(UNESP) Entre os eventos políticos e culturais que marcaram a década de 1960, podem-se citar:
Questões relacionadas
- Física | 4.4 Lentes e Visão
(UNIME) Quando se diz que um dado defeito de visão é corrigido com este ou aquele tipo de lente, isso significa que o defeito desaparece após algum tempo de uso da lente corretora. A função da lente é apenas tornar possível a visão nítida dos objetos para situações em que, sem ela, isso não seria possível.
Com base nos conhecimentos sobre a Óptica, é correto afirmar:
- Biologia | 14. Biotecnologia
(UESB) A primeira bactéria a viver, exclusivamente, graças a um código genético sintetizado pelo homem começou a se multiplicar em um laboratório no Instituto J. Craig Venter conforme anunciado pelo pesquisador Craig Venter em maio de 2010. Venter e seus colegas usaram para isso um genoma sintético da bactéria Mycoplasma mycoides. Nos últimos 15 anos, os genomas de milhares de organismos já foram sequenciados e depositados em bancos de dados.
(FABRICADA..., 2010).
Com base no texto e de acordo com os conhecimentos relacionados a essa temática, pode-se inferir:
I. A nova célula produzida foi denominada sintética por ser controlada por um genoma montado a partir de fragmentos de uma síntese química do DNA.
II. A criação das células sintéticas não representa quaisquer riscos biológicos por essas células não possuírem DNA quimicamente semelhante ao de células normais, o que impossibilita a transferência genética.
III. Essa tecnologia biológica poderá ser utilizada para produção de medicamentos, compostos industriais e síntese de vacinas antivirais de forma promissora.
A alternativa que apresenta todas as alternativas corretas é a:
- Ciências - Fundamental | 03. Os Seres Humanos São Seres Vivos
Leia o texto e responda
ALIMENTOS
Todos os seres vivos necessitam de alimentos. É a comida que fornece energia, mantém o corpo quente e permite o crescimento. Nosso padrão diário de alimentação chama-se dieta. As dietas variam bastante entre os povos, conforme a cultura e a disponibilidade de comida. O ser humano consegue consumir uma grande variedade de alimentos de origem animal e vegetal. Há pessoas, porém, que se recusam a comer carne: são os vegetarianos. A falta de certos alimentos pode causar doenças, redução do crescimento e até inanição. Mas comer determinados tipos de comida em excesso também é prejudicial.
(Enciclopédia ilustrada do Estudante.Ed. Globo)
De acordo com o texto, marque a afirmativa correta.
Todos os seres vivos necessitam de alimento, pois:
- Língua Portuguesa | 1.2 Percepção das Ideias do Texto
Cada vez mais, as pessoas trabalham e administram serviços de suas casas, como mostra a pesquisa realizada em 1993 pela Fundação Europeia para a Melhoria da Qualidade de Vida e Ambiente de Trabalho. Por conseguinte, a ‘centralidade da casa’ é uma tendência importante da nova sociedade. Porém, não significa o fim da cidade, pois locais de trabalho, escolas, complexos médicos, postos de atendimento ao consumidor, áreas recreativas, ruas comerciais, shopping centers, estádios de esportes e parques ainda existem e continuarão existindo.
E as pessoas deslocar-se-ão entre todos esses lugares com mobilidade crescente, exatamente devido à flexibilidade recém-conquistada pelos sistemas de trabalho e integração social em redes: como o tempo fica mais flexível, os lugares tornam-se mais singulares à medida que as pessoas circulam entre elas em um padrão cada vez mais móvel.
CASTELLS, M. A Sociedade em rede. V. 1. São Paulo: Paz e Terra, 2002.
As tecnologias de informação e comunicação têm a capacidade de modificar, inclusive, a forma das pessoas trabalharem. De acordo com o proposto pelo autor:
- Língua Portuguesa | 1.4 Função do Texto, Função Social e Objeto Comunicativo
Centro das atenções em um planeta cada vez mais interconectado, a Floresta Amazônica expõe inúmeros dilemas. Um dos mais candentes diz respeito à madeira e sua exploração econômica, uma saga que envolve os muitos desafios para a conservação dos recursos naturais às gerações futuras.
Com o olhar jornalístico, crítico e ao mesmo tempo didático, adentramos a Amazônia em busca de histórias e sutilezas que os dados nem sempre revelam. Lapidamos estatísticas e estudos científicos para construir uma síntese útil a quem direciona esforços para conservar a floresta, seja no setor público, seja no setor privado, seja na sociedade civil.
Guiada como uma reportagem, rica em informações ilustradas, a obra Madeira de ponta a ponta revela a diversidade de fraudes na cadeia de produção, transporte e comercialização da madeira, bem como as iniciativas de boas práticas que se disseminam e trazem esperança rumo a um modelo de convivência entre desenvolvimento e manutenção da floresta.
VlLLELA. M.; SPINK, P. In: ADEODATO, S. et al, Madeira de ponta a ponta: o caminho desde a floresta até o consumo. São Paulo: FGV RAE, 2011 (adaptado).
A fim de alcançar seus objetivos comunicativos, os autores escreveram esse texto para