(AFA) Considere as expressões A = 262 - 242 + 232 - 212 + 202 - 182 +...+ 52 - 32 e O valor de é um número compreendido entre:
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa - Fundamental | 01. Linguagem
Texto base: Leia o fragmento a seguir. “[...] — Deixe-me ver — disse Holmes. — Hum! Nasceu em Nova Jersey no ano de 1858. Contralto… hum! La Scala, hum! Prima-dona imperial, Ópera de Varsóvia… Sim! Retirou-se do palco… ah! Mora em Londres, é isso mesmo! Percebo que Vossa Majestade se comprometeu com essa jovem, escreveu-lhe algumas cartas e agora deseja reavê-las, não é verdade? [...]” DOYLE, Arthur Conan, O mistério do vale Boscombe e outras aventuras. Traduzido por Antônio Carlos Vilela. São Paulo: Melhoramentos, 2003. p.14. (Fragmento).
Enunciado:
As interjeições empregadas no texto reforçam
- Sociologia | 2. Diversidade Cultural e Estratificação Social
Todo brasileiro, mesmo o alvo, de cabelo louro, traz na alma, quando não na alma e no corpo – há muita gente de genipapo e mancha mongólica no Brasil – a sombra, ou pelo menos a pinta do indígena e do negro. No litoral, do Maranhão ao Rio Grande do Sul, e em Minas Gerais, principalmente do negro. A influência direta, ou vaga e remota, do africano. Na ternura, na mímica excessiva, no catolicismo em que se deliciam nossos sentidos, na música, no andar, na fala, no canto de ninar menino pequeno, em tudo que é expressão sincera de vida, trazemos quase todos a influência negra. Da escrava ou sinhama que nos embalou. Que nos deu de mamar. Que nos deu de comer, ela própria amolegando na mão o bolão de comida. Da negra velha que nos contou as primeiras histórias de bicho e de mal-assombrado. Da mulata que nos tirou o primeiro bicho de pé de uma coceira tão boa. Da que nos iniciou no amor físico e nos transmitiu, ao ranger da cama de vento, a sensação completa de homem. Do muleque que foi o nosso primeiro companheiro de brinquedo.
FREYRE, G. Casa grande e senzala: formação da família brasileira sob o regime da economia patriarcal. Paris: Allca XX, 2002.
Gilberto Freyre foi um polímata brasileiro. No excerto acima, este pensado evidencia o(a)
- História | 1.1 Pré-Colonial
(UECE) “(...) é junto ao papado que os reinos ibéricos buscam autoridade para dirimir as disputas pela partilha dos mundos a descobrir; e, a partir daí, a legitimação da conquista pela catequese (...)
”NOVAIS, Fernando A. In SOUZA, Laura de Mello. História da Vida Privada no Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1997.
A partir do excerto acima, considere as seguintes afirmações:
I. A cristianização interligou-se às necessidades do desenvolvimento mercantil e aos interesses políticos, assumindo uma importância decisiva no projeto português para o novo mundo.
II. A religião forneceu a base ideológica da conquista e da colonização brasileira; além disso, a catequese possibilitou algumas atrocidades cometidas em nome da fé.
III. A colonização foi motivada por questões materiais e políticas, e o discurso universalista da Igreja, de conversão dos povos, pouco contribuiu para o projeto da colonização.
Está correto o que se afirma somente em
- Química | 2.2 Propriedades Coligativas
(UNIT)
O conceito de pressão de vapor possibilita comparar a volatilidade com o ponto de ebulição de líquidos e como compreender os efeitos de pressão sobre a temperatura de ebulição de substâncias químicas nesse estado físico. O gráfico mostra as curvas de variação de pressão de vapor de alguns líquidos tóxicos, em função da temperatura, a exemplo do dissulfeto de carbono, do CS2(l), do metanol, CH3OH (l) e do etanol, CH3CH2OH(l), além da água líquida, essencial na hidratação do organismo.
A análise desse gráfico, com base nos conhecimentos de Química, permite corretamente afirmar:
- Geografia | 3.7 Impactos Ambientais
Analise o quadro que apresenta as características de um fenômeno climático urbano.
São ações capazes de minimizar os efeitos desse fenômeno: