Foi publicado uma reportagem no site do UOL no dia 19 de setembro de 2013 sobre uma pesquisa onde fezes de ursos pandas podem dar origem a um biocombustível “[...] Segundo pesquisadores, 40 micróbios presentes no sistema digestivo dos pandas teriam mostrado alta eficiência no processo de quebra de moléculas de material orgânico presente nas fezes usado na obtenção de etanol […]”
Dado: Considere que a entalpia de combustão completa do etanol (C2H6O(ℓ)) a pressão constante seja -1368 kJ/mol. C: 12 g/mol; H: 1g/mol; O: 16 g/mol.
Fonte: http://noticias.uol.com.br/meio-ambiente/ultimas-noticia/redacao/2013/09/19/fezes-de-ursos-pandas-podem-dar-origem-anovo-biocombustivel-dizpesquisa.htm#fotoNav=4. Acesso dia 04/10/2013.
Baseado nas informações fornecidas e nos conceitos químicos é correto afirmar, exceto:
Questões relacionadas
- Espanhol - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Texto base: Lee el texto para contestar a las cuestiones 02 y 03. ¿Quiere África Subsahariana aprender español? Por: Vivian Murcia González. Editora de El PortalVoz.
trasfondo económico.
África quiere aprender español, cuando escribo esto rondan en mi cabeza aquellos jóvenes que conozco provenientes de alguno de esos países y que han llegado a España, como yo, a estudiar y a crecer como persona, el español es, para ellos, el punto de entrada a todo el continente europeo y, así, (en nuestro imaginario de inmigrantes, a lo mejor muy ingenuo) a un mundo de posibilidades académicas y económicas. Pero puede que en el fondo todo esté barnizado por un
Leo los patrocinadores del libro, Gas Natural, Indra, Isolux, grandes multinacionales españolas que ahora están ávidas de expansión. Hay que llegar a África, hay que llegar –aún más porque ya se ha llegado– a su mercado. Entonces me resigno, el español es usado como vehículo mercantil, un interés velado en medio de tanta algarabía y ganas de aprender castellano. No niego el gran esfuerzo de los hispanistas reunidos en este libro, todo lo contrario, sus investigaciones son tan rigurosas que me sorprende el interés académico de quienes trabajan por el idioma en zonas remotas.
Mi resignación se produce cuando vuelvo a preguntarme lo que al comienzo de este texto me interesaba: ¿Con qué fines se inclinan los habitantes de estos países a estudiar español? puede que en alguno de ellos la iniciativa sea plenamente intelectual, pero la realidad es que la razón económica está, a esa ya nadie la puede negar, es más, ahora se usa como justificante para millones de estudios, no digo que este sea el caso.
Disponible en: <http://www.nci.tv/index.php/menuportalvoz/submenu-caminantes/12814-quiere-africa-subsahariana-aprender-espanol>. Acceso el: 06 abr. 2015. (Fragmento)
Enunciado:
Según el punto de vista de la autora, los principales motivos por los cuales se enseña español en países africanos son
- Sociologia | 3. Trabalho e Produção
(ENEM 2021 2° APLICAÇÃO) A antiga condição de emprego construía, por assim dizer, a vida humana, que podia ser planejada. Tanto os trabalhadores como os donos de fábrica sabiam muito bem que iriam se encontrar novamente amanhã, no ano seguinte, pois os dois lados dependiam um do outro. E porque todos sabiam disso podiam brigar uns com os outros, mas no final tendiam a concordar com um modus vivendi. Bem, nada disso existe hoje. A maioria das pessoas não pode planejar seu futuro muito tempo adiante.
PALLARES-BURKE, M. L. G. Entrevista com Zygmunt Bauman.
Tempo Soc., n. 1, 2004 (adaptado).
No trecho da entrevista, o sociólogo Zygmunt Bauman analisa as modificações no mundo do trabalho e suas repercussões no que se refere à
- Língua Portuguesa | 1.01 Estrutura do Texto
Era uma moça de dezesseis a dezessete anos, delgada sem magreza, estatura um pouco acima de mediana, talhe elegante e atitudes modestas. A face, de um moreno-pêssego, tinha a mesma imperceptível penugem da fruta de que tirava a cor; naquela ocasião tingiam-na uns longes cor-de-rosa, a princípio mais rubros, natural efeito do abalo. As linhas puras e severas do rosto parecia que as traçara a arte religiosa. Se os cabelos, castanhos como os olhos, em vez de dispostos em duas grossas tranças lhe caíssem espalhadamente sobre os ombros, e se os próprios olhos alçassem as pupilas ao céu, disséreis um daqueles anjos adolescentes que traziam a Israel as mensagens do Senhor. Não exigiria a arte maior correção e harmonia de feições, e a sociedade bem podia contentar-se com a polidez de maneiras e a gravidade do aspecto. Uma só coisa pareceu menos aprazível ao irmão: eram os olhos, ou antes o olhar, cuja expressão de curiosidade sonsa e suspeitosa reserva foi o único senão que lhe achou, e não era pequeno.
ASSIS, M de. Helena. São Paulo: FTD, 1992.
O fragmento se concentra na descrição física da personagem Helena. Essa descrição apresenta
- História | 6.08 Imperialismo
A conquista pelos ingleses de grandes áreas da Índia deu o impulso inicial à produção e venda organizada de ópio. A Companhia das Índias Orientais obteve o monopólio da compra do ópio indiano e depois vendeu licenças para mercadores selecionados, conhecidos como “mercadores nativos”. Depois de vender ópio na China, esses mercadores depositavam a prata que recebiam por ele com agentes da companhia em Cantão, em troca de cartas de crédito; a companhia, por sua vez, usava a prata para comprar chá, porcelana e outros artigos que seriam vendidos na Inglaterra.
SPENCE, J. Em busca da China moderna. São Paulo: Cia. das Letras, 1996 (adaptado).
A análise das trocas comerciais citadas permite interpretar as relações de poder que foram estabelecidas. A partir desse pressuposto, o processo sócio-histórico identificado no texto é
- Biologia | 6.2 Tecido Conjuntivo
O tecido cartilaginoso pode ser encontrado na orelha, no nariz, na traqueia e nas articulações e possui algumas características que são comuns aos demais tecidos conjuntivos. Analise as proposições abaixo, quanto ao tecido cartilaginoso.
I. As células jovens do tecido cartilaginoso são chamadas de condroblastos e as células adultas de condrócitos.
II. As fibras colágenas e as fibras elásticas, em associação com proteínas e carboidratos, conferem consistência e flexibilidade ao tecido.
III. O tecido cartilaginoso adulto é calcificado e apresenta os canais de Havers, responsáveis pela nutrição das células.
IV. A abundância de glândulas mucosas, nervos e vasos sanguíneos permite a fácil regeneração deste tecido.
Assinale a alternativa correta.