(UERJ) Atente para o gráfico
O gasto militar é um dos indicadores do poder dos países no cenário internacional em um dado contexto histórico. Com base na análise dos dois gráficos, pode-se projetar a seguinte alteração na atual ordem geopolítica mundial:
Questões relacionadas
- Biologia
Grande parte da insulina comercializada atualmente provém de bactérias transgênicas produzidas em laboratório. A produção do hormônio é realizada através do cultivo de bactérias, especialmente Escherichia coli. O gene da insulina é introduzido nessas bactérias, sem a necessidade de outros agentes, tornando-as capazes de produzir o hormônio.
Qual o processo de recombinação genética utilizado para criar essas bactérias transgênicas?
- Física | 3.6 Termodinâmica
Um recipiente contém um gás monoatômico ideal inicialmente no estado L, com pressão p e volume V
O gás é submetido a uma transformação cíclica LMNL, absorvendo de uma fonte quente uma quantidade de calor Q1 e cedendo a uma fonte fria uma quantidade de calor Q2. Pode-se afirmar que Q1 é igual a:
- Física | 5.2 Ondas Mecânicas
(FASA)
Considerando-se que a figura representa uma corda de 1,8 m de comprimento tracionada e que vibra com uma frequência de 80,0 Hz, a velocidade de propagação da onda nessa corda, em m/s, é igual a
- Geografia | 7.2 Conflitos Internacionais
(UERN) “Uma série de revoltas se alastrou por países árabes este ano, e já derrubou três governos no norte da África: Tunísia (em janeiro), Egito (fevereiro) e Líbia (agosto). A professora Vânia Carvalho Pinto, da UnB, ressalta que nenhum dos três é uma monarquia – onde os soberanos têm outras fontes de legitimidade, inclusive descenderem de Maomé. ‘A única que sofreu uma ameaça séria é o Bahrein, onde a revolta da maioria xiita foi suprimida com ajuda da Arábia Saudita’”.
(http://www.estadao.com.br/noticias/)
O fato relatado teve início em dezembro de 2010, quando um jovem tunisiano, desempregado, ateou fogo ao próprio corpo como manifestação contra as condições de vida no país. Ele não sabia, mas o ato desesperado, que terminou com a própria morte, seria o pontapé inicial do que viria a ser chamado mais tarde de primavera
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
MATERIAL
- Aparelhagem completa para reprodução de imagens (you-tube)
- Som
- CD Os Saltimbancos
- Massinha (cores variadas)
- Plástico – para forrar a mesa
- Palitos de picolé
PROCEDIMENTOS
- O professor vai apresentar a música “Todos Juntos – Os Saltimbancos”, disponível no CD “Os
Saltimbancos “ e https://www.youtube.com/watch?v=BA550dgnb5U
- Reapresente a música, incentivando o canto e a expressão corporal.
- Proponha à turma a descrição oral da música . Nesta hora o professor deverá anotar no
quadro os personagens que foram citados pelas crianças.
- Solicite que as crianças escolham personagens presentes na música para reproduzirem,
utilizando massinha de modelar.
- Forme grupo de 04 crianças e forre a mesa com plástico.
- Distribua a massinha (cores Variadas) e os palitinhos de picolé.
- Peça as crianças para começar a modelar.
- Depois de cada personagem feito, o professor deverá colocar o nome da criança embaixo da
peça modelada.
- Deixe secar.
Fonte: http://www.conteudoseducar.com.br/conteudos/arquivos/3759.pdf
AS CORES NO QUINTAL DE ALDEMIR MARTINS