(FGV-RJ) Em uma prova de História, 20% dos alunos tiraram 5,0, 45% tiraram 6,0, 20% tiraram 7,5 e os demais tiraram 10,0.A diferença entre a média e a mediana das notas dos alunos nessa prova foi:
Questões relacionadas
- Arte - Fundamental | 03. Elementos da Linguagem Artística
- Apresente para os alunos as seguintes obras fotográficas. Acrescente outras se achar interessante.
- Fotoforma, Estação da Luz, 1949
- Figura 1 - Geraldo de Barros, Fotoforma, Estação da Luz, 1949. Disponível em: <http://www.itaucultural.org.br/programe-se/agenda/evento/moderna-para-sempre-fotografia-modernista-brasileira-na-colecao-itau-cultural-no-rio-de-janeiro-rj/>, acesso 28 nov. 2016.
- Paralelas e Diagonais (ca. 1950), de José Yalenti
- Figura 2- José Yalenti, Paralelas e Diagonais, (ca. 1950). Fotografia. Disponível em: < http://d3nv1jy4u7zmsc.cloudfront.net/wp-content/uploads/2014/01/Paralelas-e-Diagonais-c1950_Jos%C3%A9-Yalenti_reprodu%C3%A7%C3%A3o-fotogr%C3%A1fica-Jo%C3%A3o-L-Musa.jpg>, acesso 28 nov. 2016.
- Figura 3- Geraldo de Barros, Sem título (Fios telegráficos), ca. 1950.Fotografia. Disponível em: < http://www.tate.org.uk/art/artworks/barros-sem-titlo-fios-telegraficos-l02981>, acesso 28 nov. 2016.
- Figura 4 - Geraldo de Barros, Sem título (Fios telegráficos), ca. 1950.Fotografia. Disponível em: < http://www.ims.com.br/images/86/58/prog_imginterna_1413918658.jpg>, acesso 28 nov. 2016.
2. Faça um debate com a turma sobre as linhas das imagens: os tipos, como foram obtidas, linhas similares vistas na sala de aula.
3.Proponha que saiam em grupos de até quatro alunos pela escola, em busca de imagens inspiradas nas fotografias vistas.
4.Cada grupo deve selecionar até três imagens para uma apresentação e debate com a turma.
- Biologia | A. Digestão
Um dado preocupante, quando se analisa o hábito alimentar da população brasileira, principalmente nos grandes centros urbanos, é que em geral se verifica uma baixa ingestão de alimentos ricos em fibras. As fibras estão presentes em maior quantidade em vários alimentos de origem vegetal, tais como, verduras, legumes, frutas e cereais integrais.
A ingestão dos alimentos ricos em fibras é importante porque:
- Língua Portuguesa | 1.2 Percepção das Ideias do Texto
Encontrando base em argumentos supostamente científicos, o mito do sexo frágil contribuiu historicamente para controlar as práticas corporais desempenhadas pelas mulheres. Na história do Brasil, exatamente na transição entre os séculos XIX e XX, destacam-se os esforços para impedir a participação da mulher no campo das práticas esportivas. As desconfianças em relação à presença da mulher no esporte estiveram culturalmente associadas ao medo de masculinizar o corpo feminino pelo esforço físico intenso. Em relação ao futebol feminino, o mito do sexo frágil atuou como obstáculo ao consolidar a crença de que o esforço físico seria inapropriado para proteger a feminilidade da mulher “normal”. Tal mito sustentou um forte movimento contrário à aceitação do futebol como prática esportiva feminina. Leis e propagandas buscaram desacreditar o futebol, considerando-o inadequado à delicadeza. Na verdade, as mulheres eram consideradas incapazes de se adequar às múltiplas dificuldades do “esporte-rei”.
TEIXEIRA, F. L. S.; CAMINHA, I. O. Preconceito no futebol feminino: uma revisão sistemática.Movimento, Porto Alegre, n. 1, 2013 (adaptado).
No contexto apresentado, a relação entre a prática do futebol e as mulheres é caracterizada por um: - Espanhol - Fundamental | 3. Gramática
Lee la siguiente viñeta de Ramón y resuelve la cuestión. Disponible en: http://elpais.com/elpais/2013/09/16/vinetas/1379346769_824875.html. Acceso el: 17 set. 2013
Enunciado:
Las maneras más ecológicas de desplazarse por la ciudad son a pie o en bici. Al que anda a pie lo llamamos
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.08 Reportagem
Leia os três textos que seguem para responder a pergunta.
Percebe-se, pela fala das estudantes nos textos II e III, que