(PEQUENO PRÍNCIPE) Considere a equação racional e as seguintes afirmações:
Questões relacionadas
- Arte | 5. Idade Moderna
TEXTO I
JÚNIOR, A. Caipira picando fumo, 1893. Óleo sobre tela, 202 cm x 141 cm.
TEXTO II
Caipira Picando Fumo é uma das obras marcantes do pintor brasileiro Almeida Júnior, um dos responsáveis por introduzir o homem brasileiro na pintura e em razão disso, sua obra está repleta de tipos que nos são bastante comuns. [...] O caipira é a única figura humana a fazer parte do quadro. Ele é um homem de meia idade, forte, de rosto marcado pela dureza da vida, que usa uma camisa branca de mangas compridas que vão até o punho, com uma abertura em forma de V no peito, e uma calça amarronzada, gasta, com a barra dobrada quase no meio da perna. [...] O homem encontra-se calmamente sentado sobre toras, em frente ao paiol feito de taipa, picando seu pedaço de fumo com uma enorme faca, prestando atenção no que está fazendo. [...] A obra chama a atenção não só para o estudo dos costumes, mas, sobretudo para a questão natural da existência do caboclo nas terras do interior paulista.
Disponível em: https://www.historiadasartes.com. Acesso em: 21 ago. 2020.
O retrato da atmosfera e do ser humano em sua essência inspirou vários artistas, entre eles, um brasileiro, o paulista Almeida Júnior (1850-1899). Com base nas temáticas e na escolha de cores por parte do pintor, podemos dizer que sua obra tem relação com o movimento
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
O BRASIL ENTRE DUAS DITADURAS
27. Leia o depoimento de Claudionor Pedro dos Santos, hoje com 81 anos, que trabalhou na construção de Brasília. Depois, leia o texto sobre um incidente ocorrido também durante a construção da capital.
TEXTO I
Nós trabalhávamos dia e noite e não reclamávamos. Havia solidariedade. Claro que acreditávamos no futuro melhor e tínhamos certeza que Brasília ia ter sucesso. JK aparecia aqui sempre, três, quatro horas da manhã. Tudo foi feito com muita dedicação e queríamos que isso fosse reconhecido.
Disponível em: https://oglobo.globo.com/politica/. Acesso em: 8 abr. 2019.
TEXTO II
Dia 8 de fevereiro de 1959, domingo, um incidente [...] ocorreu durante a construção de Brasília. [...] A Guarda Especial de Brasília (GEB) reprimiu com violência um motim dos trabalhadores, ocasionando mortes e ferimentos. Depoimentos de vítimas sobreviventes contam que o conflito com a GEB foi o ápice da indignação dos trabalhadores quanto ao tratamento que recebiam [...] Apesar da razoável remuneração, muitos reclamavam das condições de trabalho, da precariedade da comida, da pressão para trabalho ininterrupto visando cumprir os prazos de entrega.
NONATO, Alexandre. Análise das notícias sobre o incidente na Pacheco Fernandes em Brasília e as consequências da ausência do jornalismo.
Intercon - Sociedade brasileira de Estudos interdisciplinares da comunicação. Curitiba, 2009, p. 9.
Os dois documentos revelam opiniões sobre a construção de Brasília que se
- Língua Portuguesa | 1.01 Estrutura do Texto
Obesidade causa doença
A obesidade tornou-se uma epidemia global, segundo a Organização Mundial da Saúde, ligada à Organização das Nações Unidas. O problema vem atingindo um número cada vez maior de pessoas em todo o mundo, e entre as principais causas desse crescimento estão o modo de vida sedentário e a má alimentação. Segundo um médico especialista em cirurgia de redução de estômago, a taxa de mortalidade entre homens obesos de 25 a 40 anos é 12 vezes maior quando comparada à taxa de mortalidade entre indivíduos de peso normal. O excesso de peso e de gordura no corpo desencadeia e piora problemas de saúde que poderiam ser evitados. Em alguns casos, a boa notícia é que a perda de peso leva à cura, como no caso da asma, mas em outros, como o infarto, não há solução.
FERREIRA, T. Disponível em: http://revistaepoca.globo.com. Acesso em: 2 ago. 2012 (adaptado).
O texto apresenta uma reflexão sobre saúde e aponta o excesso de peso e de gordura corporal dos indivíduos como um problema, relacionando-o ao:
- História | 1.5 Ciclo do Açúcar e Sociedade Colonial
Pude entender o discurso do cacique Aniceto, na assembleia dos bispos, padres e missionários, em que exigia nada mais, nada menos que os índios fossem batizados. Contestava a pastoral da Igreja, de não interferir nos costumes tribais, evitando missas e batizados. Para Aniceto, o batismo aparecia como sinal do branco, que dava reconhecimento de cristão, isto é, de humano, ao índio.
MARTINS, J. S. A chegada do estranho. São Paulo: Hucitec, 1993 (adaptado).
O objetivo do posicionamento do cacique xavante em relação ao sistema religioso externo às tribos era
- Biologia | 6.1 Tecido Epitelial
(UPF) A pele é um órgão bastante complexo de nosso organismo e é responsável por diversas funções essenciais à vida. Assinale a alternativa que apresenta somente informações corretas sobre a pele.