Se f é uma função real dada por então é correto afirmar que:
Questões relacionadas
- Matemática | 4.2 Progressão Geométrica
O esquema mostra como a intensidade luminosa decresce com o aumento da profundidade em um rio, sendo
a intensidade na sua superfície.
Considere que a intensidade luminosa diminui, a cada metro acrescido na profundidade, segundo o mesmo padrão do esquema.
A intensidade luminosa correspondente à profundidade de
é igual a:
- Arte - Fundamental | 01.2. Colagem ao ar livre
Materiais necessários
- Apresentação de imagens – Power Point – Obras de arte que retratam a vida simples como trabalhadores no campo, nas indústrias, empregados nas casas, dentre outros e/ou imagens da vida cotidiana atual.
- Vídeo com a técnica da monotipia. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=k7-Y6UCTHW4>. Acesso em 22 jan. 2016.
- Lápis e borracha.
- Folhas de papel canson tamanho A3. Gramatura alta.
- Pedaços de papel cartão. (Aquele que é brilhante e parece plastificado é melhor).
- Pedaços de esponjas para lavar pratos. Só a parte amarela e macia.
- Tinta acrílica de várias cores.
- Potes com água.
- Pincéis de várias espessuras.
- Panos para limpeza.
- Folhas de sulfite para rascunho e esboço.
Procedimentos
1 º.Converse com os alunos sobre o dia a dia de suas famílias. O que fazem para ganhar o dinheiro, em casa, em outros afazeres. Se possível busque imagens de obras de arte que mostram a vida simples de trabalhadores através do tempo, é sempre bom trazer para os alunos, obras de arte para apreciação.
2 º.Explique detalhadamente a técnica que vão fazer. Há várias formas de se fazer monotipia, mas são técnicas que envolvem o uso de produtos inadequados às crianças. O vídeo mostra uma das técnicas mais fáceis e que pode ser feita com elas, é uma monotipia/carimbo.
3 º.Organize as mesas para trabalho em grupos de 4 alunos, disponibilizando bandejinhas com tinta de várias cores, panos de limpeza, esponjinhas, pincéis e potes com água.
4 º.Entregue para as crianças um papel sulfite para que elas façam o esboço do quadro que vão representar. O tema hoje é vida simples, então elas podem representar casas, animais, plantações e outros pormenores de uma vida cotidiana. Instrua as crianças para não colocarem muitos detalhes, pois o trabalho de recorte das imagens vai ficar mais difícil se assim fizerem.
5 º.Agora é a hora de cortar de forma simétrica as imagens que elas escolheram para fazer. Auxilie na dobra e recorte do papel cartão.
6 º.Explique como se prepara o carimbo e faça um trabalho para elas aprenderem a técnica.
7 º.Auxilie na confecção dos trabalhos e após fazerem todos os carimbos/monotipias, peça que façam detalhes usando os pincéis.
8 º.Deixe os trabalhos secando e apreciem. Observe a surpresa e a satisfação dos alunos ao perceberem a cópia monotípica criada.
9 º.Exponha os trabalhos.
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Leia o trecho abaixo:
Crise econômica no Brasil
Entretanto, houve grave erro estratégico na medida em que o ajuste estrutural brasileiro dependeu, em boa medida, de recursos externos. Assim, [...] houve aumento da vulnerabilidade na esfera financeira. O endividamento externo se tornou crítico e se transformou na principal restrição ao desenvolvimento econômico, tendo em vista a elevação do preço do petróleo e das taxas de juros internacionais em 1979, a contração dos fluxos internacionais de capitais, o fraco desempenho da economia mundial no período 1980-83, e a moratória do México e eclosão da crise da dívida externa em 1982.
GONÇALVES, Reinaldo. Jornal dos Economistas, abr. 2014, p. 10. Disponível em: <https://bit.ly/2O5owOz>. Acesso em: 20 jul. 2018.
As diversas crises econômicas a que se refere o texto foram responsáveis por
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O que teria sido de nós sem o telefone, a TV ou os modernos meios de acesso à internet? Como a tecnologia e os meios de comunicação modificaram nosso cotidiano? Organize suas ideias em um texto que responda a essas perguntas.
- Biologia | 12.8 Impactos Ambientais
Para sediar a Copa das Confederações e a Copa do Mundo de Futebol, foi construído, em Brasília, o novo Estádio Nacional, obedecendo-se aos padrões de certificação ambiental. O estádio, que tem uma estrutura de painéis solares capaz de gerar 2,54 MW e um sistema de captação e filtração de água da chuva, será, na maior parte do tempo, autossuficiente em energia e terá atendida toda a demanda de água. O estádio também tem uma cobertura autolimpante, revestida por uma membrana branca que reflete o calor, constituída por uma combinação de politetrafluoretileno (PTFE) e dióxido de titânio (TiO2).
Por ser um fotocatalisador capaz de promover a quebra de moléculas orgânicas de sujeira, o TiO2 facilita a remoção destas pela água da chuva. O dióxido de titânio também permite a reação do CO2 e da água presentes na atmosfera, para gerar, em um processo denominado fotossíntese sintética, moléculas orgânicas, conforme mostrado no esquema a seguir.
Tendo como referência essas informações, julgue o item.
Em análise do meio, ressalta-se a captura de CO2 pela atmosfera, porque o CO2 contribui para