(IFCE) Com o fim da Segunda Guerra Mundial, muitos países passaram a se organizar, com o objetivo de promover maior integração econômica, culminando com o surgimento de blocos econômicos. A diminuição ou até a eliminação de barreiras alfandegárias facilitaria maior troca comercial de mercadorias e serviços. O primeiro bloco econômico a se formar foi a União Europeia (UE), em 1957, batizado com o nome de Comunidade Econômica Europeia (CEE). Sobre os blocos econômicos, é incorreto dizer-se que
Questões relacionadas
- História - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Leia o texto a seguir para responder as questões:
[...] O bárbaro se opõe ao selvagem, mas de que maneira? Primeiro, nisto: no fundo, o selvagem é sempre selvagem na selvageria, com outros selvagens; assim que está numa relação de tipo social, o selvagem deixa de ser selvagem. Em compensação, o bárbaro é alguém que só se compreende e que só se caracteriza, que só pode ser definido em comparação a uma civilização, fora da qual ele se encontra. Não há bárbaro, se não há em algum lugar um ponto de civilização em comparação ao qual o bárbaro é exterior e contra o qual ele vem lutar. Um ponto de civilização – que o bárbaro despreza, que o bárbaro inveja – em comparação ao qual o bárbaro se encontra numa relação de hostilidade e de guerra permanente. Não há bárbaro sem uma civilização que ele procura destruir e da qual procura apropriar-se. O bárbaro é sempre o homem que invade as fronteiras dos Estados, é aquele que vem topar nas muralhas da cidade. O bárbaro, diferentemente do selvagem, não repousa contra um pano de fundo de natureza ao qual pertence. Ele só surge contra um pano de fundo de civilização, contra o qual vem se chocar. Ele não entra na história fundando uma sociedade, mas penetrando, incendiando e destruindo uma civilização. Portanto, eu creio que o primeiro ponto, a diferença entre o bárbaro e o selvagem, é essa relação com uma civilização, portanto com uma história prévia. Não há bárbaro sem uma história prévia, que é a da civilização que ele vem incendiar. E, de outra parte, o bárbaro não é o vetor de trocas, como o selvagem. O bárbaro é essencialmente o vetor de algo muito diferente da troca: é o vetor de dominação.
FOUCAULT, Michel. Em defesa da sociedade: curso no Collège de France. São Paulo: Martins Fontes, 1999. p. 233.(Fragmento)
Considerando a discussão apresentada pelo autor com relação ao conceito de “bárbaro”:
a) Explique o que ele pretende dizer, quando afirma que o “bárbaro é alguém que só se compreende e que só se caracteriza, que só pode ser definido em comparação a uma civilização”.
b) Explique qual é a diferença entre “bárbaro” e “selvagem” de acordo com o autor.
- Geografia - Fundamental | 8.01 Colonização e Independência
Leia as informações e analise a imagem a seguir sobre a dominação no continente africano.
A descolonização da África, entre 1950 e1970, dá origem a sistemas políticos frágeis, que em muitos países, acabaram degenerando em ditaduras ou em sangrentas guerras civis envolvendo clãs e etnias rivais. A instabilidade do continente é uma herança do caótico processo de colonização. Muitos dos conflitos africanos se arrastam há anos sem perspectiva de obter a paz, como as guerras civis.
Disponível em: http://conflitosmundiaistocolando.blogspot.com.br/2010/05/conflitos-atuais.html Acesso em: 23 mar. 2012.
Disponível em: http://www.google.com.br/imgres?start=165&hl=pt-BR&sa=X&biw=1280&bih=705&tbm=isch&prmd=imvnsfd&tbnid=RwN_rNXM7dMBsM:&imgrefurl Acesso em 23 mar. de 2012.
Explique o motivo que levou o continente africano a intensos conflitos desde a sua colonização.
- Química | 2.3 Termoquímica
A escolha de uma determinada substancia para ser utilizada como combustível passa pela análise da poluição que ela causa ao ambiente e pela quantidade de energia liberada em sua combustão completa. O quadro apresenta a entalpia de combustão de algumas substancias. As massas molares dos elementos H, C e O são, respectivamente, iguais a 1 g/mol, 12 g/mol e 16 g/mol.
Levando-se em conta somente o aspecto energético, a substancia mais eficiente para a obtenção de energia, na combustão de 1 kg de combustível, é o:
- Física | B. Força Magnética
(UEFS) Uma partícula, de carga elétrica positiva q = 5μC e massa m = 10-10kg, penetra em um campo magnético uniforme de intensidade B = 10T, com velocidade de módulo v = 104m/s, perpendicularmente ao campo magnético. A intensidade da força magnética que atua sobre a partícula, em 10-1N, e o raio da trajetória circular descrita pela partícula em cm, são iguais, respectivamente, a
- Língua Inglesa | 2.07 Conjunções
(UERJ) Little Red Riding Hood
There once was a young person named Little Red Riding Hood who lived on the edge of a large forest full of endangered fauna and rare plants. One day her mother asked her to take a basket of organically grown fruit and mineral water to her grandmother’s house.
– But mother, won’t this be stealing work from the people who have struggled for years to earn the right to carry all packages between various people in the woods?
Red Riding Hood’s mother assured her that she had called the union secretary and had been given 1a special compassionate mission exemption form.
2– But mother, aren’t you oppressing me by ordering me to do this? Red Riding Hood’s mother pointed out that it was impossible for women to oppress each other, since all women were equally oppressed until all women were free.
On her way to grandma’s house, Red Riding Hood passed a woodchopper and wandered off the path in order to examine some flowers. She was startled to find herself standing before a wolf, who asked her what was in her basket.
– I am taking my grandmother some healthy snacks in a gesture of solidarity. Now, if you’ll excuse me, I would prefer to be on my way.
Red Riding Hood returned to the main path and proceeded towards her grandmother’s house. But the wolf knew of a quicker route to grandma’s house. He burst into the house and ate grandma, a course of action affirmative of his nature as a predator. He put on grandma’s nightclothes and awaited.
Red Riding Hood entered the cottage and said:
– Goodness! grandma, what big eyes you have!
– You forget that I am optically challenged.
– And grandma, what an enormous nose you have!
– Naturally, I could have had it surgically fixed, but I didn’t give in to such societal pressures, my child.
– And grandma, what very big, sharp teeth you have!
The wolf could not take any more of this, grabbed Little Red Riding Hood and opened his jaws so wide that she could see her poor grandmother in his belly.
At the same time, the woodchopper burst into the cottage, brandishing an axe.
– Hands off!, cried the woodchopper.
– And what do you think you’re doing?, cried Little Red Riding Hood. If I let you help me now, I would be expressing a lack of confidence in my own abilities.
– Get your hands off that endangered species! This is a police raid!, screamed the woodchopper.
– Thank goodness you got here in time, said the Wolf. I thought I was a goner.
– But mother, aren’t you oppressing me by ordering me to do this? (ref. 2)
In the sentence above, the word but fulfills the function of: