(UCS) Misturando-se 200 miligramas de uma substância A e 300 miligramas de uma substância B obtém-se um produto cujo custo é de R$ 4,00 por miligrama. Porém, se forem misturados 300 miligramas da substância A com 200 miligramas da substância B o valor do produto será de R$ 3,00 por miligrama. Qual seria o preço do produto, por miligrama, se ele fosse composto por 250 miligramas de cada uma das substâncias A e B?
Questões relacionadas
- Arte - Fundamental | 05. Processo de Criação
1 – A intenção é fazer com que os alunos compreendam como o artista compõe a sombra quando está pintando.
2 – A sombra na pintura, que até o Impressionismo, era predominantemente conseguida com a tinta preta. Porém, torna-se colorida. A partir dos estudos que relacionaram cor e luz, desencadeados pelo surgimento efetivo da máquina fotográfica e pelas experiências dos artistas pertencentes a este movimento.
3 – Basta observarmos que uma folha na sombra não deixa de ser verde, apenas torna-se mais escura.
4 - Distribuir para cada grupo cinco copinhos com as três cores primárias: azul ciano, amarelo ouro e magenta, o preto e o branco, além de um pincel para cada um, um copinho de água coletivo, um tecido (flanela) ou papel toalha para enxugar os pincéis e três copinhos vazios para efetuar as misturas.
5 – Solicitar aos alunos que efetuem um singelo desenho com a sombra projetada, ou que dividam o objeto em dois lados: um que estará iluminado e outro sob o qual estará a sombra.
6 – Agora podem pintar a parte iluminada quando quiserem, reservando sempre um pouco da tinta para o outro lado.
7 – Para pintar o lado sombreado, basta acrescentar cinza escuro (branco + preto) à cor inicialmente usada e completar a outra metade da forma pintada.
Obs.: Orientar os alunos a começar sempre uma mistura de cor pela cor mais clara e ir acrescentando lentamente e aos poucos a cor escura na mistura, pois o pigmento escuro é muito mais potente. Se começamos por ele gastamos tinta demais para chegar na cor final desejada.
- Matemática | 10. Estatística
Os salários, em reais, dos funcionários de uma empresa são distribuídos conforme o quadro:
A mediana dos valores dos salários dessa empresa é, em reais,
- Geografia - Fundamental | 1.02 As Diferentes Maneiras de Regionalizar o Planeta
A Teoria da Regionalização Mundial tem por objetivo identificar grandes áreas do planeta com características próximas, no que diz respeito à população e a economia, ou ainda, semelhanças na formação socioeconômica e espacial. Para lidar com essa enorme diversidade e para compreender as diferentes realidades encontradas no planeta, as Ciências Sociais estão sempre em busca de uma metodologia apropriada. Nesse sentido, existem várias formas de regionalizar o planeta, dentre as quais destacam-se as seguintes: países centrais e periféricos; países do Norte e do Sul; países desenvolvidos e em desenvolvimento.
Para estabelecer a regionalização mundial é necessária a utilização de critérios classificatórios. Dentre eles surgem o PIB, o IDH e o novo índice, denominado FIB. Sobre eles, responda:
A) DESCREVA os critérios utilizados por cada indicador: PIB, IDH, FIB.
B) Na década de 1990 é criado o IDH, índice que contrapõe as informações fornecidas pela análise da renda per capita. JUSTIFIQUE a importância da criação desse índice para contrapor o PIB.
- Matemática | 8.1 Princípio Fundamental Da Contagem e Arranjo
Boa parte dos personagens de Toy Story foi inspirada em brinquedos reais, que fizeram sucesso nos EUA (e no mundo). Criado em 1952, o Sr. Cabeça de Batata foi o primeiro brinquedo a aparecer em um comercial na TV.
Disponível em https://super.abril.com.br
O Sr. Cabeça de Batata é um brinquedo composto por uma base com formato de batata e diversos furos, onde podem ser afixadas “partes do corpo”, como: olhos, boca. Nariz, braços, pernas, cabelo ou chapéu, entre outros.
Considere um conjunto composto por seis pares de olhos, cinco bocas, quatro narizes, três cabelos, dois pares de braços e duas batatas que servem como base do brinquedo. Utilizando uma das bases, uma criança escolhe uma peça de cada um dos tipos citados para montar um dos bonecos. Em seguida, ela utiliza a outra base e o restante das peças para montar o outro boneco também com um elemento de cada tipo citado.
Considerando que braços e olhos distintos não formam um par, o número de possibilidades de montagem do primeiro boneco a mais que o do segundo boneco equivale a
- Biologia | 8.6 Verminoses
(UEFS) As protozooses são doenças causadas por protozoários parasitas que envolvem, basicamente, dois locais de parasitismo: o sangue e o tubo digestório. No entanto, a pele, o coração, os órgãos do sistema genital e o sistema linfático também constituem locais em que os parasitas podem se instalar. Essas doenças envolvem, em seu ciclo, hospedeiros, isto é, organismos vivos em que os parasitas se desenvolvem.
Das parasitoses mais frequentem em nosso pais, aquela que não é causada por um protozoário é