(UNICAMP) De acordo com a Organização das Nações Unidas, a população global submetida a deslocamentos forçados cresceu substancialmente durante os últimos decênios, passando de 37,3 milhões para 65,3 milhões em 2015. Desse total, os refugiados representam 16,1 milhões de pessoas, 1,7 milhão a mais que o total registrado 12 meses antes. Mais da metade dos atuais refugiados do mundo (54%) procede de três países afetados por conflitos armados.
Adaptado de Agência da ONU para Refugiados – ACNUR – Documento Tendencias Globales, 2015.
Indique quais são esses três países.
Questões relacionadas
- Geografia - Fundamental | 3.04 Pirâmides Etárias
Nos gráficos a seguir, é possível comparar as pirâmides etárias dos Estados Unidos em 1988 e 2018. Observe-as atentamente.
Ao realizar a comparação, é possível identificar importantes mudanças na população estadunidense nesse período. Pelas mudanças verificadas, pode-se afirmar que, como consequência, o país poderá enfrentar:
- Língua Portuguesa | 1.2 Percepção das Ideias do Texto
A inteligência está na rede
Pergunta: Há tecnologias que melhoram a vida humana, como a invenção do calendário, e outras que revolucionam a história humana, como a invenção da roda. A internet, o iPad, o Facebook, o Google são tecnologias que pertencem a que categoria?
Resposta: À das que revolucionam a história. O que está acontecendo no mundo de hoje é semelhante ao que se passou com a sociedade agrária depois da prensa móvel de Gutenberg. Antes, o conhecimento estava concentrado em oligopólios. A invenção de Gutenberg começou a democratizar o conhecimento, e as instituições do feudalismo entraram num processo de atrofia. A novidade afetou a Igreja Católica, as monarquias, os poderes coloniais e, com o passar do tempo, resultou nas revoluções na América Latina, nos Estados Unidos, na França. Resultou na democracia parlamentar, na reforma protestante, na criação das universidades, do próprio capitalismo. Martinho Lutero chamou a prensa móvel de “a mais alta graça de Deus”. Agora, mais uma vez, o gênio da tecnologia saiu da garrafa. Com a prensa móvel, ganhamos acesso à palavra escrita. Com a internet, cada um de nós pode ser seu próprio editor. A imprensa nos deu acesso ao conhecimento que já havia sido produzido e estava registrado. A internet nos dá acesso ao conhecimento contido no cérebro de outras pessoas em qualquer parte do mundo. Isso é uma revolução. E, tal como aconteceu no passado, está fazendo com que nossas instituições se tornem obsoletas.
TAPSCOTT, D. Entrevista concedida a Augusto Nunes. Veja, 21 abr. 2011 (adaptado).
Segundo o pesquisador entrevistado, a internet revolucionou a história da mesma forma que a prensa móvel de Gutenberg revolucionou o mundo no século XV. De acordo com o texto, as duas invenções, de maneira similar, provocaram o(a):
- Física | 5.4 Ondas Sonoras
(UNIPÊ) O estudo das ondas é relevante não só pela beleza de conhecer os mecanismos que produzem o pôr do sol ou um arco-íris, mas pelos benefícios tecnológicos decorrentes desse estudo, como o advento dos meios de comunicação ou o uso dos raios-X no diagnóstico por imagem, que fizeram emergir todo um campo da física aplicada à medicina.
Com base nos Conhecimentos dos Fenômenos Ondulatórios, é correto afirmar:
- Ciências - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Analise o desenho a seguir, que representa o corte esquemático de um local destinado à deposição dos resíduos urbanos.
Disponível em: < http://www.ambsc.com.br/serv_aterro.htm>. Acesso em: 18 mar. 2013.
Selecione 3 (três) procedimentos realizados para a construção dessa estrutura, que não ocorrem em um lixão, e explique a vantagem trazida pela adoção desses procedimentos.
- Biologia | 11.7 Sistema Imune
(PUCPR) Hematologia Forense
Um dos vestígios mais proeminentes em locais de crime, especialmente àqueles relacionados aos crimes contra a vida, é, sem dúvida alguma, o sangue. Por meio de sua análise é possível não apenas atinar quem esteve ali, mas também ponderar sobre a dinâmica dos eventos que naquele sítio se sucederam. A compreensão da análise sanguínea, sua interpretação e repercussão na esfera jurídica constituem o arcabouço de estudo da hematologia forense.
Fonte: FILHO e FRANCEZ, 2016, p.09.
Suponha que em um galinheiro foram encontradas várias marcas de sangue ainda líquido, mas nenhum corpo humano foi encontrado. Pelas informações recebidas dos peritos que estiveram no local, existe a hipótese de que um crime contra um fazendeiro aconteceu naquele local. Para descartar que aquelas manchas de sangue não são de mamíferos, como humanos, mas se tratam de sangue de aves, bastaria, em uma simples análise hematológica,