(UFPA) Em uma turma de cinquenta alunos de Medicina, há dezoito cursando Anatomia, quinze cursando Citologia e treze cursando Biofísica. Seis alunos cursam simultaneamente Anatomia e Citologia, cinco cursam simultaneamente Citologia e Biofísica e quatro cursam simultaneamente Anatomia e Biofísica. Dezesseis alunos não cursam nenhuma destas disciplinas.O número de alunos que cursam, simultaneamente, exatamente duas disciplinas é:
Questões relacionadas
- Geografia | 6.2 Energia
Hoje, o Brasil produz cerca de 16 bilhões de litros de álcool por ano, em quase 3 milhões de hectares, o suficiente para atender a 40% da frota de veículos nacionais. Para substituir completamente a gasolina, essa produção teria mais que dobrar. De acordo com a Embrapa, há espaço para isso: cerca de 90 milhões de hectares disponíveis para a expansão da agricultura.
GIRARDI, G. O país do etanol. Revista Horizonte Geográfico. Nº 112, 2010.
O Brasil apresenta grande potencialidade para a produção de biocombustíveis, visto que
- Física | 2.4 Gravitação Universal
Com base no diálogo entre Jon e Garfield, expresso na tirinha, e nas Leis de Newton para a gravitação universal, assinale a alternativa correta:
- História | 3.2 Era Vargas
A crise de 1929 e, 10 anos mais tarde, a Segunda Guerra Mundial aceleraram muito o processo de substituição de importações, iniciado durante a Primeira Guerra. O Brasil teve que produzir os bens industrializados que antes sempre importara. O processo não mais se interrompeu, expandindo-se na década de 50, via implantação da indústria automobilística, e aprofundando-se na década de 70, graças à produção de máquinas e equipamentos.
CARVALHO, José Murilo de. Política brasileira no século XX: o novo no velho. In: CARDIM,C. H.; HIRST, M. (orgs.).
Brasil-Argentina: soberania e cultura política. Brasília: IPRIFUNAG,2003, p. 200.
Considerando-se o período histórico descrito no texto e as transformações ocorridas, é correto afirmar que
- Física
Na figura acima, o bloco de massa m=2,0kg que está encostado na parede é mantido em repouso devido à ação de duas forças, F1 e F2 cujos módulos variam no tempo segundo as respectivas equações F1=Fo+2,0t e F2=Fo+3,0t onde a força é dada em newtons e o tempo, em segundos. Em t=0s o bloco está na iminência de entrar em movimento de descida, sendo o coeficiente de atrito estático entre o bloco e a parede igual a 0,6 Em t=3,0s qual o módulo, em newtons, a direção e o sentido da força de atrito?
Dado: g=10 m/s2
- Língua Portuguesa | 1.2 Percepção das Ideias do Texto
TEXTO I
Versos de amorA um poeta eróticoOposto ideal ao meu ideal conservas.Diverso é, pois, o ponto outro de vistaConsoante o qual, observo o amor, do egoístaModo de ver, consoante o qual, o observas.Porque o amor, tal como eu o estou amando,É assim como o ar que a gente pega e cuida,Cuida, entretanto, não o estar pegando!É a transubstanciação de instintos rudes,Imponderabilíssima, e impalpável,Que anda acima da carne miserávelComo anda a garça acima dos açudes!ANJOS, A. Obra completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1996 (fragmento).TEXTO IIArte de amarSe queres sentir a felicidade de amar, esquece a tua alma.A alma é que estraga o amor.Só em Deus ela pode encontrar satisfação.Não noutra alma.Só em Deus — ou fora do mundo.As almas são incomunicáveis.Deixa o teu corpo entender-se com outro corpo.Porque os corpos se entendem, mas as almas não.BANDEIRA, M. Estrela da vida inteira. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1993.Os Textos I e II apresentam diferentes pontos de vista sobre o tema amor. Apesar disso, ambos definem esse sentimento a partir da oposição entre: