A soma das soluções da equação cos(2x) - cos(x) = 0, com x ∈ [0,2π) é igual a:
Questões relacionadas
- Biologia | 4.1 Envoltórios Celulares
A cal (óxido de cálcio, CaO), cuja suspensão em água é muito usada como uma tinta de baixo custo, dá uma tonalidade branca aos troncos de árvores. Essa é uma prática muito comum em praças públicas e locais privados, geralmente usada para combater a proliferação de parasitas. Essa aplicação, também chamada de caiação, gera um problema: elimina microrganismos benéficos para a árvore.
Disponível em: http://super.abril.com.br. Acesso em: 1 abr. 2010 (adaptado).
A destruição do microambiente, no tronco de árvores pintadas com cal, é devida ao processo de:
- Língua Portuguesa | 1.3 Intenção do Texto
TEXTO I
Estresse é um termo que se vulgarizou nos últimos tempos. Queixa-se de estresse o homem que chega em casa depois de um dia de muito trabalho, de trânsito pesado e das filas do banco. Queixa-se a mulher que enfrentou uma maratona de atividades domésticas, profissionais e com os filhos. À noite, terminado o jantar, com as crianças recolhidas, os dois mal têm forças para trocar de roupa e cair na cama.
A palavra estresse não cabe nesse contexto. O que eles sentem é cansaço, estão exaustos e uma noite de sono é um santo remédio para recompor as energias e revigorá-los para as tarefas do dia seguinte.
A palavra estresse, na verdade, caracteriza um mecanismo fisiológico do organismo sem o qual nós, nem os outros animais, teríamos sobrevivido. Se nosso antepassado das cavernas não reagisse imediatamente, ao se deparar com uma fera faminta, não teria deixado descendentes. Nós existimos porque nossos ancestrais se estressavam, isto é, liberavam uma série de mediadores químicos (o mais popular é a adrenalina), que provocavam reações fisiológicas para que, diante do perigo, enfrentassem a fera ou fugissem.
Disponível em: http://drauziovarella.com.br. HYPERLINK "http://drauziovarella.com.br/" Acesso em: 2 jun. 2015.
Ao lançar mão do mecanismo de comparação, o autor do texto conduz os leitores a
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
MATERIAL
- Gravura Macunaíma - Aldemir Martins, impressa em tamanho grande
- Disponível: https://www.wikiart.org/en/aldemir-martins/macuna-ma-1982
- Argila
- Palitos de picolé
- Palitos de dente
- Colher e garfinho de plástico
- Jornal
- Recipiente para água
- Tinta acrílica – várias cores
- Avental ou blusa velha
PROCEDIMENTOS
- O professor deverá revisar com os alunos sobre as imagens que compõe a obra Macunaíma-Aldemir Martins.
- Colocar a gravura impressa em tamanho grande em frente ao quadro, na sala de aula para que todos os alunos possam visualizá-la e acompanhar a explanação do professor.
Fonte: https://www.wikiart.org/en/aldemir-martins/macuna-ma-1982
- Observar todos os componentes que fazem parte da obra : bichos, natureza, céu...
- Que tal brincar de argila?
- A proposta para esta aula é a reprodução dos componentes que estão na obra, em argila.
- Pode-se trabalhar em grupo de 04 crianças .
- Colocar o avental ou blusa velha em cada criança.
- Forrar a mesa com jornal.
- Distribuir os potinhos com água e os palitinhos.
- Entregar um pedaço de argila para cada criança.
- Primeiramente, deixar elas brincarem com a argila: amassar, bater, riscar com o palitinho, furar, para conhecerem bem o material e ver as possibilidades que ele proporciona.
- Depois, sugerir às crianças que comecem a modelar se inspirando nos desenhos da obra de Macunaíma. Poderão criar: macacos, araras, onças, tatu , flores, frutos, céu,, Deixar a imaginação fluir... .
- Deixar as crianças criarem quantas peças quiserem.
