O gráfico da função dada por .é a parábola esboçada abaixo, com vértice no ponto V. Então podemos concluir corretamente que:
Questões relacionadas
- Filosofia | 4.2 Teorias Políticas
Hobbes realiza o esforço supremo de atribuir ao contrato uma soberania absoluta e indivisível. Ensina que, por um único e mesmo ato, os homens naturais constituem-se em sociedade política e submetem-se a um senhor, a um soberano. Não firmam contrato com esse senhor, mas entre si. É entre si que renunciam, em proveito desse senhor, a todo o direito e toda liberdade nocivos à paz.
CHEVALLIER, J. J. As grandes obras políticas de Maquiavel a nossos dias. Rio de Janeiro: Agir, 1995 (adaptado).
A proposta de organização da sociedade apresentada no texto encontra-se fundamentada na
- Biologia | 15.1 Ideias Evolutivas
(UNEAL) A teoria de Darwin só veio a ser amplamente aceita nas décadas de 1930 e 1940, com a apresentação de uma teoria refinada chamada, com certa presunção, de síntese moderna, que combinava as ideias de Darwin com as de Mendel e outros. Para Mendel, o reconhecimento também foi póstumo, não obstante tenha chegado um pouco mais cedo. Em 1900, três cientistas, trabalhando separadamente na Europa, redescobriram o trabalho de Mendel mais ou menos ao mesmo tempo. Foi somente porque um deles, um holandês chamado Hugo de Vries, tentou, ao que parece, se apropriar das ideias de Mendel que um rival resolveu deixar ruidosamente claro que o mérito cabia ao monge esquecido. (BRYSON, 2005, p.402).
Com base no texto e nas relações de afinidade conceitual existentes entre a teoria darwinista e a teoria mendelista, a qual nunca foi devidamente percebida à época de suas publicações, é correto afirmar:
- Filosofia | 4.3 Empiristas e Racionalistas
(UEL) Leia o texto a seguir.
Esta é uma concepção de ciência que considera a abordagem crítica sua característica mais importante. Para avaliar uma teoria o cientista deve indagar se pode ser criticada - se se expõe a críticas de todos os tipos e, em caso afirmativo, se resiste a essas críticas.
POPPER, Karl. Conjecturas e refutações. Trad. Sérgio Bath. Brasília: UnB, 1982. p. 284.
Com base no texto e nos conhecimentos sobre a filosofia de Popper, assinale a alternativa correta.
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
12,5 milhões de crianças trabalham na América Latina, diz OIT
Os "países da América Latina e do Caribe conseguiram avanços importantes na luta contra o trabalho infantil", mas ainda devem redobrar seus esforços para erradicar essa prática que afeta 12,5 milhões de crianças na região, afirmou , nesta quarta-feira (11), a diretora regional da Organização Internacional do Trabalho (OIT), Elizabeth Tinoco. [...] "Mas a notícia preocupante é que o número de menores em ocupações perigosas aumentou de 9 a 9,6 milhões de crianças, o que evidencia que a grande maioria do trabalho infantil na região está ligado às ocupações de risco", disse Elizabeth. A diretora da OIT acrescentou que "é necessário tratar das causas fundamentais do trabalho infantil” e, para isso, é essencial a proteção social, pois essa reduz diretamente a vulnerabilidade das famílias". Disponível em: http://g1.globo.com/mundo/noticia/2014/06/125-milhoes-de-criancas-trabalham-na-america-latina-diz-oit.html. Acesso em: 2 abril 2015.
Enunciado:
Os motivos que levam crianças a trabalhar são as
- História - Fundamental | 01. Os Estados Europeus e o Absolutismo Monárquico
Jean Baptiste Colbert foi ministro das finanças de Luís XIV, no século XVII. Por isso, o mercantilismo francês recebeu o nome de colbertismo. Leia um dos pensamentos de Colbert.
Por muitas vezes, Colbert formulou na sua correspondência os princípios do mais estrito mercantilismo. “Concordar-se-á facilmente escreveu em 1664, em que somente a abundância da prata num Estado é que faz a diferença de sua grandeza e de seu poderio”; alguns anos mais tarde, afirma: “Há somente uma mesma quantidade de prata que circula em toda a Europa... não se pode aumentar a prata no reino, sem que ao mesmo tempo se retire a mesma quantidade nos Estados vizinhos”. Pode-se ler ainda no seu memorial de 1670 sobre as finanças: “É preciso aumentar a prata no comércio público atraindo-a dos países de onde provém, conservando-a dentro do reino, impedindo que ela saia e dando aos homens meios para aproveitá-la... somente o comércio e tudo o que dele depende pode produzir este grande efeito”.
DEYON, Pierre. O mercantilismo. São Paulo: Perspectiva, 1973. p. 24-25.
Sobre o trecho descrito, é correto afirmar que: