(UNICAMP) De acordo com a Organização das Nações Unidas, a população global submetida a deslocamentos forçados cresceu substancialmente durante os últimos decênios, passando de 37,3 milhões para 65,3 milhões em 2015. Desse total, os refugiados representam 16,1 milhões de pessoas, 1,7 milhão a mais que o total registrado 12 meses antes. Mais da metade dos atuais refugiados do mundo (54%) procede de três países afetados por conflitos armados.
Adaptado de Agência da ONU para Refugiados – ACNUR – Documento Tendencias Globales, 2015.
Indique quais são esses três países.
Questões relacionadas
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Texto base: Entre os Tratados firmados com o fim da Primeira Guerra Mundial, está o Tratado de Versalhes. Veja alguns de seus artigos. Art. 45 - Alemanha cede à França a propriedade absoluta [...], com direito total de exploração, das minas de carvão situadas na bacia do rio Sarre. Art. 119 - A Alemanha renuncia, em favor das potências aliadas, a todos os direitos sobre as colônias ultramarinas. Art. 171 - Estão proibidas na Alemanha a fabricação e a importação de carros blindados, tanques, ou qualquer outro instrumento que sirva a objetivos de guerra. Art. 232 - A Alemanha se compromete a reparar todos os danos causados à população civil das potências aliadas e a seus bens. MARQUES, Adhemar Martins et al. História Contemporânea Textos e documentos. São Paulo: Contexto, 1999.
Enunciado:
Sobre as condições impostas à Alemanha, podemos notar que:
- História | 5.1 Expansão Marítima
(UFMG) Analise as imagens
A partir da análise e comparação desses mapas e considerando-se outros conhecimentos sobre o assunto, é correto afirmar que:
- Arte - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
MATERIAL
- Papel sulfite branco 12x14 cm
- Papel sulfite Branco 6x12 cm
- Lápis pastel a óleo
- Pincel
- Tintas guache (cor branca, preta e coloridas)
- Tesoura sem ponta
- Cola
- Lápis
- Spray para fixação do desenho
PROCEDIMENTOS
- O professor vai pedir aos alunos para desenhar uma cidade no papel sulfite 6x12 cm.
Certifique-se de que os edifícios estão se tocando. Em seguida adicione detalhes e
texturas nos prédios.
- Reserve.
Fonte:http://www.paintedpaperart.com/2017/12/winter-cityscapes/
- Se o professor achar necessário, pode fazer um download do folheto abaixo para servir de inspiração.
Disponível: https://www.teacherspayteachers.com/Product/Architectural-Elements-Handout-3529677
- O professor vai instruir os alunos para começar a pintar o céu da cidade.
- Neste momento o professor vai falar com os alunos que eles vão começar a trabalhar a escala monocromática para fazer esta pintura.
- O professor vai pedir para os alunos para escolherem uma cor para o céu. Converse com os alunos mostrando que eles podem escolher cores variadas, não utilizando somente o azul. Por exemplo: se ele quiserem retratar a cidade à tarde, escolher uma cor mais quente, se for a noite, cores mais escuras, ou escolher uma cor totalmente diferente para pintar o céu.
- Depois da cor escolhida o professor vai pedir aos alunos para começar a pintar no topo do papel. Pintar com uma cor sólida (a cor escolhida). Em seguida, adicione um toque de branco e pinte outra faixa para o céu, na horizontal. Continue este processo até que a última linha seja preenchida na folha com a cor mais clara.
- Lembre sempre aos alunos que quanto mais branco se adiciona, mais claro fica a cor.
- Faça uma pintura monocromática para o fundo do seu trabalho.
- Espere secar.
- Voltando ao desenho dos prédios, agora o professor vai pedir aos alunos para começarem a adicionar cor à cidade.
- Para isso eles deverão criar sombras e destaques com a mesma cor de pastel a óleo que foi usada para pintar o céu. Peça os alunos para começarem na borda esquerda de cada prédio e desenhar uma linha reta para baixo. Manchar para a direita com o polegar, dando um sombreado.
- Use apenas um dedo para sombrear o pastel a óleo. Isto irá manter o resto dos
edifícios nítidos e brancos. Passe spray para fixação do desenho.
- Quando terminar de espalhar o pastel a óleo, recorte a cidade como uma peça e cole
no fundo do papel, onde foi feita a pintura monocromática.
- Expor os trabalhos.
- Fonte:http://www.paintedpaperart.com/2017/12/winter-cityscapes/
O UNIVERSO DA COR
- Física | C. Indução Eletromagnética
(UNIT)
Considere uma haste metálica PQ imersa em um campo magnético uniforme B, conforme a figura. A haste PQ realiza movimento de rotação em torno do eixo E, paralelo às linhas de indução magnética, com velocidade de módulo constante e no sentido horário. Com base nessas informações, é correto afirmar:
- Literatura | 5.2 Modernismo(FGV-RJ) Catar Feijão
1
Catar feijão se limita com escrever:
joga-se os grãos na água do alguidar
e as palavras na folha de papel;
e depois, joga-se fora o que boiar.
Certo, toda palavra boiará no papel,
água congelada, por chumbo seu verbo:
pois para catar esse feijão, soprar nele,
e jogar fora o leve e oco, palha e eco.
2
Ora, nesse catar feijão entra um risco:
o de que entre os grãos pesados entre
um grão qualquer, pedra ou indigesto,
um grão imastigável, de quebrar dente.
Certo não, quando ao catar palavras:
a pedra dá à frase seu grão mais vivo:
obstrui a leitura fluviante, flutual,
açula a atenção, isca-a como o risco.
João Cabral de Melo Neto, A educação pela pedra.
A comparação escolhida por João Cabral de Melo Neto para caracterizar o ato de escrever