(INSPER) Para percorrer 1km o jovem Zeno adota a estratégia de dividir seu movimento em várias etapas, percorrendo, em cada etapa, metade da distância que ainda falta até o ponto de chegada. A tabela mostra a distância percorrida por ele em cada etapa.
Ao final da etapa n a distância total percorrida por Zeno será igual a:
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Leia o texto. Furto de flor Furtei uma flor daquele jardim. O porteiro do edifício cochilava, e eu furtei a flor. Trouxe-a para casa e coloquei-a no copo com água. Logo senti que ela não estava feliz. O copo destina-se a beber, e flor não é para ser bebida. Passei-a para o vaso, e notei que ela me agradecia, revelando melhor sua delicada composição. Quantas novidades há numa flor, se a contemplarmos bem. Sendo autor do furto, eu assumira a obrigação de conservá-la. Renovei a água do vaso, mas a flor empalidecia. Temi por sua vida. Não adiantava restituí-la ao jardim. Nem apelar para o médico de flores. Eu a furtara, eu a via morrer. Já murcha, e com a cor particular da morte, peguei-a docemente e fui depositá-la no Jardim onde desabrochara. O porteiro estava atento e repreendeu-me: — Que ideia a sua, vir jogar lixo de sua casa neste jardim! ANDRADE, Carlos Drummond de. Contos Plausíveis.
Companhia das Letras: São Paulo.
Os elementos desse miniconto permitem que se faça a seguinte afirmação sobre ele:
- Biologia | 15.4 Especiação e Evolução do Homem
(IFPE) Diversas são as estratégias de adaptação de uma espécie aos distintos ecossistemas do planeta Terra. Dentre essas, citam-se: a camuflagem, definida como uma propriedade dos membros de uma espécie apresentarem uma ou mais características que os assemelham ao ambiente, dificultando sua localização por espécies com as quais interagem, sejam elas predadoras ou presas; e o mimetismo, no qual duas espécies diferentes assemelham-se em certas características, o que constitui uma vantagem para uma ou para ambas em relação a outra ou a outras espécies. Diante do exposto, analise as assertivas abaixo.
AMABIS, J.M.; MARTHO, G.R. Biologia: biologia das populações. 3. ed. São Paulo: Moderna, 2009. 486 p.
I. O urso polar, na neve, com pelo branco exuberante, é confundido com o ambiente gelado. Assim, representa um perigo para as suas presas, além de se proteger dos seus predadores.
II. A borboleta vice-rei (Limenitis archippus), de sabor supostamente agradável aos pássaros, é confundida devido à enorme semelhança, com a borboleta-monarca (Danaus plexippus), extremamente tóxica.
III. O inseto bicho-folha é tão parecido com uma folha que até as nervuras de suas asas lembram as nervuras foliares.
IV. A coruja-do-ártico entre troncos, gravetos e muita neve é muitas vezes imperceptível aos olhos de suas presas.
V. Existem espécies de coral-falsa que não são venenosas e, naturalmente, são confundidas com as corais-verdadeiras inoculadoras de veneno.
São exemplos de camuflagem apenas as afirmativas
- Física | 1.1 Ferramentas Básicas
(UECE) Considere um dado movimento oscilatório em que uma partícula seja sujeita a uma força proporcional a cos(wt²) onde t é o tempo. É correto afirmar que, neste caso, a unidade de medida de w no SI é
- Biologia | 8.2 Vírus e Viroses
Os turistas que viajam para áreas de risco de contágio de febre amarela como, por exemplo, algumas regiões do Brasil e do exterior, devem se vacinar. Essa imunização deve ser feita pelo menos dez dias antes do embarque e é realizada, gratuitamente, em postos de saúde.
A febre amarela é uma doença infecciosa aguda de natureza viral e é transmitida por picada de mosquitos, encontrados principalmente em regiões de mata e vegetação às margens de rios.
Uma extensa faixa do território brasileiro é considerada endêmica para a febre amarela silvestre.
Os sintomas característicos dessa enfermidade variam muito. Podem ser febre alta, dor de cabeça e lombar, náuseas, vômito, prostração e calafrios, ou podem evoluir para complicações até mesmo letais, tais como, problemas cardíacos (miocardite) e comprometimento do fígado e dos rins.
Sobre a febre amarela é correto afirmar que
- Geografia | 6.1 Agricultura
(UFG) Leia os textos a seguir.
TEXTO 1
Contrariando a opinião de certas pessoas que não quiseram se entusiasmar, e garantiram que em poucos dias a novidade passaria e a ferrugem tomaria conta do metal, o interesse do povo ainda não diminuiu.
VEIGA, J. J. “A máquina extraviada”. In: Melhores Contos de J. J. Veiga. Seleção de J. A. Castello. São Paulo: Global, 2000. p. 133.
TEXTO 2
Fatores biológicos e geográficos facilitaram a implementação de determinadas atividades econômicas nos moldes ditos modernos, predominantemente em relevo plano, com formas de topo aplanado, solos bem desenvolvidos, espessos e livres de pedregosidades.
OLIVEIRA, I. J. “Sustentabilidade de sistemas produtivos agrários em paisagens do Cerrado: uma análise no município de Jataí-GO”. Terra Livre, ano 20, v. 2, n. 23, jul.-dez., 2004. (Adaptado).
O texto 1 trata de uma situação vivenciada pela população de uma pequena cidade, enquanto o texto 2 aborda a modernização da agropecuária e as características de uma unidade de paisagem em Jataí, mesorregião do Sudoeste de Goiás. Com base no fragmento do conto “A máquina extraviada” e na leitura do texto 2, conclui-se que a tecnologia.