Um dos materiais dos CDs e DVDs é o policarbonato, cuja fórmula está representada abaixo.
Esse polímero possui
Questões relacionadas
- Matemática | 3.6 Exponencial
Em um laboratório, cientistas observaram o crescimento de uma população de bactérias submetida a uma dieta magra em fósforo, com generosas porções de arsênico. Descobriu-se que o número de bactérias dessa população, após t horas de observação, poderia ser modelado pela função exponencial , em que N0N_0 é o número de bactérias no instante do início da observação (t=0) e representa uma constante real maior que 1, e k é uma constante real positiva.
Sabe-se que, após uma hora de observação, o número de bactérias foi triplicado.
Cinco horas após o início da observação, o número de bactérias, em relação ao número inicial dessa cultura, foi:
- Química | 1.6 Reações Inorgânicas
(UPE) Um bloco de gelo seco foi cortado em duas partes. Em uma delas, foi feita uma cavidade para onde se transferiram raspas de magnésio. Depois, com o auxílio de um maçarico manual, uma parte do magnésio foi queimada, e o bloco, tampado. O restante do metal queimou, deixando o bloco parecido com uma luminária, da qual saía uma fumaça preta. Após o fim da queima, com o auxílio de um palito, um material foi retirado da cavidade do bloco. Ele era constituído por uma mistura de dois sólidos, um branco e outro preto, que são estáveis à temperatura ambiente. A figura a seguir ilustra esse processo.
Sobre esse processo, é CORRETO afirmar que
- Língua Portuguesa | 1.2 Percepção das Ideias do Texto
Luta de classes é um fenômeno social marcado por uma oposição de ideias entre grupos diferentes. Essas visões antagônicas podem ser observadas em diferentes esferas e muitas vezes referem-se à defesa de próprios interesses.
A expressão “Luta de classes” originou-se a partir da teoria do sociólogo alemão Karl Marx. Na visão do estudioso, a luta de classes é a principal motivação para as mudanças sociais. Para Marx, as condições materiais dos indivíduos influenciam na sua formação e consequentemente na divisão de grupos.
[...]
Friedrich Engels, teórico e braço direito de Marx, é outro nome de destaque na sociologia. Uma das reflexões de Engels é que “a história da humanidade é a história da luta de classes”. A afirmação resume a teoria do marxismo, por meio da qual os filósofos tentavam explicar que a dinâmica de produção capitalista era o principal causador de conflitos sociais, já que nesse sistema de produção uma pequena parcela lucra a partir da força de trabalho da maioria.
MARQUES, M. Disponível em: https://www.educamaisbrasil.com.br. Acesso em: 23 maio 2021.
De acordo com o texto, podemos identificar uma abordagem das lutas nas aulas de educação física quando o professor realiza uma proposta envolvendo
- Química | 1.3 Classificação Periódica
(UNICENTRO) Credita-se a Dimitri Ivanovitch Mendeleev, 1834-1907, o mérito de ter elaborado a ideia que conduziu à Tabela Periódica dos elementos químicos, um dos instrumentos de consulta mais utilizados pelos químicos em todo o mundo. A estrutura da Tabela Periódica Moderna está relacionada ao modelo atômico de níveis e de subníveis de energia e, consequentemente, às propriedades periódicas dos elementos químicos, como é possível prever, para o bismuto, elemento químico do grupo 15, usado em ligas de baixo ponto de fusão para fabricação de equipamentos contra incêndios, além de ser empregado em baterias, soldas e munições.
Levando-se em consideração essas informações, é correto afirmar:
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
- Professor, leia com os alunos o texto a seguir.
DILEMAS MORAIS: O QUE VOCÊ FARIA? [...]
Agora os dilemas morais estão virando objeto de estudo de cientistas. E, para alguns deles, talvez os filósofos tenham trabalhado em vão ao se esforçar tanto para montar teorias morais. É que, segundo novas pesquisas, raramente usamos a razão para decidir se devemos tomar uma atitude ou não. Analisando o cérebro de pessoas enquanto elas pensavam sobre dilemas, os pesquisadores perceberam que muitas vezes decidimos por facilidade, empatia ou mesmo nojo de alguma atitude. Duvida? [...]
OS LIMITES DA PROMESSA
Um amigo quer lhe contar um segredo e pede que você prometa não contar a ninguém. Você dá sua palavra. Ele conta que atropelou um pedestre e, por isso, vai se refugiar na casa de uma prima. Quando a polícia o procura querendo saber do amigo, o que você faz?
( ) Conta à polícia
( ) Não conta à polícia
O antropólogo holandês Fonz Trompenaars realizou pesquisas em diversos países com dilemas como esse. O mais interessante é que as respostas variaram de acordo com o povo. A maioria dos russos acusaria o amigo na lata. Outros mentiriam para protegê-lo, dando dicas ambíguas à polícia, como os americanos. Já os brasileiros inventariam histórias malucas para dizer que a culpa não era do amigo, mas do pedestre [...]
Os gregos antigos já tinham consciência de que cada cultura tem noções diferentes sobre o que é certo ou errado: diziam que havia tantas morais quanto povos no mundo. A princípio, saber que a moral muda de acordo com a cultura é importante para não julgarmos costumes de um povo como se fossem os nossos, descobrindo suas razões particulares. Foi o que propôs o antropólogo Franz Boas (1858-1942), considerado o pai do relativismo cultural – a ideia de que nenhuma cultura é melhor que outra. Mas, quando duas culturas diferentes se chocam, surgem dilemas morais ainda mais difíceis [...]
Disponível em: <http://super.abril.com.br/cultura/dilemas-morais-o-que-voce-faria/>. Acesso em: 6 fev. 2017.
- Para este dilema, o holandês Fonz Trompenaars encontrou formas de condutas diferentes, de acordo com uma maioria de pessoas pesquisadas em cada país. Solicite aos alunos:
- a análise sobre o que leram, uma resposta individual para o dilema apresentado no texto e o registro das atividades.
- Estimule o debate e pergunte aos alunos:
- Vocês seguiram uma das tendências de ações detectadas pela pesquisa: dos russos, dos americanos ou dos brasileiros? Qual? Requisite as justificativas para as escolhas.
- A forma de conduta dos brasileiros, apresentada pela pesquisa, reflete a corrupção em nosso país? Requisite as justificativas para as respostas.
- Como a corrupção surge na sociedade?
- Solicite uma análise da charge e a resposta para a pergunta.
- O que a charge lhe comunica?
- Organize a turma em grupos e requisite a criação de dilemas morais fundamentados nas situações do cotidiano escolar.
Disponível em: <https://goo.gl/CT5iHO>. Acesso em: 6 fev. 2017.