Uma empresa do estado do Ceará patrocinou uma exposição de um pintor cearense no espaço cultural da Universidade de Fortaleza. A direção do espaço cultural fez duas pequenas exigências para a realização do evento:
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.08 Reportagem
Leia o texto a seguir. Uma cidadã de última classe
Filha de mãe libanesa, Zeinab Shehayib nasceu e viveu toda a sua vida no Líbano. Mas isso não foi suficiente para que ela tivesse direito à cidadania. Zeinab Shehayib, de 25 anos, nasceu e cresceu no Líbano. É filha de mãe libanesa. Mas não tem direito à cidadania do país. Isso porque a lei libanesa não permite que as mulheres transmitam automaticamente sua cidadania aos filhos. Como o pai de Zeinab era egípcio e morreu antes de transferir sua própria cidadania à filha, Zeinab e a irmã, Manal, tornaram-se apátridas na própria terra natal. Isso provocou uma série de problemas. Quando ainda era estudante, Zeinab ganhou uma bolsa de estudos no Canadá, mas não pôde ir porque não tinha passaporte. Em todos os trabalhos que consegue, o salário dela (que é vendedora) é mais baixo que o dos colegas e a jornada, mais longa, como se ela fosse uma imigrante clandestina. "Uma vez, me candidatei a uma vaga numa companhia de cosméticos. Minha experiência preenchia os requisitos e me saí bem na entrevista", recorda. Porém, quando a recrutadora pediu sua carteira de identidade para a assinatura do contrato, tudo ruiu. "Quando eu disse que não tinha os documentos libaneses, a recrutadora rasgou o contrato e atirou na lixeira na minha frente. Fui para casa chorando. Eu me sinto como uma prisioneira", disse em depoimento à Acnur, agência da ONU que cuida de refugiados. A condição de apátrida interfere até na vida pessoal da vendedora, que acabou perdendo o noivo porque a falta de documentos a impedia de se casar. "Ele desistiu de mim." Disponível em: <http://super.abril.com.br/historia/apatridas-pessoas-lugar-nenhum-803112.shtml> Acesso em: 21 out. 2014.
Levando-se em consideração as informações sobre as situações enfrentadas por ser apátrida e os recursos visuais do texto, explique como a imagem contribui para o sentido do texto.
- Matemática | 1.03 Frações
(ENEM 2012 2ª APLICAÇÃO) Uma churrascaria cobra, no almoço, R$ 12,00 por pessoa. Após às 15 h, esse valor cai para R$ 9,00. Estima-se que o custo total de um almoço seja de R$ 7,00 por pessoa. Em média, por dia, almoçam na churrascaria 1 000 clientes, sendo que deles comparecem até às 15 h.
Qual o lucro médio, por dia, da churrascaria?
- História | 2.2 Período Regencial
(FGV) Sobre as revoltas no Brasil na primeira metade do século XIX, é correto afirmar:
- Arte - Fundamental | 03.7. Brinquedos artesanais
RELEITURA DAS OBRAS DE AMILCAR DE CASTRO
MATERIAL
- Cola
- Fotos impressas das obras do artista
- Tesoura
- Bandejas de isopor
- Tinta guache nas cores, preto, vermelho, amarela e azul
- Jornal ( para forrar a mesa)
- Pincel
PROCEDIMENTOS
- Falar um pouco sobre o artista Amilcar de Castro.
- Bibliografia: Mineiro, Amílcar Augusto Pereira de Castro (1920-2002) foi gravador, desenhista, diagramador e professor. Mas foi graças à escultura concreta que fez seu nome. Em Belo Horizonte estudou na Faculdade de Direito da UFMG (...)
- Veja mais em https://educacao.uol.com.br/disciplinas/cultura-brasileira/amilcar-de-castro-expoente-da-escultura-concreta.htm?cmpid=copiaecola
- Mostrar fotos das suas obras
- s/ título, 1985, aço, 110 x 250 x 250 cm, Coleção MAC/USP... –
- Veja mais em https://educacao.uol.com.br/disciplinas/cultura-brasileira/amilcar-de-castro-expoente-da-escultura-concreta.htm?cmpid=copiaecola
- https://www.escritoriodearte.com/artista/amilcar-de-castro/
- Deixar as crianças manusearem as fotos, observando os traços, as cores, as formas, e os materiais utilizados pelo artista
- Falar sobre o tamanho das esculturas, cores, formas e linhas utilizadas pelo artista
- A criança deverá escolher a foto que mais gostou.
- Forrar a mesa com jornal
- Distribuir 02 bandejinhas de isopor para cada criança
- A criança deverá colar a foto em uma das bandejas de isopor
- Na outra bandeja, ela deverá molhar o pincel na tinta guache e desenhar na bandeja de isopor, reproduzindo a obra que foi colada na primeira bandeja
- Para exposição em sala de aula, o professor deverá fazer um móbile com as bandejas de isopor, intercalando a bandeja com foto colada, com a bandeja pintada pelas crianças
- OBS: as bandejas poderão ser coladas com fita na parte de trás.
- Pendurar os móbiles na sala de aula e deixar que as crianças notem a semelhança dos trabalhos do autor com os que elas pintaram. Com isso, mostrar para as crianças que este tipo de trabalho não é um trabalho livre, de criação e sim de releitura de uma obra de Arte.
RELEITURA DAS OBRAS DE AMILCAR DE CASTRO
- Geografia | 6.1 Agricultura
Durante as três últimas décadas, algumas regiões do Centro-Sul do Brasil mudaram do ponto de vista da organização humana, dos espaços herdados da natureza, incorporando padrões que abafaram, por substituição parcial, anteriores estruturas sociais e econômicas. Essas mudanças ocorreram, principalmente, devido à implantação de infraestruturas viárias e energéticas, além da descoberta de impensadas vocações dos solos regionais para atividades agrárias rentáveis.
AB’SABER, A. N. Os domínios de natureza no Brasil: potencialidades paisagísticas. São Paulo: Ateliê Editorial, 2003 (adaptado).
A transformação regional descrita está relacionada ao seguinte processo característico desse espaço rural: