Uma pesquisa foi realizada com 40 alunos de uma classe sobre a quantidade de filmes a que cada um assistiu durante o primeiro semestre. O resultado está representado no gráfico.
A média aritmética do número de filmes assistidos pelos alunos é:
Questões relacionadas
- História | 1.5 Ciclo do Açúcar e Sociedade Colonial
Na África, os europeus morriam como moscas; aqui eram os índios que morriam: agentes patogênicos da varíola, do sarampo, da coqueluche, da catapora, do tifo, da difteria, da gripe, da peste bubônica, e possivelmente da malária, provocaram no Novo Mundo o que Dobyns chamou de “um dos maiores cataclismos biológicos do mundo”. No entanto, é importante enfatizar que a falta de imunidade, devido ao seu isolamento, não basta para explicar a mortandade, mesmo quando ela foi de origem patogênica.
CUNHA, M. C. Índios no Brasil: história, direitos e cidadania. São Paulo: Claro Enigma, 2012.
Uma ação empreendida pelos colonizadores que contribuiu para o desastre mencionado foi o(a)
- Química | 2.3 Termoquímica
(UEFS) O ácido nítrico é importante matéria-prima para a produção de explosivos, fertilizantes e corantes de tecidos. É obtido industrialmente a partir da reação de amônia com o oxigênio, na presença de catalisador de platina, de acordo com as equações químicas que representam, resumidamente, esse processo
I. 6NH3(g) + O2(g) -- 6NO(g) + 9H2O ℓ
II. 6NO(g) + 3O2(g) -- 6NO2(g)
III. 6NO2(g) + 3H2Oℓ -- 3HNO2(aq) + 3HNO3(aq)
IV. 3HNO2(aq) -- HNO3(aq) + 2NO(g) + H2O ℓCom base nessas informações e de acordo com as equações químicas que representam o processo de fabricação do ácido nítrico, é correto afirmar:
- Física | 2.3 Trabalho, Potência e Energia
Um funil que gira com velocidade angular uniforme em torno do seu eixo vertical de simetria apresenta uma superfície cônica que forma um ângulo θ com a horizontal, conforme a figura. Sobre esta superfície, uma pequena esfera gira com a mesma velocidade angular mantendo-se a uma distância d do eixo de rotação. Nestas condições, o período de rotação do funil é dado por:
- Espanhol - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Lee la carta a continuación.
Estimado/a Sr./Sra.:
Nos ponemos en contacto con Ud. para comunicarle que el Centro Nacional de Física de Partículas, Astropartículas y Nuclear (CPAN1 ) convoca la primera edición de Física de partículas en el instituto: ¡Investiga con el LHC! Esta actividad consiste en un taller práctico donde se propone a estudiantes de secundaria que se conviertan en físicos de partículas por un día y analicen datos del Gran Colisionador de Hadrones (LHC), el mayor acelerador de partículas del mundo que opera el Laboratorio Europeo de Física de Partículas (CERN) en Ginebra, y que cuenta con una importante participación española.
El taller Física de partículas en el instituto: ¡Investiga con el LHC! se desarrolla en el marco de la Semana de la Ciencia el próximo mes de noviembre. La actividad incluye un ciclo de conferencias en los institutos de educación secundaria que los centros pueden solicitar durante el curso 2011‐2012.
Más información y registro: www.i‐cpan.es/eso [email protected]
Esperamos que esta información sea de su interés y contemos con su participación en esta actividad divulgativa.
Disponible en <https://www.i-cpan.es/media/presentacion_masterclass_CPAN.pdf>. Acceso el 15 de junio de 2019.
Marca la mejor despedida para la carta.
- Física | 4.1 Conceitos Básicos e Óptica Geométrica
(UDESC) Com relação aos fenômenos da reflexão e da refração da luz branca, analise as proposições
I. A transparência dos vidros é explicada pelos fenômenos de refração e reflexão.
II. A dispersão da luz branca em um prisma de vidro é devida à reflexão na face de incidência do prisma.
III. A luz branca dispersa em um prisma é composta somente pelas cores primárias vermelho, verde e azul.
Assinale a alternativa correta.