A queima de nitrogênio produz o monóxido de nitrogênio, NO, e ocorre regularmente como uma reação lateral quando os hidrocarbonetos são queimados como combustíveis. Em altas temperaturas produzidas em um motor funcionando, parte do nitrogênio reage com o oxigênio para formar NO, como expressa a equação:
N2(g) + O2(g) -> 2NO(g) ∆Hº = - 180,5KJ.
Se um motor gera 15,7g de monóxido de nitrogênio durante um teste de laboratório, quanto de calor deve ser liberado nessa produção?
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(UDESC) A ficologia é o ramo da Biologia que estuda as algas. Analise as proposições abaixo, em relação às algas.
I. No grupo das algas estão as divisões: algas verdes – clorófitas; algas pardas – feófitas e algas vermelhas – rodófitas.
II. As algas apresentam um talo por onde passam os vasos condutores de seiva.
III. A reprodução assexuada das algas pode ocorrer por fragmentação, ou seja, um filamento da alga se desprende e origina outro filamento por mitose.
IV. As algas rodófitas possuem o pigmento hemoglobina, que é o responsável por sua cor vermelha.
Assinale a alternativa correta:
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(UESC)
Uma haste condutora, de comprimento igual a 1,0m e de peso igual a 10,0N, cai a partir do repouso, deslizando nos fios metálicos dispostos no plano vertical e interligados por um resistor de resistência elétrica igual a 1,0 Ω, conforme a figura.
Desprezando-se a forças dissipativas e sabendo-se que o conjunto está imerso na região de um campo magnético uniforme de intensidade igual a 1,0T, o módulo da velocidade máxima atingida pela haste é igual, em m/s, a:
- Ciências - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
A ilustração a seguir apresenta o processo de geração de energia elétrica em usinas hidrelétricas.
A energia elétrica é gerada a partir do movimento que a água provoca nas pás da turbina. Sendo assim, a energia elétrica é proveniente da transformação da energia
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(ENEM 2020 2º APLICAÇÃO) As canções dos escravos tornaram-se espetáculos em eventos sociais e religiosos organizados pelos senhores e chegaram a ser cantadas e representadas, ao longo do século XIX, de forma estereotipada e depreciativa, pelos blackfaces dos Estados Unidos e Cuba, e pelos teatros de revista do Brasil. As canções escravas, sob a forma de cakewalks ou lundus, despontavam frequentemente no promissor mercado de partituras musicais, nos salões, nos teatros e até mesmo na nascente indústria fonográfica — mas não necessariamente seus protagonistas negros. O mundo do entretenimento e dos empresários musicais atlânticos produziu atraentes diversões dançantes com base em gêneros e ritmos identificados com a população negra das Américas.
ABREU, M. O legado das canções escravas nos Estados Unidos e no Brasil: diálogos musicais no pós-abolição. Revista Brasileira de História, n. 69, jan.-jun. 2015.
A absorção de elementos da vivência escrava pela nascente indústria do lazer, como demonstrada no texto, caracteriza-se como