As populações de duas cidades, M e N são dadas em milhares de habitantes pelas funções
Onde a variável t representa o tempo em anos. Após certo instante t a população de uma dessas cidades é sempre maior do que a da outra. O valor mínimo desse instante t é:
Questões relacionadas
- Biologia | 11.9 Sistema Reprodutor
(UESB) Quando exatamente a vida começa? Não me refiro ao início da vida na Terra, mas ao começo da vida de um indivíduo humano. [...] Na concepção temos a junção do espermatozoide e do óvulo. O zigoto é resultado do abraço genético de 46 cromossomos, 23 do pai e 23 da mãe.
(GLEISER, 2011, C 9)
Marque com V as afirmativas verdadeiras e com F, as falsas. Sobre o processo que origina óvulos e espermatozoides, é correto afirmar:
( ) Origina o mesmo número de gametas funcionais em indivíduos do sexo masculino e feminino, a partir da diferenciação das células resultantes da meiose II.
( ) Constitui a fonte primária da variabilidade genética em espécies de reprodução sexuada.
( ) Inclui uma etapa de multiplicação das células da linhagem germinativa por processo mitótico.
( ) Forma células haploides essenciais à manutenção da constância cromossômica da espécie pela fecundação.
A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é a:
- História | 6.11 Crise de 29
(CFTMG) Índice de preços e salários nos Estados Unidos
ANOS
PREÇOS
SALÁRIOS
1929
95,3
100,5
1930
86,4
81,3
1931
73,0
61,5
1932
64,8
41,6
1933
65,9
44,0
Analisando esses dados, conclui-se, corretamente, que a crise: - Geografia | 7. Geopolítica
As mulheres curdas ganharam destaque internacional no último ano em função de seu protagonismo no enfrentamento armado contra o Estado Islâmico, principalmente no Iraque e na Síria. A guerra tornou visível para o mundo o protagonismo dessas mulheres, que não se limita à luta armada. As curdas estão na linha de frente da luta de seu povo por democracia, liberdade para as mulheres e construção de um modelo de economia alternativa, comunal e cooperativada. Essa luta tem cerca de 40 anos, quando mulheres curdas foram viver nas montanhas, pegaram em armas e começaram a questionar frontalmente o modelo patriarcal e repressivo sob o qual viviam até então.
(Weissheimer, Marco. Disponível em: <http://www.sul21.com.br/jornal/mulheres-curdas-
lutam-por-democracia-confederada-e-nova-econo mia/>. Acessado em: 16/08/2016).
Com base nas informações do texto e nos conhecimentos sobre geopolítica e conflitos territoriais mundiais, considere as seguintes afirmativas:
1. O texto retrata um dos principais conflitos e impasses étnico-territoriais na região do Oriente Médio, que envolve um grupo étnico considerado a maior nação sem pátria do mundo.
2. Grande parte do povo curdo habita uma região montanhosa localizada dentro dos territórios da Turquia, Síria, Iraque e Irã, mostrando que fronteiras étnicas e culturais entre Estados nem sempre são convergentes.
3. Apesar do conflito com o Estado Islâmico, o território curdo é reconhecido pelos Estados do Irã, Iraque e Turquia, onde a língua curda é tida como oficial.
Assinale a alternativa correta.
- História | 3.2 Era Vargas
Cartaz da Revolução Constitucionalista. Disponível em: http://veja.abril.com.br. Acesso em: 29 jun. 2012.
Elaborado pelos partidários da Revolução Constitucionalista de 1932, o cartaz apresentado pretendia mobilizar a população paulista contra o governo federal.
Essa mobilização utilizou-se de uma referência histórica, associando o processo revolucionário
- Língua Espanhola | 1. Interpretação de Textos
Hermeto Pascoal: «La música es mi religión»
Hermeto Pascoal es un compositor, arreglista, productor y virtuoso multiinstrumentista: bandoneonista, pianista, flautista, armonicista, saxofonista, guitarrista, melodicista y creador de bandas sonoras. Albino, del nordeste, figura cimera de la música de su país, creador de escuela, orquestador e improvisador y un innovador compositor coetáneo, destacado por la creación de elaboradas melodías, armonías, complejos ritmos y la inclusión de diversos instrumentos creados por él mismo; también, por el uso de un lenguaje musical propio, al cual denomina música universal. La naturaleza hace parte de su obra. Su cuerpo le sirve para hurgar la nuez del sonido, la que no separa del ruido para intentar desentrañar el misterio del arte más elevado, del que Nietzsche dijo: «Sin música, la vida sería un error».
Podría considerársele también un erradicador de esas nocivas matas llamadas fronteras, sobre todo las que se han inventado entre música popular y erudita. Cuando Floriano Martins planeó hacer su Retrato sobre Hermeto, cuenta que fue interesante hallar más referencias críticas sobre su obra en EE UU; que excepto notas periodísticas, no hay en Brasil una reflexión contundente acerca del trabajo de ese gran compositor; y que su nombre por lo general se asocia al de un loco que sopla calderas y bate tubos en el suelo. Todo ello, resultante de una inclinación perpetua de la cultura brasileña por negar su potencial intuitivo, mágico. Tratar a Hermeto de mago es una referencia irrespetuosa, que implica un distanciamiento. Así lo tenemos, a distancia, concluye Floriano Martins.
Hermeto también graba, junto a Ron Carter, Chester Thompson, y Flora Purim, un álbum en el que, además, participan… ¡dos cerdos! El grupo actúa en festivales europeos y sus discos, de difícil consecución hasta 1985, incluso fuera de Brasil, pasan a tener una difusión normal, excepto en Brasil. Para este hombre tan ligado a su tierra, nombrado ciudadano de honor de su pueblo, todo es música. De ruidos de animales, charlas, objetos, comentarios de partidos de fútbol, naturaleza, cuerpo.
Entre 1996 y 1997, Hermeto Pascoal se dedicó a componer una pieza por día, resultando una obra cuando menos insólita, titulada Calendário do Som (1999), libro con partituras y diario de acompañamiento de las sensaciones que involucraron al compositor en tal aventura. ¿El resultado? Fueron 366 músicas del género “choro”. Dice él: «Soy músico, y el músico es medio mágico también, solo que sin trucos, sin esconder nada. Cuando toco un instrumento, hay veces que no siento los pies en el suelo», recuerda FM en su Retrato de Hermeto Pascoal.
Internet:Rebelion.org (con adaptaciones).
Hermeto Pascoal ha comentado que, en alguna ocasión, ha tenido la sensación de estar flotando, cuando toca un instrumento musical.