(IFAL) Um hospital administra 2016 mg de um certo medicamento em cápsulas para três pacientes, em conjunto, por mês. O paciente A usa cápsulas de 10 mg o paciente B de 12 mg e o paciente C de 15 mg. O paciente A toma metade do número de cápsulas de B e os três juntos tomam 163 cápsulas por mês. Quantas cápsulas o paciente C toma por mês?
Questões relacionadas
- Física | F. Circuitos Elétricos
Considere a seguinte situação hipotética: ao preparar o palco para a apresentação de uma peça de teatro, o iluminador deveria colocar três atores sob luzes que tinham igual brilho e os demais, sobluzes de menor brilho. O iluminador determinou, então, aos técnicos, que instalassem no palco oito lâmpadas incandescentes com a mesma especificação (L1a L8), interligadas em um circuito com uma bateria, conforme mostra a figura.
Nessa situação, quais são as três lâmpadas que acendem com o mesmo brilho por apresentarem igual valor de corrente fluindo nelas, sob as quais devem se posicionar os três atores?
- Língua Portuguesa | 1.3 Intenção do Texto
TEXTO I
Estresse é um termo que se vulgarizou nos últimos tempos. Queixa-se de estresse o homem que chega em casa depois de um dia de muito trabalho, de trânsito pesado e das filas do banco. Queixa-se a mulher que enfrentou uma maratona de atividades domésticas, profissionais e com os filhos. À noite, terminado o jantar, com as crianças recolhidas, os dois mal têm forças para trocar de roupa e cair na cama.
A palavra estresse não cabe nesse contexto. O que eles sentem é cansaço, estão exaustos e uma noite de sono é um santo remédio para recompor as energias e revigorá-los para as tarefas do dia seguinte.
A palavra estresse, na verdade, caracteriza um mecanismo fisiológico do organismo sem o qual nós, nem os outros animais, teríamos sobrevivido. Se nosso antepassado das cavernas não reagisse imediatamente, ao se deparar com uma fera faminta, não teria deixado descendentes. Nós existimos porque nossos ancestrais se estressavam, isto é, liberavam uma série de mediadores químicos (o mais popular é a adrenalina), que provocavam reações fisiológicas para que, diante do perigo, enfrentassem a fera ou fugissem.
Disponível em: http://drauziovarella.com.br. HYPERLINK "http://drauziovarella.com.br/" Acesso em: 2 jun. 2015.
Ao lançar mão do mecanismo de comparação, o autor do texto conduz os leitores a
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
Leia a quadrinha do séc. XIX que faz referência a um episódio da História do Brasil. Em seguida, responda as questões.
Por subir Pedrinho ao trono
Não fique o povo contente
Não pode ser coisa boa
Servindo com a mesma gente.
Domínio público.
I. Assinale a alternativa que corresponde ao momento histórico ao qual a quadrinha se refere.
a) ( ) início do Período Regencial
b) ( ) início do Segundo Reinado
c) ( ) início do Período Republicano
d) ( ) início da República da Espada
II. Como foi chamado o golpe que modificou a exigência constitucional, antecipando a maioridade de d. Pedro II? Marque a alternativa.
a) ( ) Golpe Constitucional
b) ( ) Tratado de Tordesilhas
c) ( ) Golpe da Maioridade
d) ( ) Golpe Militar
- Física
Um bloco A de massa 20kg está ligado a um bloco B de massa 10kg por meio de uma mola. Os blocos foram empurrados um contra o outro, comprimindo a mola pela ação de duas forças de mesma intensidade F=60N e em seguida colocados sobre a superfície horizontal, conforme indicado na figura acima. Nessas circunstâncias, os blocos encontram-se em repouso. Sabendo-se que o coeficiente de atrito estático entre os blocos e a superfície é =0,4 e que g=10 m/s2 é correto afirmar que se as forças F forem retiradas, simultaneamente,
- História | 3.2 Antiguidade Clássica
Ainda que, bastante difundida a ideia de que o berço da democracia foi a cidade de Atenas, da Antiga Grécia, onde os cidadãos alcançaram possibilidades de participar das discussões das questões públicas. Sabe-se, contudo, que havia exceções e graves problemas sociais, políticos e econômicos. Caracteriza uma dessas exceções: