(FAMERP) Atenção para a imagem
Considerando o mapa e o contexto histórico, é correto constatar que essas viagens
Questões relacionadas
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
Existem diferentes costumes entre as pessoas. Uma maneira de perceber isso é observando as roupas que elas usam. Analise estas crianças das fotos:
Disponível em: <bloglajeunebelle.blogspot.com>. Acesso em: 19 out. 2013.
Disponível em: <judoabve.blogspot.com>. Acesso em: 19 out. 2013.
Disponível em: <http://pt.dreamstime.com/imagem-de-stock-crian%C3%A7as-chinesas-image5296231>.
Acesso em: 19 out. 2013
Disponível em: <http://pt.dreamstime.com/fotografia-de-stock-royalty-free-crian%C3%A7a-chinesa-feliz>.
Acesso em: 19 out. 2013
Escolha uma criança nas fotos e compare as roupas que elas usam com as suas.
O que é diferente? O que é igual?
- Biologia | 05. Embriologia
Gastrulação é um processo em que as células embrionárias sofrem um rearranjo originando uma estrutura denominada de gástrula, onde o plano corporal do futuro animal é definido. Sobre a migração de células no processo de gastrulação (figura abaixo), é correto afirmar que:
- História | 2.1 Primeiro Reinado
(PUC-CAMPINAS) República ou monarquia? Esse dilema esteve presente em todo o processo de Independência do Brasil. Mas a monarquia acabou sendo o sistema adotado em terras brasileiras, ao contrário do que ocorreu em outras nações americanas, pois, para essas novas nações surgidas na América espanhola, a república
- Sociologia | 6 Sociologia Brasileira
(UECE) Atente para o seguinte excerto: “A miscigenação que largamente se praticou aqui corrigiu a distância social que de outro modo se teria conservado enorme entre a casa-grande e a senzala. O que a monocultura latifundiária e escravocrata realizou no sentido de aristocratização, extremando a sociedade brasileira em Senhores e escravos, com uma rala e insignificante lambujem de gente livre sanduichada entre esses dois extremos antagônicos, foi em grande parte contrariado pelos efeitos sociais da miscigenação. A índia e a negra-mina a princípio, depois a mulata, a cabrocha, a quadrarona, a oitavona, tornando-se caseiras, concubinas e até esposas legítimas dos senhores brancos, agiram poderosamente no sentido de democratização social do Brasil. Entre os filhos mestiços, legítimos e mesmo ilegítimos, havidos delas pelos Senhores brancos, subdividiu-se parte considerável das grandes propriedades, quebrando-se assim a força das sesmarias feudais e dos latifúndios do tamanho de reinos”.
FREYRE, Gilberto. Casa-Grande & Senzala: formação da família brasileira sob o regime patriarcal. 52 ed. São Paulo: Global, 2013.
O sociólogo brasileiro Gilberto Freyre aponta, na citação acima, a criação de uma “democracia racial” na história da relação entre senhores e escravos no Brasil escravocrata. Assim, mesmo que se possa criticar tal concepção, a perspectiva teórico-sociológica de Freyre afirma que:
- Biologia | 3.2 Carboidratos, Lipídios, Proteínas e Enzimas
(ENEM 2014 1ª APLICAÇÃO) Na década de 1940, na Região Centro-Oeste, produtores rurais, cujos bois, porcos, aves e cabras estavam morrendo por uma peste desconhecida, fizeram uma promessa, que consistiu em não comer carne e derivados até que a peste fosse debelada. Assim, durante três meses, arroz, feijão, verduras e legumes formaram o prato principal desses produtores.
O Hoje, 15 out. 2011 (adaptado).
Para suprir o déficit nutricional a que os produtores rurais se submeteram durante o período da promessa, foi importante eles terem consumido alimentos ricos em