A seguir, é apresentado um conjunto de cinco afirmações a respeito de propriedades físico-químicas e estruturais de misturas homogêneas ou substâncias puras derivadas de solventes orgânicos. Preencha os parênteses com (V) para verdadeiro e (F) para falso.
( ) Gasolina e etanol formam uma mistura homogênea à temperatura ambiente.
( ) A mistura de água e etanol submetida à destilação simples origina etanol puro, destilado a 78°C e água pura a 100°C sob pressão de 1 atmosfera.
( ) O propan-1-ol é isômero de função da propanona.
( ) O acetato de etila e o éter dietílico apresentam cadeias heterogêneas.
( ) O biodiesel é um monoéster obtido na transesterificação de um óleo ou uma gordura.
A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é
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(Uniderp) Na espécie humana, observa-se uma caraterística que é expressa por ação de dois pares de genes, com segregação independente (Ss e Tt). Os indivíduos com a característica dominante possuem, pelo menos, um alelo S e um T, os demais são recessivos, anômalos.
Considerando-se essa informação, é correto afirmar que a probabilidade de nascer um indivíduo anômalo do cruzamento de um casal SsTt x SStt é
- Língua Inglesa | 2.07 Conjunções
(UNIFESP) Nobel winner Malala opens school for Syrian refugees
Sylvia Westall
July 13, 2015
Bekaa Valley, Lebanon
Malala Yousafzai, the youngest winner of the Nobel Peace Prize, celebrated her 18th birthday in Lebanon on Sunday by opening a school for Syrian refugee girls and called on world leaders to invest in “books not bullets”. Malala became a symbol of defiance after she was shot on a school bus in Pakistan in 2012 by the Taliban for advocating girls’ rights to education. She continued campaigning and won the Nobel in 2014.
“I decided to be in Lebanon because I believe that the voices of the Syrian refugees need to be heard and they have been ignored for so long,” Malala told Reuters in a schoolroom decorated with drawings of butterflies. The Malala Fund, a non-profit organization that supports local education projects, provided most of the funding for the school, set up by Lebanon’s Kayany Foundation in the Bekaa Valley, close to the Syrian border. The Kayany Foundation, established by Syrian Nora Joumblatt in response to Syria’s refugee crisis, has already completed three other new schools to give free education to Syrian children in Lebanon. The Malala school can welcome up to 200 girls aged 14 to 18.
“Today on my first day as an adult, on behalf of the world’s children, I demand of leaders we 1must invest in books 2instead of bullets,” Malala said in a speech. Lebanon is home to at
least 1.2 million of the 4 million refugees that have fled Syria’s war to neighboring countries. There are about 500,000 Syrian school-age children in Lebanon, but only a fifth are in formal education. “We are in danger of losing generations of young Syrian girls due to the lack of education,” Joumblatt said in a speech at the opening of the school. “Desperate and displaced Syrians are increasingly seeing early marriage as a way to secure the social and financial future of their daughters. We need to provide an alternative: Keep young girls in school instead of being pressured into wedlock.”
Lebanon, which allows informal settlements on land rented by refugees, says it can no longer cope with the influx from Syria’s four-year conflict. More than one in four people living in Lebanon is a refugee. The United Nations says the number of Syrian refugees in neighboring countries is expected to reach 4.27 million by the end of the year. “In Lebanon as well as in Jordan, an increasing number of refugees are being turned back at the border,” Malala said. “This is inhuman and this is shameful.”
Her father Ziauddin said he was proud she was carrying on her activism into adulthood. “This is the mission we have taken for the last 8-9 years. A small moment for the education of girls in Swat Valley: it is spreading now all over the world,” he said.
(www.reuters.com. Adaptado.)
A expressão “instead of” (ref. 2) indica uma ideia de:
- História - Fundamental | 15. Transformações na Europa Medieval
Leia o texto abaixo.
Viver na Europa no século XIV
[...] o século XIV foi, ainda assim, dentro e fora de Inglaterra, um período de profundas tensões, convulsões e mutações de ordem demográfica, econômica, social, trabalhista, política e religiosa na Europa; fustigado* pela Peste Negra (1348-49), por insurreições populares como a Jacquerie (1358), os Ciompi (1378), os Maillotins (1382) ou a Revolta dos Camponeses (1381), por cisões religiosas e teológicas como o Grande Cisma do Ocidente (1378-1417) e o aparecimento dos lollards, a partir da década de 1370.
ALARCÃO, Miguel. Boa Londres é esta: em torno das revoltas populares de 1381 e 1383.
Disponível em: <https://run.unl.pt/bitstream/10362/14792/1/1381.pdf>. Acesso em: 18 maio 2018.
Glossário
Fustigado: maltratado; que sofreu algum castigo; que foi maltratado.
De acordo com o texto, a vida dos europeus no século XIV foi afetada por:
- Biologia
(UFPI) Assinale a alternativa que menciona, corretamente, o que pode significar, sob o ponto de vista evolutivo, o fato de animais com características primitivas, como as esponjas, terem sido um dos primeiros a se formar e serem abundantes até hoje.
- Química | B. Cálculos Estequiométricos
(UCS) Os camelos armazenam em suas corcovas gordura sob a forma de triestearina (C57H110O6). Quando essa gordura é metabolizada, ela serve como fonte de energia e água para o animal. Esse processo pode ser simplificadamente representado pela seguinte equação química balanceada:
2 C57H110O6(S) + 163 O2(g) → 114 CO2(g) + 110 H2O(l)
A massa de água que pode ser obtida a partir da metabolização de 1 mol de triestearina é deDado: Considere que o rendimento da reação seja de 100%.