Fazer a pele produzir mais colágeno é a meta de muitos dos mais modernos produtos de beleza. Cremes faciais, que utilizam a substância mostrada ao lado, têm conseguido esse feito. O arranjo de sua longa cadeia cria nanofitas planas. Apesar de o mecanismo exato sobre a sua ação na pele ainda ser desconhecido, acredita-se que a superfície larga e plana, formada pelas nanofitas, poderia facilitar o acúmulo de colágeno.
(Disponível em: http://revistagalileu.globo.com/revista/common/0,,emi189299-17770,00-segredo+dos+cremes+antirruga+esta+nas+nanoparticulas.html.
O texto traz uma abordagem sobre
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa | 1.03 Capacidade de Análise
Nas peças publicitárias, vários recursos verbais e não verbais são usados com o objetivo de atingir o público-alvo, influenciando seu comportamento. Considerando as informações verbais e não verbais trazidas no texto a respeito da hepatite, verifica-se que:
- Biologia | 12.2 Cadeia e Teias Alimentares, Pirâmides e Energia
(UDESC) A figura é um exemplo divertido de uma cadeia alimentar. Esta, no entanto, não retrata todas as complexas redes alimentares em um ecossistema, que são mais bem representadas pelas teias alimentares
Considerando todas as possibilidades de uma teia alimentar, certamente o primeiro peixinho da figura não poderia nunca ser considerado como:
- Física | A. Escalar
(UNESP) Em uma viagem de carro com sua família, um garoto colocou em prática o que havia aprendido nas aulas de física. Quando seu pai ultrapassou um caminhão em um trecho reto da estrada, ele calculou a velocidade do caminhão ultrapassado utilizando um cronômetro.
O garoto acionou o cronômetro quando seu pai alinhou a frente do carro com a traseira do caminhão e o desligou no instante em que a ultrapassagem terminou, com a traseira do carro alinhada com a frente do caminhão, obtendo 8,5s para o tempo de ultrapassagem.
Em seguida, considerando a informação contida na figura e sabendo que o comprimento do carro era 4m e que a velocidade do carro permaneceu constante e igual a 30m/s, ele calculou a velocidade média do caminhão, durante a ultrapassagem, obtendo corretamente o valor
- Arte - Fundamental | 03.7. Brinquedos artesanais
RELEITURA DAS OBRAS DE AMILCAR DE CASTRO
MATERIAL
- Cola
- Fotos impressas das obras do artista
- Tesoura
- Bandejas de isopor
- Tinta guache nas cores, preto, vermelho, amarela e azul
- Jornal ( para forrar a mesa)
- Pincel
PROCEDIMENTOS
- Falar um pouco sobre o artista Amilcar de Castro.
- Bibliografia: Mineiro, Amílcar Augusto Pereira de Castro (1920-2002) foi gravador, desenhista, diagramador e professor. Mas foi graças à escultura concreta que fez seu nome. Em Belo Horizonte estudou na Faculdade de Direito da UFMG (...)
- Veja mais em https://educacao.uol.com.br/disciplinas/cultura-brasileira/amilcar-de-castro-expoente-da-escultura-concreta.htm?cmpid=copiaecola
- Mostrar fotos das suas obras
- s/ título, 1985, aço, 110 x 250 x 250 cm, Coleção MAC/USP... –
- Veja mais em https://educacao.uol.com.br/disciplinas/cultura-brasileira/amilcar-de-castro-expoente-da-escultura-concreta.htm?cmpid=copiaecola
- https://www.escritoriodearte.com/artista/amilcar-de-castro/
- Deixar as crianças manusearem as fotos, observando os traços, as cores, as formas, e os materiais utilizados pelo artista
- Falar sobre o tamanho das esculturas, cores, formas e linhas utilizadas pelo artista
- A criança deverá escolher a foto que mais gostou.
- Forrar a mesa com jornal
- Distribuir 02 bandejinhas de isopor para cada criança
- A criança deverá colar a foto em uma das bandejas de isopor
- Na outra bandeja, ela deverá molhar o pincel na tinta guache e desenhar na bandeja de isopor, reproduzindo a obra que foi colada na primeira bandeja
- Para exposição em sala de aula, o professor deverá fazer um móbile com as bandejas de isopor, intercalando a bandeja com foto colada, com a bandeja pintada pelas crianças
- OBS: as bandejas poderão ser coladas com fita na parte de trás.
- Pendurar os móbiles na sala de aula e deixar que as crianças notem a semelhança dos trabalhos do autor com os que elas pintaram. Com isso, mostrar para as crianças que este tipo de trabalho não é um trabalho livre, de criação e sim de releitura de uma obra de Arte.
RELEITURA DAS OBRAS DE AMILCAR DE CASTRO
- Língua Portuguesa - Fundamental | 05. Preposições
Texto base: Leia o texto.
Enunciado:
Observe, nos trechos seguintes, o uso da preposição PARA:
- a) “Para provar o que digo, desça daí...” (2º parágrafo)
- b) “...a raposa queria, na verdade, era impedir que o galo voasse para longe” (3º parágrafo)
Em um parágrafo, explicite os sentidos indicados por essa preposição em cada um dos enunciados