Uma empresa do estado do Ceará patrocinou uma exposição de um pintor cearense no espaço cultural da Universidade de Fortaleza. A direção do espaço cultural fez duas pequenas exigências para a realização do evento:
Questões relacionadas
- Biologia | 8.3 Monera e Bacterioses
(UEFS) Em uma investigação, pesquisadores da UFSCar estão analisando bactérias e arqueias coletadas em mais de dez pontos de rios da bacia do rio Amazonas. A abordagem usada na pesquisa é a metagenômica, que permite a análise de uma mistura complexa de DNA obtida de vários organismos, diferenciando-se da análise genômica, feita a partir de DNA isolado de um único exemplar. Os resultados obtidos até agora mostram que, enquanto alguns micro-organismos aparecem apenas em certos locais devido a características, como salinidade, pH e temperatura, outros são encontrados em todos os pontos analisados.
(MICROBIOTA do Amazonas, 2013, p. 53)
Sobre bactérias e arqueias, organismos investigados na pesquisa, é correto afirmar:
- Química | 1.7 Gases
Em um experimento, os tubos I, II, III e IV, cujas aberturas estão totalmente vedadas, são iluminados por luzes de mesma potência, durante o mesmo intervalo de tempo, mas com cores diferentes. Além da mesma solução aquosa, cada tubo possui os seguintes conteúdos:
A solução aquosa presente nos quatro tubos tem, inicialmente, cor vermelha. Observe, na escala abaixo, a relação entre a cor da solução e a concentração de dióxido de carbono no tubo.
Os tubos I e III são iluminados por luz amarela, e os tubos II e IV por luz azul. Admita que a espécie de alga utilizada no experimento apresente um único pigmento fotossintetizante. O gráfico a seguir relaciona a taxa de fotossíntese desse pigmento em função dos comprimentos de onda da luz.
Após o experimento, o tubo no qual a cor da solução se modificou mais rapidamente de vermelha para roxa é o representado pelo seguinte número:
- Arte - Fundamental | 03.7. Brinquedos artesanais
MATERIAL
- Aparelhagem completa para reprodução de vídeo – You-tube
- Papel Contact
- Rolos de papel higiênico
- Palitos de picolé – coloridos
- Tesoura
PROCEDIMENTOS
-O professor vai começar a aula falando um pouco mais sobre as cores.
Disponível: https://www.significados.com.br/cores-2/
- O professor deverá passar um vídeo sobre as cores para os alunos
Disponível : https://www.youtube.com/watch?v=y-sKvA9UrXU
- Depois do vídeo, o professor vai demonstrar para cada criança o que deverá ser feito:
colar o papel contact envolvendo todo o rolinho e grudar um palito de picolé no rolo.
Fonte: http://www.tempojunto.com/2015/06/18/brinquedo-feito-em-casa-para-bebes/
- O professor deverá entregar para as crianças o pedaço de papel contact , já cortado, no
tamanho do rolo .
- O professor deverá distribuir o restante do material para as crianças.
- Pedir para as crianças para colar o papel no rolinho . O professor deverá auxiliá-los nesta
hora.
- Pedir as crianças para começarem a grudar os palitinhos no rolo. Deixe que as crianças
encontrem o seu jeito pessoal de colar os palitos.
- Incentive as crianças a usar várias cores para ficar um trabalho super colorido.
- Cobrir o rolo todo com os palitinhos coloridos.
- Depois que todos os rolos estiverem prontos, o professor poderá montar um a exposição na
sala de aula.
Fonte: http://www.tempojunto.com/2015/06/18/brinquedo-feito-em-casa-para-bebes/
AS CORES NA ARTE BRASILEIRA
- Matemática | 13.7. Áreas das Figuras Planas
O fenômeno das manifestações populares de massa traz à discussão como estimar o número de pessoas presentes nesse tipo de evento. Uma metodologia usada é: no momento do ápice do evento, é feita uma foto aérea da via pública principal na área ocupada, bem como das vias afluentes que apresentem aglomerações de pessoas que acessam a via principal. A foto é sobreposta por um mapa virtual das vias, ambos na mesma escala, fazendo-se um esboço geométrico da situação. Em seguida, subdivide-se o espaço total em trechos, quantificando a densidade, da seguinte forma:
• 4 pessoas por metro quadrado, se elas estiverem andando em uma mesma direção;
• 5 pessoas por metro quadrado, se elas estiverem se movimentando sem deixar o local;
• 6 pessoas por metro quadrado, se elas estiverem paradas.
É feito, então, o cálculo do total de pessoas, considerando os diversos trechos, e desconta-se daí 1 000 pessoas para cada carro de som fotografado.
Com essa metodologia, procederam-se aos cálculos para estimar o número de participantes na manifestação cujo esboço geométrico é dado na fi gura. Há três trechos na via principal: MN, NO e OP, e um trecho numa via afluente da principal: QR.
Segundo a metodologia descrita, o número estimado de pessoas presentes a essa manifestação foi igual a
- Matemática | 12.2 Arcos e Ciclos
Nádia e Hugo estão jogando batalha naval em um campo de batalha não convencional, onde as coordenadas estão dispostas de acordo com o ciclo trigonométrico. Na vez de Nádia, só resta um submarino de Hugo para ser atingido, o qual está posicionado conforme a figura a seguir:
Em sua jogada, Nádia deve informar uma coordenada (cos α, sen β), e o tiro será dado no ponto correspondente. Para que em sua próxima jogada Nádia acerte o submarino de Hugo, ela deve informar as coordenadas