Sabendo que quais são os possíveis valores para cos(x)?
Questões relacionadas
- Biologia | 8.3 Monera e Bacterioses
(UNIT) A oxitetraciclina é um antibiótico da família das tetraciclinas proveniente do metabolismo do Streptomycesrimosus. A oxitetraciclina é primariamente bacteriostática e exerce sua ação antimicrobiana por inibição da síntese proteica, sendo ativa contra uma ampla variedade de organismos gram-negativos e gram-positivos. As drogas da classe das tetraciclinas têm espectro antimicrobiano semelhante e é comum haver resistência cruzada entre elas. O sulfato de polimixina B, pertencente ao grupo de antibióticos derivados do Bacilluspolymyxa, é bactericida, sendo sua ação exclusivamente contra organismos gram-negativos. Acredita-se que sua ação se dá por alteração na estrutura da membrana bacteriana, resultando em um extravasamento dos componentes intracelulares essenciais. É particularmente eficaz contra Pseudomonas aeruginosa e Haemophilusaegyptius, frequentemente encontrados em infecções oculares. Assim, a combinação de oxitetraciclina e sulfato de polimixina B é uma associação antimicrobiana particularmente eficaz contra organismos causadores de infecções primárias ou secundárias.
Analisando-se a ação específica do sulfato de polimixina B sobre a bactéria e suas possíveis consequências, é correto afirmar:
- Física
Um bloco maciço flutua, em equilíbrio, dentro de um recipiente com água. Observa-se que 2/5 do volume total do bloco estão dentro do líquido. Desprezando a pressão atmosférica e considerando a densidade da água igual a 1,0.103 kg/m3, pode-se afirmar que a densidade do bloco vale:
- Matemática | 3.1 Introdução
Muitas vezes o objetivo de um remédio é aumentar a quantidade de uma ou mais substâncias já existentes no corpo do indivíduo para melhorar as defesas do organismo. Depois de alcançar o objetivo, essa quantidade deve voltar ao normal.
Se uma determinada pessoa ingere um medicamento para aumentar a concentração da substância A em seu organismo, a quantidade dessa substância no organismo da pessoa, em relação ao tempo, pode ser melhor representada pelo gráfico:
- Biologia | 13.2 Primeira Lei de Mendel
(UEMG) “A epigenética investiga a informação contida no DNA, a qual é transmitida na divisão celular, mas que não constitui parte da sequência do DNA. Os mecanismos epigenéticos envolvem modificações químicas do próprio DNA, ou modificações das proteínas que estão associadas a ele. Estas modificações ocorrem, por exemplo, nas histonas que se ligam e compactam a cadeia do DNA ou nas proteínas nucleares e nos fatores de transcrição, moléculas que interagem e regulam a função do DNA.
As modificações epigenéticas envolvem: a ligação de um grupo metil (-CH3 ) à base citosina do DNA; a ligação de grupo acetil (CH3 CO-) ao aminoácido lisina no final de duas histonas; a remodelagem de outras proteínas associadas à cromatina; e a transposição de certas sequências da fi ta de DNA causando mudanças súbitas na maneira com a qual a informação genética é processada na célula. Cada uma destas modificações age como um sinal de regulação e modificação na expressão gênica.
” Disponível em: http://www.jornaldaciencia.org.br/Detalhe.jsp?id=30541. Acesso em 3/8/2011.Texto adaptado.
Utilizando as informações fornecidas no texto acima e outros conhecimentos que você possui sobre o assunto, assinale a única alternativa em que a situação apresentada NÃO pode ser explicada por meio da epigenética:
- Biologia | 4.3 Metabolismo Energético
Em razão da grande quantidade de carboidratos, a mandioca tem surgido, juntamente com a cana-de-açúcar, como alternativa para produção de bioetanol. A produção de álcool combustível utilizando a mandioca está diretamente relacionada com a atividade metabólica de micro-organismos. O processo metabólico envolvido na produção desse combustível é a: