(MACKENZIE) Se a matriz .é simétrica, o valor de x é:
Questões relacionadas
- Biologia | 12.8 Impactos Ambientais
(UNINORTE) Os micróbios, também chamados de micro-organismos, são formas de vida diminuta, individualmente muito pequenos para serem vistos a olho nu. O grupo inclui bactérias – fungos, leveduras e fungos filamentosos –, protozoários e algas microscópicas. Nesse grupo também estão os vírus.
TORTORA, G. J.; FUNKE, B. R.; CASE, C. L. Microbiologia. Porto Alegre: Artmed, 10ª ed., 2012, p. 2. Adaptado.
Ao se referir a “organismo constituído pela associação de algas e fungos, resistente a temperaturas extremas e à falta de água e, muitas vezes, considerado um bioindicador”, está se reportando a:
- Biologia | 12.7 Biosfera, Biociclos e Biomas
Observe o mapa fitogeográfico do Brasil, buscando identificar as principais formações vegetais de nosso país.
Relacione a numeração presente no mapa com as informações a seguir, observando a correspondência correta entre as duas colunas.
( ) Floresta Amazônica
( ) Mata Atlântica
( ) Mata de araucárias
( ) Campos cerrados
( ) Caatinga
( ) Campos limpos ou pampas
( ) Pantanal
( ) Dunas ou manguezais
(A) Tipo de floresta tropical localizada na região costeira, em planícies e montanhas. Apresenta grande biodiversidade, representada dentre outros pelo pau-brasil, paineira, onça-pintada, mono-carvoeiro, mutum e araponga.
(B) Cobre cerca de 40% do território brasileiro. Seu solo é pobre em nutrientes graças à rápida degradação e reaproveitamento da matéria orgânica que nele se deposita.
(C) Essa região apresenta chuvas regularmente distribuídas ao longo do ano e duas estações bem definidas: o inverno frio e o verão com temperaturas moderadas. Apresenta três estratos vegetais: o arbóreo (pinheirais), o arbustivo (samambaias arborescentes) e o herbáceo (gramíneas). É o habitat da gralha-azul.
(D) Ocupa cerca de 11% do território brasileiro. Nessa região as chuvas são irregulares, as secas são prolongadas e as temperaturas elevadas. Sua vegetação apresenta adaptações ao acúmulo de água bem como mecanismos de proteção contra a sua perda. É o habitat do gavião-carcará, tatupeba e ararinha-azul, dentre outros.
(E) Desenvolvem-se em estuários desde o Amapá até Santa Catarina. As plantas desse ecossistema apresentam rizóforos e pneumatóforos. Esses ecossistemas contribuem para a produtividade das regiões costeiras, além de permitir a reprodução e a criação de espécies, como peixes, camarões e ostras.
Assinale a alternativa que apresenta a relação correta entre o ecossistema e suas características.
- Língua Portuguesa | 1.2 Percepção das Ideias do Texto
O filme Cazuza – O tempo não pára me deixou numa espécie de felicidade pensativa. Tento explicar por quê.
Cazuza mordeu a vida com todos os dentes. A doença e a morte parecem ter-se vingado de sua paixão exagerada de viver. É impossível sair da sala de cinema sem se perguntar mais uma vez: o que vale mais, a preservação de nossas forças, que garantiria uma vida mais longa, ou a livre procura da máxima intensidade e variedade de experiências?
Digo que a pergunta se apresenta “mais uma vez” porque a questão é hoje trivial e, ao mesmo tempo, persecutória. (...) Obedecemos a uma proliferação de regras que são ditadas pelos progressos da prevenção. Ninguém imagina que comer banha, fumar, tomar pinga, transar sem
camisinha e combinar, sei lá, nitratos com Viagra seja uma boa idéia. De fato não é. À primeira vista, parece lógico que concordemos sem hesitação sobre o seguinte: não há ou não deveria haver prazeres que valham um risco de vida ou, simplesmente, que valham o risco de encurtar a vida. De que adiantaria um prazer que, por assim dizer, cortasse o galho sobre o qual estou sentado?
Os jovens têm uma razão básica para desconfiar de uma moral prudente e um pouco avara que sugere que escolhamos sempre os tempos suplementares. É que a morte lhes parece distante, uma coisa com a qual a gente se preocupará mais tarde, muito mais tarde. Mas sua vontade de caminhar na corda bamba e sem rede não é apenas a inconsciência de quem pode esquecer que “o tempo não pára”. É também (e talvez sobretudo) um questionamento que nos desafia: para disciplinar a experiência, será que temos outras razões que não sejam só a decisão de durar um pouco mais?
Contardo Calligaris, Folha de S. Paulo
(FUVEST 2005 1ª FASE) Considerando-se o contexto, traduz-se corretamente o sentido de uma frase do texto em:
- Biologia | 13.6 Herança Sanguínea
Os genótipos do sistema sanguíneo ABO são representados pelos seguintes alelos múltiplos: IA, IB e i. As informações logo abaixo foram disponibilizadas a um estudante de biologia que pretende fazer uma prova de seleção de monitoria de Genética para a qual ele terá que escolher a única opção falsa.
Dentre as afirmações a seguir, assinale a FALSA.
- Física | F. Circuitos Elétricos
(UNIPÊ) Os sistemas nervosos dos animais e do homem são grandes circuitos elétricos especiais que transmitem sinais de uma parte do corpo à outra: elétrons circulam em nosso sistema nervoso o tempo todo. Por meio dos impulsos elétricos desse sistema, os animais são capazes, por exemplo, de ver, ouvir e se movimentar. Com base nos conhecimentos da Eletrodinâmica, é correto afirmar: