(ACAFE) Considere o retângulo da figura abaixo, com um lado contido na reta s : x - 2 = 0, o outro no eixo das abscissas e um vértice P na reta r que passa pelos pontos.
A (10, 0) e B (2, 8)
O valor da área máxima do retângulo hachurado, em unidades de área, equivale a:
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(CPS) A quimioterapia é um dos principais métodos para o tratamento do câncer. Como a doença se caracteriza pela multiplicação descontrolada de células, a maioria das drogas utilizadas no tratamento quimioterápico age bloqueando o mecanismo celular responsável pela produção de novas células. Por isso, tanto células cancerosas quanto sadias são afetadas, o que resulta em efeitos colaterais, tais como queda de cabelo e prejuízo aos tecidos que têm alta taxa de renovação celular.
Com base nessas informações, podemos afi rmar corretamente que a quimioterapia atua
- História | 3.1 Espada e Oligárquica
O Malho, n. 247, 8 jun. 1907. Disponível em: http://atlas.fgv.br. Acesso em: 14 abr. 2015 (adaptado).
A charge, publicada em 1907, concorda com a ação do Estado ao considerar, preconceituosamente, determinada ocupação do espaço urbano como um
- Matemática | 1.06 Razão, Proporção e Regra de Três
A velocidade Mach (M) de um avião é definida como a razão entre a velocidade do avião e a velocidade do som. Os aviões são classificados em categorias, de acordo com a velocidade que conseguem atingir. As categorias são: subsônica (M < 1,0), transnoita (1,0 ≤ M < 1,2), supersônica (1,2 M ≤ 5,0) e hipersônica (1,2 ≤ M < 5,0). Considere a velocidade do som igual a 1 200 km/h. João e Bia fizeram uma viagem de avião, que percorreu 3 600 km em 4 horas. Bia disse que esse avião era muito rápido e, portanto, supersônico. João convenceu Bia de que ela estava errada, argumentando que, para o avião ser supersônico, o tempo de sua viagem deveria ser reduzido em, no mínimo:
- Matemática
A função real de variável real definida por f(x) = (x + 2) / (x - 2) é invertível. Se f-1 é sua inversa, então, o valor de [f(0) + f-1 (0) + f-1 (-1)]2 é
- Biologia | 9.1 Grupos Vegetais
Um aluno precisava organizar a coleção botânica da sua escola, e separar as plantas em monocotiledôneas e dicotiledôneas. Assim selecionou plantas de arroz, trigo e milho, as quais foram corretamente colocadas em um grupo; enquanto as de feijão, soja e ervilha foram colocadas em outro grupo. Analise as proposições em relação às características de plantas monocolitedôneas e de dicotiledôneas, e assinale (V) para verdadeira e (F) para falsa.
( ) As raízes das monocotiledôneas são fasciculadas (cabeleira) e encontradas nas plantas de arroz, trigo e milho.
( ) As sementes de monocotiledôneas são constituídas por dois cotilédones e encontradas nas plantas de trigo.
( ) As folhas das dicotiledôneas apresentam nervuras paralelas e podem ser observadas nas plantas de feijão e soja.
( ) As flores das dicotiledôneas apresentam, geralmente, as peças florais em número de três ou múltiplos de três e são comuns nas plantas de milho e trigo.
( ) As folhas das monocotiledôneas são constituídas por nervuras reticuladas, ou ramificadas, e são observadas nas plantas de arroz e milho.
Assinale a alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo.