(UFRGS) Observe os gráficos abaixo e o quadro a seguir.
Os gráficos e o quadro apresentam as divisões das classes sociais brasileiras por renda familiar mensal em 2009 e a projeção para 2014.
Se a taxa de variação da projeção de cada uma das classes for constante, então, o número de brasileiros na classe AB superará, pela primeira vez, o número total de brasileiros nas classes D e E entre os anos de
Questões relacionadas
- História | 6.16 Conflitos no Oriente Médio
(UPE) Acredito que a maioria dos palestinos não morra de amores por Israel, mas eles aceitam, a contragosto, que os judeus israelenses não vão sair de lá. Da mesma maneira que os judeus israelenses – a contragosto – também aceitam que os palestinos estão aqui para ficar. Essa não é uma base para uma lua de mel, mas talvez para um divórcio justo, como no caso da República Tcheca e da Eslováquia.
Amós Oz ao jornal alemão Deutsch Welle, publicado no Brasil pela Carta Capital, em 05 de agosto de 2014.
O texto em questão, do Nobel da Paz Amós Oz, é uma reflexão sobre os atuais conflitos no Oriente Médio. No contexto do século passado, o principal evento histórico, considerado um marco na história desse conflito, foi a
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
Texto base: Escreva as atividades que você realiza todos os dias no mesmo horário ou em horários muito próximos.
Enunciado:
Por volta das 7 horas:
Por volta das 12 horas:
Por volta das 16 horas:
Por volta das 22 horas:
- Língua Portuguesa - Fundamental | 1.02 Variedades Linguísticas
Leia o convite a seguir.
Explique por que nesse tipo de convite, o texto é produzido geralmente na linguagem formal.
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
. Texto base: O trecho, retirado da música Dr. Getúlio, de Chico Buarque e Edu Lobo, mostra uma imagem positiva criada em torno de Getúlio Vargas. Disponível em: <http://letras.mus.br/chico-buarque/85956/>. Acesso em: 19 out. 2013.
Enunciado:
Com base na leitura do trecho, explique como foi construída a imagem de Getúlio como o “pai dos pobres” e “pai dos trabalhadores”.
- Língua Espanhola | 1.4 Estratégias de Leitura
En la República Democrática del Congo menos del 29% de la población rural tiene acceso al agua potable, y menos del 31% cuenta con servicios de saneamento adecuados. En un país cuya situiación há sido calificada como “la peor emergencia posible de África en las últimas décadas”, las enfermedades hacen estragos entre la población. La diarrea provoca cada año la muerte del 14% de los niños menores de cinco años, y los brotes epidémicos de cólera causan más de 20 000 muertes anuales, sobre todo en las provincias de Katanga Oriental, Kivu del Norte y del Sur. Con el objetivo de paliar esta situación, la Fundación We Are Water ha llevado a cabo un proyecto de Unicef en los distritos del sur y el este del país para mejorar el acceso al agua potable, la higiene y el saneamiento en las comunidades rurales y semirrurales donde el cólera es endémico. Gracias a la excavación de pozos, el establecimiento de instalaciones para la extracción de agua y la formación de agentes de salud para mejorar las prácticas de higiene de estas comunidades, 10 000 niños, 5 000 mujeres y 5 000 hombres de 30 aldeas y áreas cercanas a las ciudades han mejorado su acceso al agua potable y se verán libres de la amenaza del cólera.
VAN DER BERG, E. Disponível em: www.nationalgeographic.com.es. Acesso em: 27 jul. 2012.
A partir das informações sobre as condições de saneamento básico na República Democrática do Congo e do gênero escolhido para veiculá-las, a função do texto é