Considere a configuração dos números dispostos nas colunas e linhas abaixo.
Questões relacionadas
- Geografia | 5.3 Urbanização
(FUVEST) O processo de industrialização que se efetivou em São Paulo a partir do início do século XX foi o indutor do processo de metropolização. A partir do final dos anos 1950, a concentração da estrutura produtiva e a centralização do capital em São Paulo foram acompanhadas de uma urbanização contraditória que, ao mesmo tempo, absorvia as modernidades possíveis e expulsava para as periferias imensa quantidade de pessoas que, na impossibilidade de viver o urbano, contraditoriamente, potencializavam a sua expansão. Assim, de 1960 a 1980, a expansão da metrópole caracterizou-se também pela intensa expansão de sua área construída, marcadamente fragmentada e hierarquizada. Esse processo se constituiu em um ciclo da expansão capitalista em São Paulo marcada por sua periferização.
Isabel Alvarez. Projetos Urbanos: alianças e conflitos na reprodução da metrópole. Disponível em: http://gesp.fflch.usp.br/sites/gesp.fflch.usp.br/files/02611.pdf. Acessado em 10/08/2015. Adaptado.
Com base no texto e em seus conhecimentos, é correto afirmar:
- Geografia | 5.2 Migração
Estatisticas
A imigração de muçulmanos para diferentes países do mundo tem gerado um fenômeno conhecido por islamofobia, ou seja, sentimento de aversão aos fiéis ao islamismo. Esse sentimento de aversão é legitimadopelas resoluções da ONU, que oneram os países responsáveis pela ajuda humanitária.
- Língua Portuguesa - Fundamental | 4.09 Dissertação e Argumentação
Leia com atenção esta notícia.
Alunos do interior do Amazonas usam celular como ferramenta de aprendizagem
Projeto do Programa Ciência na Escola (PCE) em Humaitá incentiva o compartilhamento e a consulta de conteúdo digital em grupos
02/01/2019 às 17:02
O celular tornou-se uma ferramenta indispensável para maioria das pessoas. O aparelho tem sido a base de um projeto desenvolvido no interior do Amazonas, que utiliza o instrumento como ferramenta pedagógica. O trabalho é realizado na Escola Estadual de Tempo Integral Álvaro Maia, no município de Humaitá.
Como forma de conscientização quanto à dependência dos alunos com relação ao celular, a proposta do trabalho é de viabilizar o uso do aparelho no processo de ensino aprendizagem.
Os slides trabalhados em sala de aula são postados no grupo de um aplicativo para smartphone, que é administrado pelo professor coordenador e a gestora da escola. Antes de cada avaliação é cedido um tempo (em torno de 10 minutos) para que os alunos possam consultar os slides enviados, os quais contêm os conteúdos que serão cobrados nas avaliações.
“Para permitir que os alunos que não possuem celulares sejam beneficiados pela produção de conhecimento obtido no grupo são efetuados debates em sala aula com os membros participantes com foco nos materiais postados”, explicou o professor de História Marcos Antônio Oliveira, coordenador do projeto, ressaltando o caráter complementar do uso da tecnologia.
Disponível em: www.acritica.com/channels/cotidiano/news/alunos-do-interior-do-amazonas-usam-celularcomo-ferramenta-de-aprendizagem. Acesso em: 11 jan. 2019. Adaptado.
Reflita sobre o que leu e escreva uma dissertação expondo sua opinião sobre a utilização de celulares em sala de aula.
Sua dissertação deve ter três parágrafos:
• No primeiro §: apresente o assunto e sua opinião sobre ele.
• No segundo §: apresente pelo menos dois argumentos que justifiquem sua opinião.
• No terceiro §: conclua, retomando brevemente o tema e sua tese.
Quando terminar, dê um título ao texto e faça a revisão dele, observando:
• Você escreveu sobre o tema dado?
• O texto contém os elementos próprios da dissertação (clareza e objetividade de linguagem; exposição de opinião sobre o tema)?
• A organização dos parágrafos segue o roteiro proposto? • O primeiro parágrafo apresenta o tema do texto e sua opinião sobre ele?
• No segundo parágrafo há pelo menos dois argumentos para justificar essa opinião?
• O terceiro parágrafo apresenta uma reafirmação da opinião exposta no início do texto? E foi escrito de forma diferente da que aparece no início do texto?
• Há coerência entre a opinião exposta e os argumentos que utilizou para justificá-la?
• A linguagem é objetiva e o vocabulário utilizado é formal (adequado a esse gênero de texto)?
• As frases expõem claramente o que você pretendeu e estão ligadas por conectores que dão clareza ao texto?
• Há repetição desnecessária de palavras ou expressões? Se houver, substitua-as por outras que não alterem o sentido do texto.
- História | 3.1 Espada e Oligárquica
(FUVEST 2010 1ª FASE) No “Manifesto Antropófago”, lançado em São Paulo, em 1928, lê-se: “Queremos a Revolução Caraíba (...). A unificação de todas as revoltas eficazes na direção do homem (...). Sem nós, a Europa não teria sequer a sua pobre declaração dos direitos do homem.”
Essas passagens expressam a
- Geografia | 5.1 População
Mas os sinos, felizmente, não tocavam apenas para
planger aqueles que morriam. Tocavam também para
assinalar as horas do dia e da noite, para chamar à festa ou
à devoção dos crentes, e houve um tempo, não tão distante
[5] assim, em que o seu toque a rebate era o que convocava o
povo para acudir às catástrofes, às cheias e aos incêndios,
aos desastres, a qualquer perigo que ameaçasse a
comunidade. [...]
Outros e diferentes são os sinos que hoje defendem
[10] e afirmam a possibilidade, enfim, da implantação no
mundo daquela justiça companheira dos homens, daquela
justiça que é condição da felicidade do espírito e até, por
mais surpreendente que possa parecer-nos, condição do
próprio alimento do corpo. Houvesse essa justiça, e nem
[15] um só ser humano mais morreria de fome ou de tantas
doenças que são curáveis para uns, mas não para outros.
Houvesse essa justiça, e a existência não seria, para mais
de metade da humanidade, a condenação terrível que
objetivamente tem sido. Esses sinos novos cuja voz se vem
[20] espalhando, cada vez mais forte, por todo o mundo são os
múltiplos movimentos de resistência e ação social que
pugnam pelo estabelecimento de uma nova justiça
distributiva e comutativa que todos os seres humanos
possam chegar a reconhecer como intrinsecamente sua,
[25] uma justiça protetora da liberdade e do direito, não de
nenhuma das suas negações.
José Saramago. Este mundo de injustiça globalizada.
A respeito do texto anteriormente apresentado, de José Saramago, e de múltiplos aspectos a ele relacionados, julgue o item.
No Brasil, o aumento do número de idosos na população e o consequente aumento dos gastos com previdência e saúde pública tornam-se alarmantes em razão de fatores diversos, como a desigualdade social, as questões de gênero, a formação educacional e as deficiências nos serviços públicos.