A função real f definida por sendo a e b constantes reais, está graficamente representada abaixo.
Pode-se afirmar que o produto (a.b) pertence ao intervalo real:
Questões relacionadas
- História - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Texto base: No início do processo de sedentarização das populações, no delta do Euphrates, surgem as primeiras civilizações urbanas. [...] Também nos vales do Indus, dos rios Amarelo e Nilo, a partir do V milênio a.C., pequenas vilas se transformam, gradualmente, em cidades, invariavelmente junto aos rios.
BAPTISTA, M.; CARDOSO, A. Rios e cidades: uma longa e sinuosa história.... Revista da UFMG,
Belo Horizonte, v. 20, n. 2, p. 124-153,
jul./dez. 2013.
Enunciado:
A partir da leitura do texto, pode-se entender que os primeiros núcleos urbanos nascem perto dos rios, que levavam
- História | 5.1 Expansão Marítima
(PUC-RS) Considere as afirmações sobre a viagem de Pedro Álvares Cabral, que aportou no litoral brasileiro em abril de 1500, dando origem ao “descobrimento do Brasil”.
I. A expedição foi um empreendimento estatal comandado e controlado pela Coroa Portuguesa, sem que houvesse participação de investimentos privados na sua montagem e execução.
II. A viagem de Cabral contou com o apoio da Igreja Católica, que desejava expandir o cristianismo para além da Europa; ademais, o reconhecimento oficial da Igreja conferia legitimidade às novas conquistas.
III. A escolha do comandante da esquadra portuguesa teve como principais critérios a competência e a experiência profissional de Cabral, sinalizando o rompimento do Estado português com os privilégios aristocráticos na sua burocracia.
IV. A expedição tinha como objetivo final estabelecer rotas comerciais de especiarias com o Oriente; a “descoberta do Brasil”, porém, estava entre os resultados possíveis, devido ao interesse português em controlar a navegação no Atlântico Sul.
Estão corretas apenas as afirmativas
- Filosofia | 2.3 Helenismo
TEXTO I
Ora, a morte é a cessação da vida física ou o aniquilamento do indivíduo no dinamismo da physis, de maneira que não há sofrimento nela, afinal, sofrimento e prazer, mal e bem, residem nas sensações. Como a morte implica privação de sensações, não se pode pensar que ela acarrete algum sofrimento aos indivíduos. Por conseguinte, o sábio, aquele que se aplica a refletir sobre a natureza da morte, não terá nada a temer.
Epicuro. Carta sobre a felicidade (A Meneceu). São Paulo: Editora UNESP; 1997.
TEXTO II
O sábio não desdenha viver nem teme deixar de viver; para ele, viver não é um fardo, e deixar de viver (a morte) não é um mal. Ao contrário, o sábio, assim como que opta pela comida mais saborosa e não pela mais abundante, do mesmo modo sabe colher os frutos de um tempo bem vivido, ainda que breve.
Epicuro. Carta sobre a felicidade (A Meneceu). São Paulo: Editora UNESP; 1997.
O epicurismo é o sistema filosófico que prega a procura dos prazeres moderados para atingir um estado de tranquilidade e de libertação do medo, com a ausência de sofrimento corporal pelo conhecimento do funcionamento do mundo e da limitação dos desejos.
Seguindo essa linearidade de raciocínio, Epicuro afirma que não se deve temer a morte, pois ela
- Filosofia | 4.2 Teorias Políticas
Para Thomas Hobbes, os seres humanos são livres em seu estado natural, competindo e lutando entre si, por terem relativamente a mesma força. Nesse estado, o conflito se perpetua através de gerações, criando um ambiente de tensão e medo permanente. Para esse filósofo, a criação de uma sociedade submetida à Lei, na qual os seres humanos vivam em paz e deixem de guerrear entre si, pressupõe que todos renunciem à sua liberdade original. Nessa sociedade, a liberdade individual é delegada a um só dos homens que detém o poder inquestionável, o soberano.
HOBBES, Thomas. Leviatã ou matéria, forma e poder de um estado eclesiástico e civil. São Paulo: Editora Nova Cultural, 1997.
Hobbes, filósofo contratualista, ao expor sua teoria política defendeu que o(a)
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.03 Charge
Analise a charge a seguir para responder as questões.
Disponível em: <http//www.charges.com>. Acesso em: 10 out. 2012.
De acordo com a charge, a tecnologia