(UPE) Um PA mais dois PE mais um PI vale 15 Quatro PA mais cinco PE mais sete PI vale 63. Seis PA mais oito PE mais nove PI vale 89. Nessas condições, quanto vale um PA mais um PE mais um PI?
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- História - Fundamental | 02. A vida familiar
exto base: O componente curricular Empreendedorismo e Ética cumpre um objetivo muito importante: a geração de riqueza humana e material. A história nos mostra o relevante papel do adulto no que se refere à continuidade da espécie, à socialização de conhecimentos e valores resultantes do desenvolvimento cultural e social da humanidade. No espaço escolar, essa ação do adulto se revela como a função pedagógica que o professor tem de possibilitar a apropriação do conhecimento em consonância com o contexto social vigente. (Manual do Professor – página 6)
Enunciado:
PROPOSTA DE ATIVIDADES
1. Primeiro passo
1.1. Professor, peça aos alunos que falem tudo o que estão observando na 1ª imagem.
1.2. Pergunte aos alunos se eles já foram ao oftalmologista. Explique a eles que a imagem que está ao fundo é aquela que os oftalmologistas utilizam para fazer exames para saber se precisamos usar óculos de grau.
1.3. Peça aos alunos que expliquem o que há em comum entre a imagem com os óculos e a frase “Enxergar oportunidades”.
Disponível em:<https://porto40.files.wordpress.com/2014/08/sem-tc3adtulo-1.png> Acesso em: 03 jan. 2018.
Disponível em:<http://scalpertrader.com.br/files/2016/10/2-abordagens-day-trade.png> Acesso em: 03 jan. 2018. [Fragmento]
2. Segundo passo
2.1. Professor, apresente aos alunos a tirinha do Armandinho.
2.2. Peça aos alunos que leiam os dois primeiros quadrinhos e respondam no terceiro quadrinho o que as pessoas que passam ocupadas, com pressa, não param e reparam deixam de enxergar?
2.3. Peça aos alunos que criem o último quadrinho para finalizar a tirinha. Apresentem o resultado dos trabalhos para os colegas.
Disponível em:<https://cantinholiterariososriosdobrasil.files.wordpress.com/2015/04/pressa_armandinho.png> Acesso em: 03 jan. 2018. [Fragmento]
3. Terceiro passo
3.1. Professor, leia com os alunos um trecho do texto “Ver as dificuldades como oportunidades” de Cátia Bazzan.
3.2. Peça aos alunos que escolham uma frase que mais gostaram e expliquem o motivo da escolha.
“Poderia também ver as situações de maneira positiva para enfrentar desafios... Enfim, comecei a achar que todos os acontecimentos da minha vida, são oportunidades. Quero ver uma porta se abrindo, onde ninguém vê. E tenho certeza de que essa mudança irá ajudar e muito a concretização dos meus sonhos. Por isso, comece hoje mesmo a rever seus conceitos e a se abrir para as oportunidades que se apresentam. Mas lembre-se: não fique preso apenas a uma forma de ver as coisas, expanda sua visão.
Disponível em:<http://www.luzdaserra.com.br/ver-as-dificuldades-como-oportunidades > Acesso em: 03 jan. 2018. [Fragmento]
- Língua Portuguesa - Fundamental | 08. Verbo
Texto base: Analise a imagem a seguir. Disponível em: <http://jovenscomunicadores.ning.com/forum/topics/pr-mio-jovens-inspiradores-2013>. Acesso em: 21 out. 2014.
Enunciado:
Releia atentamente o subtítulo a seguir:
“Se você preparado para mudar o rumo de sua vida, chegou a hora.”
Em relação à afirmação “chegou a sua hora”, que ideia o emprego do verbo no futuro do subjuntivo expressa?
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
Leia o trecho do poema a seguir.
Amigos do peito
Todo dia eu volto da escola
com a Ana Lúcia da esquina.
Da esquina não é sobrenome
é o endereço da menina.
O irmão dela é mais velho
e mesmo assim é meu amigo.
Sempre, depois do almoço,
ele joga bola comigo.
[...]
Cláudio Thebas. Amigos do peito. São Paulo: Formato, 2006.
Agora marque as alternativas corretas de acordo com o texto.
( ) Ana Lúcia é uma colega da escola.
( ) O sobrenome da Ana Lúcia é Esquina.
( ) Ana Lúcia mora numa esquina.
( ) O irmão da Ana Lúcia não é meu amigo.
( ) O irmão da Ana Lúcia é mais velho.
( ) As crianças do poema estudam no período da manhã.
- Física | A. Métodos de Eletrização, Lei de Coulomb e Campo Elétrico
(UFLA) Duas esferas condutoras descarregadas e iguais 1 e 2 estão em contato entre si e apoiadas numa superfície isolante. Aproxima‐se de uma delas um bastão eletrizado positivamente, sem tocá‐la, conforme figura a seguir.
Em seguida as esferas são afastadas e o bastão eletrizado é removido.
É correto afirmar que
- Geografia | 3.7 Impactos Ambientais
O Mar de Aral, localizado entre o Cazaquistão e o Uzbequistão, era até 1960 o quarto maior lago do mundo, cobrindo uma área de 66 mil quilômetros quadrados, com um volume estimado de mais de 1 000 quilômetros cúbicos. O Aral e toda a bacia do lago ganharam notoriedade mundial como uma das maiores degradações ambientais do século XX causadas pelo homem. É referida como a "Chernobyl Calada", uma catástrofe silenciosa que evoluiu lentamente, de forma quase imperceptível, ao longo das últimas décadas. O futuro do Aral é incerto. A única certeza é que o lago é agora cenário de uma catástrofe ambiental à medida que o nível de água declina e o ecossistema degrada.se, provocando um ambiente de deterioração e condições de vida e de saúde precárias para os povos que vivem às margens do lago.
SANTIAGO, E. Disponível em: www.infoescola.com. Acesso em: 12 dez. 2012 (adaptado).
Os impactos ambientais no Mar de Aral são diretamente resultantes da