O conjunto solução da inequação é:
Questões relacionadas
- Sociologia | 4. Poder, Estado e Política
O processo formativo do Estado desenrolou-se segundo a dinâmica de dois movimentos contraditórios e simultâneos: fragmentação e centralização. De um lado, fragmentação na medida em que os príncipes europeus tiveram de lutar contra o poder universalista do papa; e centralizador na medida em que os príncipes tiveram que lutar contra o poder político e militar de outros chefes políticos rivais. Desse processo resultaram as características fundamentais do Estado moderno: exército e burocracia civil permanentes, padronização tributária, direito codificado e mercado unificado.
GONÇALVES, W. Relações internacionais. Rio de Janeiro: Zahar, 2008 (adaptado).
A institucionalização política mencionada teve como uma de suas causas o êxito de alguns príncipes em
- Química
(Pucpr) Os coloides formam um sistema químico de relevante importância. Seu estudo fornece classificações para sistemas como gelatina, espumas e neblina, sistemas estes que não se encaixam como misturas homogêneas nem como misturas heterogêneas tradicionais devido ao tamanho da partícula dispersa. A separação dos sistemas coloidais pode envolver fatores elétricos devido à atração das cargas micelares em um meio com polos negativos e positivos previamente estabelecidos.
Um aminoácido como a leucina, cuja estrutura está apresentada a seguir, pode apresentar-se carregado quando da sua exposição em meio ácido ou básico.
A modificação do pH do meio interferirá de maneira que,
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Ben writes about his afternoons
Three times a week I stay at school in the afternoon because I have football training (on Mondays and Thursdays) and on Fridays I have Music Club. I have lunch at the school canteen and then I go to our library and I do my homework. After my extracurricular activities I go home. It takes me about ten minutes to get home by bus. Before dinner I usually have a shower and watch my favorite TV series. I always have dinner with my family. Then I play on the computer, listen to music or read. I never go to bed late.
Available at: http://www.englishexercises.org/makeagame/viewgame.asp?id=513#a. Accessed on Oct 3rd 2011.
Complete the sentences with always, never, sometimes and usually.
1. Ben _____________ stays at school in the afternoon.
2. Ben _____________ stays at school on Tuesdays and Thursdays.
3. He _____________ has lunch at the school canteen.
4. He _____________ goes home after extracurricular activities.
5. Ben _____________ goes home by bus.
- Matemática | 1.06 Razão, Proporção e Regra de Três
Um motorista partiu da cidade A em direção à cidade B por meio de uma rodovia retilínea localizada em uma planície. Lá chegando, ele percebeu que a distância percorrida nesse trecho foi de 25 km. Ao consultar um mapa com o auxílio de uma régua, ele verificou que a distância entre essas duas cidades, nesse mapa, era de 5 cm. A escala desse mapa é:
- Língua Portuguesa | 1.06 Funções Da Linguagem
Estojo escolar
Rio de Janeiro – Noite dessas, ciscando num desses canais a cabo, vi uns caras oferecendo maravilhas eletrônicas, bastava telefonar e eu receberia um notebook capaz de me ajudar a fabricar um navio, uma estação espacial.
[...] Como pretendo viajar esses dias, habilitei-me a comprar aquilo que os caras anunciavam como o top do top em matéria de computador portátil.
No sábado, recebi um embrulho complicado que necessitava de um manual de instruções para ser aberto.
[...] De repente, como vem acontecendo nos últimos tempos, houve um corte na memória e vi diante de mim o meu primeiro estojo escolar. Tinha cinco anos e ia para o jardim de infância.
Era uma caixinha comprida, envernizada, com uma tampa que corria nas bordas do corpo principal. Dentro, arrumados em divisões, havia lápis coloridos, um apontador, uma lapiseira cromada, uma régua de 20 cm e uma borracha para apagar meus erros.
[...] Da caixinha vinha um cheiro gostoso, cheiro que nunca esqueci e que me tonteava de prazer. [...]
O notebook que agora abro é negro e, em matéria de cheiro, é abominável. Cheira vilmente a telefone celular, a cabine de avião, a aparelho de ultrassonografia onde outro dia uma moça veio ver como sou por dentro. Acho que piorei de estojo e de vida.
CONY. C. H. Crônicas para ler na escola. São Paulo: Objetiva, 2009 (adaptado)
No texto, há marcas da função da linguagem que nele predomina. Essas marcas são responsáveis por colocar em foco o(a).