Observe a seguinte estrutura
Segundo as regras da IUPAC, a nomenclatura do composto representado acima é
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa | C. Concordância
(FUVEST 2007 1ª FASE) Quanto à concordância verbal, a frase inteiramente correta é:
- Língua Portuguesa - Fundamental | 3. Pronomes Indefinidos
Texto base: Leia a tirinha de Chantal e responda a questão.
Enunciado:
"Os pronomes indefinidos se referem à 3ª pessoa do discurso, designando-a de modo vago, impreciso, indeterminado."
A tirinha apresenta um pronome indefinido. Esse pronome é
- Física | 3.2 Dilatação
(IFSUL) A cada ano, milhares de crianças sofrem queimaduras graves com água de torneiras fervendo. A figura a seguir mostra uma vista em corte transversal de um dispositivo antiescaldante, bem simplificado, para prevenir este tipo de acidente.
Dentro do dispositivo, uma mola feita com material com um alto coeficiente de expansão térmica controla o êmbolo removível. Quando a temperatura da água se eleva acima de um valor seguro preestabelecido, a expansão da mola faz com que o êmbolo corte o fluxo de água. Admita que o comprimento inicial L da mola não tensionada seja de 2,40 cm e que seu coeficiente de expansão volumétrica seja de 66,0 x 10-6 °C-1
Nas condições acima propostas o aumento no comprimento da mola, quando a temperatura da água se eleva de 30°C, é de
- Arte - Fundamental | 04.1. Arte e cinema
15. NATURAL COMMON SENSE: Vídeo arte documental em terra UNA.
De: Gabriel Netto
Foto e vídeo, SP
O Projeto
O projeto Natural Common Sense, propõe através da vídeo arte, construir um registro documental do cotidiano da floresta e seu entorno, construindo através de imagens captadas e alteradas digitalmente, estéticas imagéticas possíveis. O objetivo é criar através desta experiência zonas fronteiriças entre o plano real e onírico.
Como parte do projeto, será oferecida a comunidade do entorno, uma mostra de obras referenciais em vídeo arte, além de debate sobre essa linguagem.
Interação com o Ponto de Cultura
Como parte de trocas culturais, os artistas promoveram uma mostra pública de trabalhos referenciais em vídeo arte, além de bate papo aberto com o público.
Pretende-se com esta ação criar condições á formação de público para a referida linguagem, além de proporcionar conversas informais reflexivas sobre registros de natureza e o uso da linguagem audiovisual.
Mais informações em www.andar7.com
Sobre o artista
Gabriel Netto: 1977. Gandía, Valencia, Espanha. Cidadania Brasileira, é formado em Belas Artes, pela Universidad Complutense de Madrid – UCM, especialização em Pintura e Vídeo. Atua nas áreas de artes visuais, pintura e vídeo publicitário como editor, finalizador e diretor de arte. Fundador do grupo 7º andar. Últimos trabalhos vide Site: www.andar7.com.
Converse com os alunos sobre o tema videoarte e peça que pesquisem em livros, revistas, jornais e sites. Depois do tema pesquisado, abra uma roda de conversa para que possam trocar as informações que descobriram, enfatize a necessidade de assistirem a alguns videartes para poder entender melhor o seu conceito, isso pode ser feito no site Youtube.
Proponha aos alunos que realizem um videoarte que traga à luz do conhecimento algum problema socioambiental da região. Para esse trabalho é necessário um planejamento para visitar alguns locais, conversar com pessoas das localidades afetadas. Depois de realizadas as gravações, oriente-os na montagem do videarte, nas escolhas das tomadas e na inclusão de efeitos ou outras tomadas criadas por eles, como cartazes com frases ou palavras, objetos, etc.
Depois dos trabalhos prontos, organize com a turma uma mostra de videartes.
- Geografia - Fundamental | 2.05 Organismos Internacionais: ONU, OMC, FMI
Enunciado:
Leia as informações a seguir.
O Ministério de Relações Exteriores de Israel decidiu em 26/03/2012 romper contato com o Conselho de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU), depois que o organismo informou que investigaria assentamentos israelenses na Cisjordânia, que é um território palestino ocupado desde 1967.
(Trecho do texto adaptado)
Disponível em: http://gazetaonline.globo.com/_conteudo/2012/03/noticias/a_gazeta/mundo/1166537-israel-rompe-com-direitos-humanos-da-onu.html Acesso em: 27 mar. 2012.
Disponível em: http://www.google.com.br/imgres?hl=pt-BR&sa=X&biw=1280&bih=705&tbm=isch&prmd=imvns&tbnid=nWIaxHjE10spKM:&imgrefur Acesso em: 27 mar. 2012.
Explique os motivos que levaram o Ministério das relações exteriores de Israel a romper o contato com o Conselho de Direitos Humanos da ONU.