Um professor de Matemática, ao acompanhar o desfile da Oktoberfest, percebeu que havia um ponto marcado na roda de uma carroça, representado abaixo como ponto A. Ele percebeu, ainda, que a carroça se deslocava a uma velocidade constante e que a roda, com 1m de diâmetro, levava 3 segundos para completar uma volta. Considere que o ponto A toca o solo e atinge a maior altura possível. Sobre a função que descreve a altura em que o ponto A está em relação ao solo (em metros), em função do tempo (em segundos), é CORRETO afirmar que:
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa | 1.09 Recursos Expressivos e Recursos Estilísticos
Há qualquer coisa de especial nisso de botar a cara na janela em crônica de jornal — eu não fazia isso há muitos anos, enquanto me escondia em poesia e ficção. Crônica algumas vezes também é feita, intencionalmente, para provocar. Além do mais, em certos dias mesmo o escritor mais escolado não está lá grande coisa. Tem os que mostram sua cara escrevendo para reclamar: moderna demais, antiquada demais. Alguns discorrem sobre o assunto, e é gostoso compartilhar ideias. Há os textos que parecem passar despercebidos, outros rendem um montão de recados: “Você escreveu exatamente o que eu sinto”, “Isso é exatamente o que falo com meus pacientes”, “É isso que digo para meus pais”, “Comentei com minha namorada”. Os estímulos são valiosos pra quem nesses tempos andava meio assim: é como me botarem no colo — também eu preciso. Na verdade, nunca fui tão posta no colo por leitores como na janela do jornal. De modo que está sendo ótima, essa brincadeira séria, com alguns textos que iam acabar neste livro, outros espalhados por aí. Porque eu levo a sério ser sério... mesmo quando parece que estou brincando: essa é uma das maravilhas de escrever. Como escrevi há muitos anos e continua sendo a minha verdade: palavras são meu jeito mais secreto de calar.
LUFT, L. Pensar é transgredir. Rio de Janeiro: Record, 2004.Os textos fazem uso constante de recursos que permitem a articulação entre suas partes. Quanto à construção do fragmento, o elemento
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
Celina Guimarães Viana nasceu em Natal, no Rio Grande do Norte, e marcou história pela sua luta entre a igualdade entre os sexos. Na época em que viveu, ela não tinha o direito de eleger seus líderes, ou seja, o voto era um direito só dos homens. Daí, sabe o que ela fez? O maior rebuliço, e acabou conseguindo votar em 1928, quando já tinha 48 anos. Além disso, ela batalhou para que a punição física fosse abolida de dentro das escolas e incentivou que a educação, a criatividade e os esportes andassem sempre lado a lado!
Disponível em: <www.plenarinho.gov.br/noticias/reportagem-especial/mulheres-que-marcaram-a-historia>.
Considera-se que, em uma república, os representantes do povo na política sejam escolhidos pelo próprio povo, por meio de eleições. Porém, mesmo tendo sido a República proclamada no Brasil em 1889, no caso de Celina Guimarães Viana por muito tempo ela não conseguiu exercer esse direito, como diz no texto.
Por qual razão Celina Guimarães Viana não conseguiu exercer o direito de voto no Brasil por tanto tempo?
- Biologia | 4.1 Envoltórios Celulares
Um indivíduo foi submetido a uma intervenção cirúrgica em que foi removida a metade do seu intestino delgado. Após alta hospitalar, o paciente passou a perder peso rapidamente em virtude da má absorção de nutrientes.
A estrutura celular perdida durante esse processo cirúrgico que comprometeu a absorção de nutrientes é denominada:
- Química | 3.6 Reações Orgânicas
A equação representa a reação de produção do isobutileno, um gás utilizado em sínteses orgânicas. Para confirmar a formação do produto de interesse, borbulha-se o gás em solução contendo KMnO4, um meio oxidante de coloração violeta que reage com alcenos, rompendo a ligação dupla e produzindo cetonas (se o carbono da dupla for terciário), ácidos carboxílicos (se o carbono da dupla for secundário) ou CO2 (se o carbono da dupla for primário).
A confirmação da produção do isobuteno acontece quando o gás produzido for borbulhado em KMnO4 aquoso e o mesmo produzir
- Literatura | 5.2 Modernismo
Uma planta é perturbada na sua sesta* pelo exército que a pisa.
Mas mais frágil fica a bota.
Gonçalo M. Tavares, 1: poemas.
*sesta: repouso após o almoço.
(FUVEST 2020 1º FASE) Considerando que se trata de um texto literário, uma interpretação que seja capaz de captar a sua complexidade abordará o poema como