(UEA) Na era do real, o brasileiro nunca guardou tantos recursos na poupança quanto no mês de junho de 2013. Nesse mês, a caderneta captou R$ 9,5 bilhões líquidos (depósitos menos saques), um recorde mensal na série do Banco Central, iniciada em 1995. Sabendo que, nesse mês, a metade do valor total depositado mais do valor total sacado foi igual a R$ 100,6 bilhões, pode-se concluir que o valor total depositado na poupança em junho de 2013 foi, em bilhões de reais, igual a:
Questões relacionadas
- Biologia | 8.3 Monera e Bacterioses
(UNIC) A tabela apresenta algumas características básicas presentes nos domínios, categoria taxonômica superior a reino, propostas por Carl Woese.
Analisando-se as informações contidas na tabela e com base nos conhecimentos acerca desse tema, é correto afirmar:
- Biologia | 14. Biotecnologia
(UEFS) A figura abaixo ilustra uma técnica utilizada pela engenharia genética na produção de insulina humana.
A respeito do conhecimento pertinente a essa técnica, é possível afirmar:
- Língua Portuguesa | 1.3 Voz Autoral, Crítica e Perspectiva do Eu-Lírico
É Brasileiro, já passou de Português...
A ideia de uma língua única, que não se altera, é um mito, pois a heterogeneidade social e cultural implica a heterogeneidade linguística.
[...]
Embora Brasil e Portugal tenham uma língua comum, é nítido a qualquer falante do português que existem diferenças entre o português falado nos dois países – claro que elas também existem com relação aos demais países de língua portuguesa. [...] Essas diferenças são tão grandes que podemos afirmar que no Brasil se fala uma língua diferente da de Portugal, que os linguistas denominaram de português brasileiro. Isso é tão evidente que, se você observar um processador de textos, o Word, por exemplo, na ferramenta idiomas há as opções português e português brasileiro ou português (Brasil). Por quê? Como são línguas diferentes, o corretor automático do processador precisa saber em que “língua” está sendo escrito o documento, pois o português europeu e o brasileiro seguem regras diferentes.
Quando ouvimos um habitante de Portugal falando, percebemos imediatamente um uso diverso da língua. A diferença mais perceptível é de ordem fonológica, ou seja, na maneira de produzir os sons da língua. Identificamos rapidamente que ele fala português, porém com “sotaque ou acento lusitano”. Se atentarmos com mais cuidado, perceberemos, entretanto, que as diferenças não são apenas de ordem fonológica. Há também diferenças sintáticas (poucas) e lexicais. Um mesmo conceito é designado por significantes diferentes, o que prova o caráter imotivado do signo linguístico.
[...]
TERRA, E. Revista Língua Portuguesa, jul./2018 (adaptado).
O autor defende que
- Biologia | 12.8 Impactos Ambientais
Não é de hoje que o homem cria, artificialmente, variedades de peixes por meio da hibridação. Esta é uma técnica muito usada pelos cientistas e pelos piscicultores porque os híbridos resultantes, em geral, apresentam maior valor comercial do que a média de ambas as espécies parentais, além de reduzir a sobrepesca no ambiente natural.
Terra da Gente, ano 4, n. 47, mar. 2008 (adaptado).
Sem controle, esses animais podem invadir rios e lagos naturais, se reproduzir e
- Física | 5.1 Movimento Harmônico Simples
(UEFS) Considere uma partícula em movimento harmônico simples, oscilando com frequência de 5,0 Hz, entre os pontos A e - A de uma reta. Sabendo-se que, no instante t1, a partícula está no ponto √2/ 2 A, descrevendo um movimento retrógrado, e, no instante t2, atinge o ponto -√2/ 2 A, é correto afirmar que o tempo gasto nesse deslocamento é igual, em 10-2s, a