- Depois de tudo modelado, deixar secar. (Professor, não se esqueça de colocar o nome dos alunos embaixo de cada peça modelada).
- O ideal é que as peças sejam queimadas em forno próprio para cerâmica , para adquirirem maior resistência. Se na escola não tiver este forno, esta queima poderá ser terceirizada com algum ceramista.
- Para dar um acabamento bem legal, depois de queimadas, as peças deverão ser pintadas com tinta acrílica.
Enunciado:
LEITURA DE IMAGENS - MACUNAÍMA
- Física | A. Escalar
(UNIT) Um motorista percebeu que o velocímetro do seu carro parou de funcionar. Sabendo que os marcos indicativos de quilometragem, dispostos à margem da estrada, distam 2,0 km um do outro, observou que o intervalo de tempo para se deslocar do 1º até o 4º marco foi de 5,0 min.
Nessas condições, a velocidade escalar média do carro, em km/h, era de
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
As questões 16, 17 e 18 referem-se ao artigo a seguir, a respeito de Sustentabilidade.
Leia-o e observe-o com bastante atenção.
O que é sustentabilidade?
Nunca antes se ouviu falar tanto nessa palavra quanto nos dias atuais: Sustentabilidade. Mas, afinal de contas, o que é sustentabilidade?
Segundo a Wikipédia: “sustentabilidade é um conceito sistêmico, relacionado com a continuidade dos aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade humana”.
Mas você ainda pode pensar: “E que isso tudo pode significar na prática?”.
Podemos dizer “na prática”, que esse conceito de sustentabilidade representa promover a exploração de áreas ou o uso de recursos planetários (naturais ou não) de forma a prejudicar o menos possível do equilíbrio entre o meio ambiente e as comunidades humanas e toda a biosfera que dele dependem para existir. Pode parecer um conceito difícil de ser implementado e, em muitos casos, economicamente inviável. No entanto, não é bem assim. Mesmo nas atividades humanas altamente impactantes no meio ambiente, como a mineração; a extração vegetal, a agricultura em larga escala; a fabricação de papel e celulose e todas as outras; a aplicação de práticas sustentáveis nesses empreendimentos; revelou-se economicamente viável e em muitos deles trouxe um fôlego financeiro extra.
Assim, as ideias de projetos empresariais que atendam aos parâmetros de sustentabilidade, começaram a multiplicar-se e a espalhar-se por vários lugares antes degradados do planeta. Muitas comunidades que antes viviam sofrendo com doenças de todo tipo; provocadas por indústrias poluidoras instaladas em suas vizinhanças viram sua qualidade de vida ser gradativamente recuperada e melhorada ao longo do desenvolvimento desses projetos sustentáveis. Da mesma forma, áreas que antes eram consideradas meramente extrativistas e que estavam condenadas ao extermínio por práticas predatórias, hoje têm uma grande chance de se recuperarem após a adoção de projetos de exploração com fundamentos sólidos na sustentabilidade e na viabilidade de uma exploração não predatória dos recursos disponíveis. Da mesma forma, cuidando para que o envolvimento das comunidades viventes nessas regiões seja total e que elas ganhem algo com isso, todos ganham e cuidam para que os projetos atinjam o sucesso esperado.
A exploração e a extração de recursos com mais eficiência e com a garantia da possibilidade de recuperação das áreas degradadas é a chave para que a sustentabilidade seja uma prática de resultado aplicada com muito mais frequência aos grandes empreendimentos. Preencher as necessidades humanas de recursos naturais e garantir a continuidade da biodiversidade local; além de manter, ou melhorar, a qualidade de vida das comunidades inclusas na área de extração desses recursos é um desafio permanente que deve ser vencido no dia a dia. Fonte:
http://www.atitudessustentaveis.com.br/sustentabilidade/sustentabilidade/ – 23/11/2010 – adaptado.
(...) todos ganham e cuidam para que os projetos atinjam o sucesso esperado.
Analisando o período do artigo acima, CLASSIFIQUE a oração destacada.