Pesquisadores estão testando tratamentos para a calvície, cultivando cabelo em uma placa de Petri. Duas moléculas distintas parecem promissoras para possíveis tratamentos para a perda capilar: um peptídeo de levedura e um antioxidante chamado isoflavona. Com relação a esse tratamento, assinale a alternativa correta
Questões relacionadas
- Matemática | 10. Estatística
Uma grande rede de supermercados adota um sistema de avaliação dos faturamentos de suas filiais, considerando a média de faturamento mensal em milhão. A matriz da rede paga uma comissão para os representantes dos supermercados que atingirem uma média de faturamento mensal (M), conforme apresentado no quadro.
Um supermercado da rede obteve os faturamentos num dado ano, conforme apresentado no quadro.
Nas condições apresentadas, os representantes desse supermercado avaliam que receberão, no ano seguinte, a comissão de tipo - Língua Portuguesa - Fundamental | 4.06 Artigo de Opinião
Texto base: Leia o texto a seguir e responda à questão. As girafas com certeza se destacam na multidão. Seja no zoológico ou no seu habitat natural na África central, elas são mais altas que os outros animais e são o segundo maior animal terrestre que existe hoje em dia (o elefante africano é o maior). O tamanho do pescoço da girafa intriga os observadores há anos. “Como foi que a girafa ficou com este pescoço tão longo?”, alguns perguntam. Ao presenciar uma girafa de 3 metros de altura levantar seu pescoço de 2,5 metros até o limite e, então, somar outros 30 centímetros com sua língua comprida e gulosa, para pegar aquilo que parecia ser um galho fora do alcance no alto de uma árvore acácia, alguns podem acreditar que o processo de se esticar tenha levado ao processo de crescimento do pescoço da girafa. Mas, de fato, será que uma girafa é capaz de aumentar sua própria estatura? Se uma característica tivesse mudado, isso não iria afetar o todo? Vamos considerar o caso da girafa. A girafa é um mamífero; portanto, a maior parte de sua anatomia é semelhante a de outros mamíferos. Como a maioria dos outros mamíferos, a girafa tem sete ossos no pescoço. Mas, e se ela não tivesse sete ossos entre o corpo e a base do crânio? Bem, o pescoço curto do ser humano dá suporte para balancear perfeitamente a cabeça na postura ereta com muito pouco esforço. Já a cabeça grande da girafa precisa ser mantida no alto o tempo todo. Quando a girafa está em pé, metade dos seus músculos do pescoço (que pesam em torno de 225 kg) está tencionada. A quantidade de músculos necessária é diretamente ligada ao número de juntas que têm que ser suportadas. Se fossem reduzidas para apenas duas juntas, no crânio e no peito, seu peso iria reduzir consideravelmente e menos energia iria ser necessária para sobreviver. Se a diminuição dos alimentos disponíveis levou o pescoço a se transformar, a quantidade de ossos no pescoço e juntas não seria mutável também por esse processo de evolução? Claro que o problema com este design seria uma perda de flexibilidade e isso iria aumentar grandemente as chances de o pescoço se quebrar caso a girafa recebesse uma pancada na cabeça ou no pescoço. Por outro lado, um pescoço com muitas juntas necessitaria exatamente do oposto: maior utilização de energia e maior massa muscular a ser suportada. Isto faria o centro de gravidade da girafa deslocar-se para frente das patas dianteiras quando a cabeça estivesse estendida totalmente para frente, fazendo com que as patas traseiras saíssem do chão, supondo que as pernas da frente fossem fortes o suficiente. Sete ossos no pescoço é um design excelente. Disponível em: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/animais/girafa-4.php. 25 set. 2011 (adaptado).
Enunciado:
Observando o 1º parágrafo do texto, explique o tipo de informação que esse trecho apresenta aos leitores.
- Língua Espanhola | 2.07 Advérbios e Adjetivos
(IFBA) Texto: Educación técnico-profesional
A partir del 2015 se llevará a cabo una completa modernización de las especialidades que imparten los liceos técnico-profesionales (TP). 1Después de diversos análisis y consultas se decidió actualizar de manera integral esta modalidad educacional que ha sido muy valorada no sólo por jóvenes más vulnerables, sino también por el sector empresarial.
Este último enfrenta el desafío de mejorar La capacidad de innovación y la productividad y, por esa vía, lograr un crecimiento económico que garantice un mayor bienestar social. Para lograr este fin se requiere avanzar en múltiples áreas; sin embargo, una de las más importantes implica disponer de un capital humano en la cantidad y calidad apropiados.
En este contexto, las políticas orientadas a mejorar la calidad de los aprendizajes logrados a nivel de la educación secundaria no sólo deben facilitar transiciones exitosas de los jóvenes hacia los estudios de nivel terciario, sino también al mundo del trabajo. 2Asimismo, es interesante constatar que 3la participación promedio de La educación TP en la Ocde (Organización para La Cooperación y Desarrollo Económico) alcanza El de la matrícula de educación secundaria, mientras que en Chile este guarismo representa un Además, es posible anticipar que El interés por este nivel educacional aumentará em el tiempo debido a la necesidad de disponer de una fuerza laboral más orientada a ocupaciones técnicas.
Los jóvenes que han cursado este tipo de educación parecen tener mejores herramientas para enfrentar el mundo laboral en comparación con sus pares egresados de educación científico-humanista. No obstante lo anterior, se aprecian diferencias significativas en el impacto que generan sobre el empleo y salarios cada categoría de educación TP (industrial, técnica, comercial, agrícola, etc.).
Por último, 4los principales desafíos de política pública serán mantener actualizada la oferta curricular de esta modalidad junto a lãs necesidades del mercado laboral, asegurar um sistema de información adecuado para la toma de decisiones de los jóvenes y sus familias y um sistema de formación de profesores alineados con las nuevas tendencias mundiales.
Disponivel em: http://www.latercera.com/noticia/opinion/ideasy- debates/2013/07/895-535319-9-educacion-tecnicoprofesional.shtml (Adaptado).
Acesso em: 17 de setembro de 2013.
De acuerdo con el texto, la palabra “Asimismo” (ref. 2) puede ser sustituida por el sinónimo:
- Língua Portuguesa | 1.09 Recursos Expressivos e Recursos Estilísticos
Veja, 20 de maio, 2009 (adaptado).
Na interpretação das informações do gráfico, apresentadas abaixo, respeitam-se as regras gramaticais da norma padrão da língua portuguesa em:
- Biologia | 9.4 Fisiologia Vegetal
Em 1938, os pesquisadores Hanner e Bonner realizaram uma série de experimentos, hoje considerados clássicos, para o estudo do fotoperiodismo das plantas. O esquema a seguir demonstra os resultados desse experimento.
Com base nos resultados e nas conclusões obtidas a partir desse experimento, identifique com V as afirmativas verdadeiras e com F, as falsas.
(__) As plantas de dia curto florescem quando submetidas a um período de escuro igual ou menor que o período declaro.
(__) A interrupção da noite com um flash de luz não produziu qualquer efeito visível no resultado do experimento.
(__) As plantas de dia longo florescem quando submetidas a períodos claros superiores aos períodos escuros.
(__) As plantas possuem um fotoperíodo crítico, relacionado com a duração do período de escuro, e não com o período do dia na determinação da floração.
A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é a: