(UEPB) TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO:
Reescrever, editar e remixar na era digital: novos conteúdos?
Os historiadores da escrita defendem que ela passou por três grandes fases: manuscrita, livro impresso e eletrônica, cada uma definida por diferentes materiais e instrumentos, também advertem que cada uma sobrevive ilimitadamente nas seguintes, se adequando a diferentes áreas de uso. Ao mesmo tempo que nascem novas práticas, 1nada desaparece, tudo se reorganiza.
2Portanto, se apresentar as culturas escritas às crianças e aos jovens é fundamental, nos encontramos diante de um desafio: a cultura escrita é diversa. Ela existe de um modo manual, tanto a impressa como a digital. 3A questão não se reduz a deixar de escrever no papel para fazê-lo no computador. 4Quando se usam papel ou computador, são mantidos, em parte, os conteúdos a ensinar, mas se impõem novos e isso nos faz reformular o ensino. [...]
In: Revista Nova Escola, São Paulo: Abril, Ano XXVIII, n° 260, março de 2013, p. 71.
A expressão “nada desaparece, tudo se organiza” (ref. 1) pode ser considerada:
I. Intertextualidade de base estilística, pois apresenta certos procedimentos similares conhecidos em outra situação discursiva.
II. Comparação, por existir alguma semelhança entre dois enunciados produzidos em situações distintas.
III. Construção discursiva que remete a um enunciado produzido em outro contexto enunciativo.
Analise as proposições e marque a alternativa que apresenta, apenas, a(s)correta(s).