Movimentos Sociais
No Brasil, assim como em vários outros países, os modernos movimentos LGBT representam um desafio às formas da condenação e perseguição social contra desejos e comportamentos sexuais anticonvencionais associados à vergonha, imoralidade, pecado, degeneração, doença. Falar do movimento LGBT implica, portanto, chamar a atenção para a sexualidade como fonte de estigmas, intolerância, opressão.
SIMÕES, J. Homossexualidade e movimento LGBT: estigma, diversidade e cidadania. In: BOTELHO, A.; SCHWARCZ, L. M.
Cidadania, um projeto em construção. São Paulo: Claro Enigma, 2012 (adaptado).
O movimento social abordado justifica-se pela defesa do direito de
- Língua Portuguesa | 1.02 Conhecimento Prévio
Em uma escola, com o intuito de valorizar a diversidade do patrimônio etnocultural brasileiro, os estudantes foram distribuídos em grupos para realizar uma tarefa referente às características atuais das diferentes regiões brasileiras, a partir do seguinte quadro:
Região
Norte
Nordeste
Centro-Oeste
Sul
Sudeste
alimentação
peixe
Carne de sol
prato com milho e mandioca
churrasco
música
ciranda
baião
Música sertaneja
vaneirão
Ponto turístico
Zona Franca de Manaus
praias do litoral
Pantanal
Serra de Gramado
Tipo característico
seringueiro
baiana
vaqueiro
prenda
Considerando a sequência de características apresentadas, os elementos adequados para compor o quadro da Região Sudeste são:
- Biologia | 3.2 Carboidratos, Lipídios, Proteínas e Enzimas
(UNIFESP) Uma dieta com consumo adequado de carboidratos, além de prover energia para o corpo, ainda proporciona um efeito de “preservação das proteínas”.
A afirmação está correta porque:
- Espanhol - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Lee el texto a continuación para responder a cuestion.
Manolito Gafotas
Elvira Lindo Me llamo Manolito García Moreno, pero si tú entras a mi barrio y le preguntas al primer tío que pase: – Oiga, por favor, ¿Manolito García Moreno? El tío, una de dos, o se encoge de hombros o te suelta: – Oiga, y a mí qué me cuenta. Porque por Manolito García Moreno no me conoce ni el Orejones López, que es mi mejor amigo, aunque algunas veces sea un cochino y un traidor y otras, un cochino traidor, así, todo junto y con todas sus letras, pero es mi mejor amigo y mola un pegote. En Carabanchel, que es mi barrio, por si no te lo había dicho, todo el mundo me conoce por Manolito Gafotas. Todo el mundo que me conoce, claro. Los que no me conocen no saben ni que llevo gafas desde que tenía cinco años.
Disponible en: < http://textos.recursosdidacticos.es>. Acceso el: 12 oct. 2012. (Fragmento).
Enunciado:
¿Por qué en el barrio en que vive Manolito ninguna persona conoce a Manolito García Moreno?