A função deve ser reescrita como produto de uma constante pelas funções seno e cosseno, calculadas no mesmo valor x, como
O valor de m é:
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- Biologia | 4.4 Núcleo Interfásico e Divisão Celular
(UNIT)
A organização observada é resultado de uma técnica denominada de cariotipagem que permite a análise dos cromossomos de um indivíduo e assim compreender se ele é, ou não, portador de alguma alteração cromossômica.A partir da análise do Ideograma e com base nos seus conhecimentos, é correto afirmar: - Física | 2.7 Impulso e Quantidade de Movimento
Admita uma colisão frontal totalmente inelástica entre um objeto que se move com velocidade inicial v0 e outro objeto inicialmente em repouso, ambos com mesma massa.
Nessa situação, a velocidade com a qual os dois objetos se movem após a colisão equivale a:
- Biologia | 14. Biotecnologia
(UERN) Pesquisadores da empresa de biotecnologia alemã Novoplant conseguiram desenvolver ervilhas geneticamente modificadas capazes de combater uma infecção comum na aviciultura provocada pelo protozoário do gênero Eimeria. A doença, denominada coccidiose, causa uma redução da eficiência do crescimento de frangos de corte e leva a prejuízos anuais estimados em U$$ 4,2 bilhões.
(BOYAYAN, 2009, p. 146)
As células de ervilha geneticamente modificadas foram obtidas a partir da:
- Biologia | 02. Origem da Vida
(UESB) Em algum momento nos primeiros bilhões de anos de vida, cianobactérias aprenderam a explorar um recurso amplamente disponível: o hidrogênio que existe em abundância espetacular na água. Elas absorviam moléculas de água, alimentavam-se do hidrogênio e liberavam o oxigênio como refugo, inventando assim a fotossíntese [aeróbica]. Um motivo pelo qual a vida levou tanto tempo para se tornar mais complexa foi que o mundo teve de aguardar até que esses organismos mais simples tivessem oxigenado suficientemente a atmosfera. (BRYSON, 2005, p. 303).
A necessidade de as cianobactérias terem oxigenado suficientemente a atmosfera, para que a vida pudesse se tornar mais complexa, reside no fato de que:
- Língua Espanhola | 1. Interpretação de Textos
La cibercultura de Pierre Lévy
Para Lévy, la distinción entre técnica, cultura y sociedad no puede ser más que conceptual, puesto que las tres entidades forman un complejo sistema de interrelaciones e interacciones que echa por tierra la idea de unas prácticas o sistemas puros. El autor divide su libro en tres apartados bien diferenciados: en el primer apartado ofrece un abanico de definiciones claras y precisas, destinadas al público no especializado, de algunos de los conceptos claves de la cibercultura, tales como la digitalización de la información, la virtualidad (que para Lévy, como ya demostrara en su obra ¿Qué es lo virtual?, no se opone a lo "real" sino a lo "actual"), los hipertextos e hipermedias, las simulaciones informáticas, la interactividad o las realidades virtuales. O segundo apartamento, Propuestas, constituye una extensa reflexión del autor sobre la tesis central de este informe, la idea de que la clave de la cultura del futuro es el concepto de "lo universal sin totalidad", y la forma en que éste se manifiesta en las nuevas formas artísticas, de conocimiento, educación, urbanismo y organización social nacidas con la cibercultura. Para Lévy, el ciberespacio es un "universal sin totalidad" porque cuanto más universal se vuelve, cuanta más información recibe, menos totalizador es. Frente a los medios tradicionales, que acotan la información y la fragmentan (esto es, la totalizan, la cierran, la dominan), el ciberespacio es cada vez más abierto, más libre, de forma que lo universal no se articula ya sobre el cierre semántico, sino por el contacto, por la interacción general que acepta todos los contenidos particulares y los conecta entre sí, dando lugar al nacimiento de una "inteligencia colectiva" que pone en común las competencias, imaginaciones, experiencias y energías intelectuales de los grupos humanos.
Internet: www.redalyc.org. (con adaptaciones).
Con relación al texto de arriba, juzgue lo siguiente ítem.
La segunda parte de la obra de Lévy aborda el asunto clave de la obra, o sea, la importancia clave de la totalidad.