Todo número inteiro positivo n pode ser escrito em sua notação científica como sendo em que
Além disso, o número de algarismos de n é dado por (x + 1).Sabendo que
o número de algarismos de 257 é:
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Professor, analise com os alunos as seis perguntas do consumo consciente.
Disponível em: <http://www.ecofit.com.br/noticias/295-seis-perguntas-e-respostas-do-consumo-consciente>. Acesso em: 6 fev. 2017.
Crie com os alunos um questionário utilizando como referência as seis perguntas do consumo consciente. O objetivo deste questionário é avaliar o consumo consciente na comunidade.
Consumo consciente Perguntas possíveis
1. Por que comprar?
Você compra o que realmente precisa?
As propagandas influenciam as suas compras?
Você já comprou alguma coisa sem necessidade para se sentir melhor?
2. O que comprar?
Você considera a durabilidade do produto na hora da compra?
Você considera a qualidade do produto na hora da compra?
Você considera as questões de segurança do produto na hora da compra?
3. Como comprar?
Você regularmente faz compras longe ou perto de casa?
A bicicleta e a caminhada são opções na hora de fazer compras?
Transporta suas compras em sacolas plásticas ou sacolas duráveis?
Você analisa sua situação financeira antes de realizar uma compra?
4. De quem comprar?
Você se preocupa com como o produto comprado foi produzido?
Você pesquisa a atuação social das empresas nas quais faz compras?
Devido à atuação irregular de uma empresa, você deixa de comprar um produto?
5. Como usar?
Você se preocupa com o consumo de energia dos aparelhos que compra?
Conserta os aparelhos quebrados antes de pensar em trocá-los?
Usa os produtos até o final da sua vida útil?
6. Como descartar?
Você procura saber como reutilizar as coisas para evitar o descarte desnecessário?
Você descarta os produtos de forma seletiva, buscando enviar o que for possível para a reciclagem?
Você conhece a expressão "jogar lixo no lixo"?
Solicite aos alunos que:
- apliquem os questionários a dois adultos conhecidos da comunidade;
- cuidem para que não haja repetição dos entrevistados;
- requisitem o apoio do professor de Matemática para o tratamento estatístico dos resultados;
- façam sugestões de consumo consciente com base nos resultados;
- registrem por escrito os resultados e sugestões;
- compartilhem os resultados e sugestões com as outras turmas da escola.
- Língua Portuguesa | 1.4 Função do Texto, Função Social e Objeto Comunicativo
Juventude e participação
Inicialmente, gostaria de destacar que toda
avaliação é feita a partir de uma comparação. Neste
caso, essa comparação poderia ser feita em duas
direções. Uma delas em relação a outras faixas
[5] etárias e a outra em relação à juventude de épocas
passadas. Em relação à primeira dimensão, me
parece que o comportamento político da juventude
não seja diferente do de outras faixas etárias. Os
que avaliam como baixa a participação política
[10] a juventude atual não podem afirmar que seja
diferente da participação política das outras faixas.
Existem parcelas da população passivas (e entre elas
há jovens e também adultos), assim como existem
parcelas da população com alta taxa de participação
[15] política, e entre elas podemos igualmente identificar
jovens e adultos.
Logo, uma comparação entre faixas etárias não nos
leva a concluir que seja baixa a participação política
da juventude. Agora, em relação à outra dimensão, a
[20] comparação entre juventudes de épocas diferentes,
podemos constatar diferenças que aparentemente
levem algumas pessoas a afirmações do tipo “a
juventude atual não está com nada”, “antigamente
os jovens tinham maior consciência e atuação
[25] política”. E aqui, novamente, devemos analisar a
questão por partes. Jovens alienados e passivos
sempre existiram ao lado de jovens conscientizados
e ativos politicamente.
Deve-se reconhecer que a proporção entre essas duas
[30] categorias muda com o tempo, tem épocas em que
a proporção de jovens ativos se amplia e em outras
épocas diminui. Mas esse aumento ou diminuição é
uma expressão da sociedade como um todo e não de
uma determinada faixa etária. Se numa época a parcela
[35] de jovens cresce e se torna mais intensa, é porque esse
mesmo fenômeno se manifesta na sociedade como um
todo. O comportamento juvenil expressa as tendências
gerais da sociedade como um todo.
A grande diferença está nos meios de que dispõem os
[40] jovens para desenvolver sua consciência crítica ou para
manifestar sua postura política. Aí, sim, registramos
mudanças radicais em relação a outras épocas.
Atualmente, os jovens têm acesso aos meios de
comunicação que permitem ampliar a velocidade e a
[45] abrangência da transmissão de idéias, o que oferece
facilidades nunca antes disponíveis para a expressão
política da juventude.
A minha resposta pode parecer otimista e tenho plena
consciência de que ela é. Os jovens da atualidade
[50] não são diferentes dos jovens de outras épocas,
aceitam ou rechaçam valores, assumem ou não
atitudes políticas com a mesma postura dos jovens do
passado, a diferença não está no grau e sim na forma.
Não muda o caminho, muda a forma de caminhar.
LUÍS DE LA MORA Adaptado de www.cipo.org.br
Os textos Juventude e participação, Ideologia e os dois depoimentos tratam da juventude e de sua participação na política e na sociedade.
No entanto, entre a perspectiva apresentada na letra da música de Cazuza e Frejat e o que se manifesta nos outros textos se estabelece uma diferença principal em relação ao seguinte elemento: