(UESPI) Com a economia mundial globalizada, existe uma tendência comercial para a formação de blocos econômicos, que facilitam as atividades comerciais entre os países-membros. Um dos blocos econômicos que podem ser mencionados é a APEC. Deste fazem parte os seguintes países, exceto:
Questões relacionadas
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
Texto base: O texto a seguir fala de uma época diferente da sua. O autor resolveu apresentar a lista de materiais escolares dos anos 60, 70. Você conhece estes objetos? Coisas da escola de antigamente Se você foi garoto ou adolescente nos anos 60 e 70 vai gostar do que vai ver. Coisas que as crianças de hoje nem imaginam ter existido! A lista do material escolar basicamente era composta assim: - lápis de preferência da marca Fritz Johansen, - borracha, caneta tinteiro, régua de madeira, - estojo de lata ou madeira, - caderno tipo brochurão, - cadernos de caligrafia, de desenho, de linguagem, - folhas de papel almaço pautadas, - vidrinho com cola - Goma Arábica, Ah!!! , eu ia esquecendo do mata borrão. A mala usada do 1º ao 4º ano, tínhamos que cuidar bem dela. Disponível em: http://slideshare.net/silasramos/a-escola-antigamente-decada-de-50-60-70
Enunciado:
1. Baseando-se no texto e na imagem, responda:
a) Quais as principais mudanças ocorreram, ao longo do tempo, na lista de materiais da escola? Explique sua resposta apresentando exemplos.
b) Por que essas mudanças foram acontecendo?
- Língua Portuguesa | 1.2 Percepção das Ideias do Texto
Inspiração no lixo
O paulistano Jaime Prades, um dos precursores do grafite e da arte urbana, chegou ao lixo por sua intensa relação com as ruas de São Paulo. “A partir da década de 1980, passei a perceber o desastre que é a ecologia urbana. Quando a gente fala em questão ambiental, sempre se refere à natureza, mas a crise ambiental urbana é forte”, diz Prades. Inspirado pela obra de Frans Krajcberg, há quatro anos Jaime Prades decidiu construir uma árvore gigante no Parque do Ibirapuera ou em outro local público, feita com sobras de madeira garimpadas em caçambas. “Elas são como os intestinos da cidade, são vísceras expostas”, conta Prades. “Percebi que cada pedaço de madeira carregava a memória da árvore de onde ela veio. Percebi que não estava só reciclando, e sim resgatando”. Sua árvore gigante ainda não vingou, mas a ideia evoluiu. Agora, ele pretende criar uma plataforma na internet para estimular outros artistas a fazer o mesmo.”Teríamos uma floresta virtual planetária, na qual se colocariam essas questões de forma poética, criando uma discussão enriquecedora.”
VIEIRA, A. National Geographic Brasil, n. 65-A, 2015.
O texto tematiza algumas transformações das funções da arte na atualidade. No trabalho citado, do artista Jaime Prades, considera-se a:
- Matemática | 12.2 Arcos e Ciclos
(ESC. NAVAL) O valor do produto cos 40º.cos 80º.cos 160º é:
- História - Fundamental | 15. Transformações na Europa Medieval
Texto base: Leia o texto a seguir. Penso que o que devemos compreender como a verdadeira Idade Média é, simultaneamente, uma idade de trevas e uma idade de ouro. Acrescentemos – para entender isso até o século XIX! – que o que herdamos deste período, no que concerne ao ensino e à pesquisa, delimita a Idade Média, a qual iria da decomposição do Império Romano e do mundo antigo, no século V, até o triunfo do humanismo no fim do século XV, um monstro cronológico! [...] O Renascimento não é a ruptura absoluta, decisiva, que pretendeu ser: há uma longa Idade Média que iria até o século XVIII. Pode-se dizer que a Idade Média só teve fim com a Revolução francesa e a Revolução Industrial. LE GOFF, Jacques. Uma longa Idade Média. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2008. p.29. (Fragmento)
Enunciado:
- A) De acordo com o autor do texto, podemos considerar a Idade Média como sendo a “Idade das Trevas”? Justifique sua resposta.
- B) É possível afirmar que há um consenso entre os historiadores quanto a periodização da Idade Média? Encontre no texto argumentos que justifiquem sua resposta.
- C) Explique por que para Jacques LeGoff a Idade Média foi encerrado com o Renascimento, como muito historiadores defendem.
- Biologia | 10.1 Características Gerais, Poríferos e Cnidários
O sucesso adaptativo dos répteis relaciona-se dentre outros fatores, ao surgimento de um revestimento epidérmico de queratina para economia de água metabólica.
Essa característica seria prejudicial em anfíbios, pois acarretaria problemas