O craqueamento (craking) é a denominação técnica de processos químicos na indústria por meio dos quais moléculas mais complexas são quebradas em moléculas mais simples. O princípio básico desse tipo de processo é o rompimento das ligações carbono-carbono pela adição de calor e/ou catalisador. Um exemplo da aplicação do craqueamento é a transformação do dodecano em dois compostos de menor massa molar, hexano e propeno (propileno), conforme exemplificado, simplificadamente, pela equação química a seguir:
São dadas as equações termoquímicas de combustão completa, no estado-padrão para três hidrocarbonetos:
Utilizando a Lei de Hess, pode-se afirmar que o valor da variação de entalpia-padrão para o craqueamento do dodecano em hexano e propeno, será
Questões relacionadas
- Biologia | 12.5 Sucessão Ecológica
(UFRGS) Ao longo do tempo, ocorrem mudanças na repartição de energia, na estrutura das espécies e nos processos de uma comunidade biológica, e essa sequência de mudanças é denominada sucessão ecológica.
Com relação à sucessão ecológica, considere as afirmações abaixo.
I. O estágio inicial de uma sucessão caracteriza-se pela presença de plantas pioneiras que exibem altas taxas de crescimento.
II. A sucessão secundária leva mais tempo para atingir o clímax, do que a primária.
III. O estágio de clímax caracteriza-se por baixa diversidade de espécies, em função do aumento dos nichos ecológicos.
Quais estão corretas?
- Matemática | 15.1 Ponto
(UEL) A biometria é utilizada para a identificação pessoal e apresenta as seguintes características: universalidade, imutabilidade, facilidade de coleta e aceitação pública. A utilização das impressões digitais para reconhecimento biométrico oferece segurança e eficácia, podendo substituir os cartões e as senhas que se usa no dia a dia.
Adaptado de: MAZI, R. C.; PINO JUNIOR, A.
Identificação biométrica através da impressão digital usando redes neurais artificiais. Anais do XIV Encita. 2008.
Suponha que esse processo seja constituído de duas etapas: na primeira, o usuário tem seu polegar digitalizado e a imagem gerada é transformada em um padrão matemático; na segunda, esse padrão é comparado em um banco de dados de usuários para se determinar a quem pertence a imagem digitalizada. Suponha também que o padrão matemático armazenado seja a equação da elipse central presente no polegar direito e que o banco de dados de usuários contenha as entradas a seguir.
Um desses usuários teve o polegar direito digitalizado e as propriedades da elipse central E (ilustrada na figura) são as seguintes:
- A elipse E passa pelo ponto (1,0)
- A elipse E não intercepta o eixo y
- A elipse E intercepta o eixo x em apenas um ponto.
Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, o usuário a quem pertence a digital.
- Física
Anemômetros são instrumentos usados para medir a velocidade do vento. A sua construção mais conhecida é a proposta por Robinson em 1846, que consiste em um rotor com quatro conchas hemisféricas presas por hastes, conforme figura abaixo. Em um anemômetro de Robinson ideal, a velocidade do vento é dada pela velocidade linear das conchas. Um anemômetro em que a distância entre as conchas e o centro de rotação é r=25cm em um dia cuja velocidade do vento é v=18Km/h teria uma frequência de rotação de:
- Língua Inglesa | 1.3 Modelo de Questão: Enem x Tradicional
Are Twitter and Facebook affecting how we think?
Is constant use of electronic gadgets reshaping our brains and making our thinking shallower?
By Neil Tweedie
How many times do you click on your email icon in a day? Or look at Facebook, or Twitter? And how many times when reading on the internet do you click on a link navigating away from the text that was the original object of your enquiry? The web, it seems, is like an electronic sweet shop, forever tempting us in different directions. But does this mental promiscuity, this tendency to flit around online, make us, well, thicker?
Nicholas Carr, the American science writer, has mined this theme for his new book, The Shallows, in which he argues that new media are not just changing our habits but our brains. It turns out that the mature human brain is not an immutable seat of personality and intellect but a changeable thing, subject to "neuroplasticity". When our activities alter, so does the architecture of our brain. "I'm not thinking the way I used to think," writes Carr. "I feel it most strongly when I'm reading."
Disponível em: www.telegraph.co.uk. Acesso em: 27 fev.2012
Neil Tweedie levanta vários questionamentos sobre a utilização de diferentes recursos tecnológicos disponíveis hoje em dia. A partir desses questionamentos e dos argumentos do escritor norte-americano Nicholas Carr, o texto sugere que:
- Biologia | 10.4 Artrópodes e Equinodermos
(FUVEST 2009 1ª FASE) O esquema abaixo representa uma das hipóteses para explicar as relações evolutivas entre grupos de animais. A partir do ancestral comum, cada número indica o aparecimento de determinada característica. Assim, os ramos anteriores a um número correspondem a animais que não possuem tal característica e os ramos posteriores, a animais que a possuem.
As características “cavidade corporal” e “exoesqueleto de quitina” correspondem, respectivamente, aos números