A propulsão de motores por biocombustíveis, a produção de PET para embalagens, a efervescência provocada pela adição de um comprimido antiácido em água e a corrosão do cobre são, respectivamente, exemplos de reações de
Questões relacionadas
- Matemática | A.2 Segundo Grau
No plano cartesiano abaixo estão representados o gráfico da função real f definida por f(x) = -x2 – x + 2 e o polígono ABCDE.
Considere que:
- o ponto C é vértice da função f.
- os pontos B e D possuem ordenadas iguais.
- as abscissas dos pontos A e E são raízes da função f.
Pode-se afirmar que a área do polígono ABCDE, em unidades de área, é
- Física
Em duas garrafas idênticas, uma contendo 1 kg de leite e outra contendo 1kg de água, ambas inicialmente a 15ºC e expostas à temperatura ambiente de 21ºC A capacidade térmica do leite integral é, aproximadamente, 3,93 kJ/kg.K e da água é 4,19 kJ/kg.K Considere que a condutividade e a emissividade térmica sejam as mesmas para os dois líquidos. Com base nessas informações, é correto afirmar que, ao atingir o equilíbrio térmico com o ambiente:
- História | 4. Patrimônio Cultural
O forró surgiu em meados da década de 1930, popularizando-se por volta dos anos 1950 por todo o Brasil através do poeta, cantor e compositor Luiz Gonzaga (1912 -1989), que convencionou o formato do trio de forró composto pelos instrumentos musicais sanfona, zabumba e triângulo. Outros fatores como a migração nordestina para o sudeste, a divulgação midiática nas rádios e o interesse comercial das gravadoras, contribuíram para a popularização do estilo musical. Inicialmente, as letras de forró retratam hábitos e costumes do povo nordestino, assim como temas ligado ao amor, às lembranças e à saudade do Nordeste. Com o tempo as composições passaram a retratar diversos outros temas e assuntos.
https://www.sescrio.org.br/noticias/cultura/forro-do-nordeste-para-o-mundo
Em dezembro de 2021, o Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) declarou que o forró como Patrimônio Cultural do Brasil.
Este novo Patrimônio Cultural não é apenas um estilo musical, pois
- Língua Portuguesa | 1.01 Estrutura do Texto
Quem é pobre, pouco se apega, é um giro-o-giro no vago dos gerais, que nem os pássaros de rios e lagoas. O senhor vê: o Zé-Zim, o melhor meeiro meu aqui, risonho e habilidoso. Pergunto: - Zé-Zim, por que é que você não cria galinhas-d'angola, como todo mundo o faz? - Quero criar nada não... - me deu resposta: - Eu gosto muito de mudar.... [...] Belo um dia, ele tora. Ninguém discrepa. Eu, tantas, mesmo o digo. Eu dou proteção. [...] Essa não faltou também à minha mãe, quando eu era menino, no sertãozinho de minha terra. [...] Gente melhor lugar do mundo eram todos dessa família Guedes, Jidião Guedes; quando saíram de lá, nos trouxeram junto, minha mãe e eu. Ficamos existindo em território baixio da Sirga, da outra banda, ali onde o de-Janeiro vai no São Francisco, o senhor sabe.
ROSA, J. G. Grande sertão: Veredas. Rio de Janeiro: José Olympio (fragmento).
Na passagem citada, Riobaldo expõe uma situação decorrente de uma desigualdade social típica das áreas rurais brasileiras marcadas pela concentração de terras e pela relação de dependência entre agregados e fazendeiros. No texto, destaca-se essa relação porque o personagem-narrador:
- História | 3.1 Espada e Oligárquica
Acontecimentos importantes marcaram a História do Brasil na segunda metade do século XIX, dentre eles pode-se destacar imigração, a abolição da escravidão e a Proclamação da República. Sobre estes acontecimentos assinale a alternativa CORRETA: