(IFCE) Com o fim da Segunda Guerra Mundial, muitos países passaram a se organizar, com o objetivo de promover maior integração econômica, culminando com o surgimento de blocos econômicos. A diminuição ou até a eliminação de barreiras alfandegárias facilitaria maior troca comercial de mercadorias e serviços. O primeiro bloco econômico a se formar foi a União Europeia (UE), em 1957, batizado com o nome de Comunidade Econômica Europeia (CEE). Sobre os blocos econômicos, é incorreto dizer-se que
Questões relacionadas
- Arte - Fundamental | 03.7. Brinquedos artesanais
MATERIAL
- Aparelhagem completa para reprodução de vídeo – You-tube
- Papel Contact
- Rolos de papel higiênico
- Palitos de picolé – coloridos
- Tesoura
PROCEDIMENTOS
-O professor vai começar a aula falando um pouco mais sobre as cores.
Disponível: https://www.significados.com.br/cores-2/
- O professor deverá passar um vídeo sobre as cores para os alunos
Disponível : https://www.youtube.com/watch?v=y-sKvA9UrXU
- Depois do vídeo, o professor vai demonstrar para cada criança o que deverá ser feito:
colar o papel contact envolvendo todo o rolinho e grudar um palito de picolé no rolo.
Fonte: http://www.tempojunto.com/2015/06/18/brinquedo-feito-em-casa-para-bebes/
- O professor deverá entregar para as crianças o pedaço de papel contact , já cortado, no
tamanho do rolo .
- O professor deverá distribuir o restante do material para as crianças.
- Pedir para as crianças para colar o papel no rolinho . O professor deverá auxiliá-los nesta
hora.
- Pedir as crianças para começarem a grudar os palitinhos no rolo. Deixe que as crianças
encontrem o seu jeito pessoal de colar os palitos.
- Incentive as crianças a usar várias cores para ficar um trabalho super colorido.
- Cobrir o rolo todo com os palitinhos coloridos.
- Depois que todos os rolos estiverem prontos, o professor poderá montar um a exposição na
sala de aula.
Fonte: http://www.tempojunto.com/2015/06/18/brinquedo-feito-em-casa-para-bebes/
AS CORES NA ARTE BRASILEIRA
- Geografia - Fundamental | 06. Ásia: Características Demográficas, Políticas e Econômicas
Texto base:
Enunciado:
Os países cujas fronteiras são ocupadas pelos curdos, combate sua presença de forma violenta. Esse conflito tem como origem a
- História | 6.15 Descolonização
(UFU) O imperialismo não acabou, não virou de repente “passado” ao se iniciar, com a descolonização, a desmontagem dos impérios clássicos. Toda uma herança de vínculos ainda liga países como Argélia e Índia à França e Inglaterra, respectivamente. Um novo e imenso continente de mulçumanos, africanos e centro-americanos dos antigos territórios coloniais agora reside na Europa metropolitana; mesmo a Itália, Alemanha e Escandinávia têm, hoje, de enfrentar esses movimentos populacionais, que em larga medida resultam do imperialismo e da descolonização, bem como da expansão da população europeia. Ademais, o fim da Guerra Fria e da União Soviética alterou definitivamente o mapa mundial.
SAID, Edward W. Cultura e Imperialismo. São Paulo: Companhia das Letras, 1995, p. 349.
Sobre o processo de descolonização, marque a alternativa correta.
- Física | B. Resistores
(IME)
Um circuito é alimentado por uma bateria através de uma chave temporizada ch que após o seu fechamento, abrir-se-á depois de transcorrido um período de tempo igual a T. Esse circuito é formado por segmentos de condutores com a mesma seção, mesma resistividade e comprimentos indicados na figura. Também estão inseridos cinco fusíveis f1 a f5 que têm a função de manter a continuidade do fluxo de corrente e de manter os segmentos conectados. Sempre que um dos fusíveis queimar, o segmento imediatamente à esquerda vai girar no sentido horário, fechando o contato, através de um batente, após decorridos T/4. Sabe-se que cada fusível necessita de T/4 para se romper diante de uma corrente maior ou igual à corrente de ruptura. A partir do fechamento da chave temporizada ch até a sua abertura, a energia consumida pelo circuito é igual a
Dados:
> correntes de ruptura para cada fusível a partir da direita:
- f1 : 0,9 I;
- f2 : 1,1 I;
- f3 : 1,5 I;
- f4 : 1,8 I; e
- f5 : 2,1 l.
> resistividade do segmento: ρ
> seção do fio: S
> diferença de potencial da bateria: UObservações:
- l corresponde à corrente elétrica com todos os fusíveis ligados;
- desconsidere a resistência dos fusíveis, da chave, dos fios e dos engates que conectam a fonte ao circuito. - Língua Portuguesa | 1.10 Semântica
(FUVEST) Leia o seguinte texto, que faz parte de um anúncio de um produto alimentício:
EM RESPEITO A SUA NATUREZA, SÓ TRABALHAMOS COM O MELHOR DA NATUREZA
Selecionamos só o que a natureza tem de melhor para levar até a sua casa. Porque faz parte da natureza dos nossos consumidores querer produtos saborosos, nutritivos e, acima de tudo, confiáveis.
www.destakjornal.com.br, 13/05/2013. Adaptado.
Procurando dar maior expressividade ao texto, seu autor